Perfil de Egresso
Conheça o perfil do aluno egresso
O profissional que conclui o Curso de Psicologia nesta Faculdade, na habilitação Formação de Psicólogo, deverá estar qualificado para:
- Assumir uma postura científica frente ao conhecimento da Psicologia, avaliando crítica e continuadamente sua prática;
- Identificar as bases epistemológicas que fundamentam a sua ação profissional;
- Conhecer e aplicar adequadamente teorias e métodos da Psicologia;
- Compreender, utilizar e avaliar as possibilidades de intervenção profissional em diferentes contextos, contemplando valores éticos, morais e sociais;
- Identificar e diagnosticar problemas e necessidades da comunidade, intervindo na sua solução;
- Mostrar-se competente para as ações necessárias diante do inusitado, do novo, utilizando-se criticamente das teorias de sustentação de suas práticas, de modo a criar novas possibilidades para um fazer comprometido com as questões apontadas pelo sistema social e com a promoção da cidadania;
- Promover a saúde mental no conjunto social, valorizando a necessidade de uma análise crítica do contexto histórico, sócio-econômico e cultural, reconhecendo suas variáveis importantes, para que se possa entender a organização do comportamento nacional e, mais especificamente, do regional;
- Desenvolver um trabalho coletivo, no sentido de um “fazer junto”, coerente com o contexto profissional, onde se faz necessária uma atuação interdisciplinar, considerando, no entanto, sua função específica;
- Atuar com perfil generalista nos processos educacionais, psicossociais, clínicos, de avaliação e em prevenção e promoção de saúde;
- Contribuir para a promoção da saúde e transformação da realidade no seu campo de atuação; Refletir ética e criticamente sobre a psicologia como ciência e profissão;
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Corpo Docente
Ana Cláudia Alexandre da Silva
Mestre em Psicologia pela UFPE; Psicóloga; atua nas áreas da psicologia clínica, hospitalar e organizacional; Consultora Organizacional em Eficácia Profissional - por Valença & Associados - Empresa conveniada ao SYMLOG Consulting Group ? San Diego, USA; Professora Universitária: Cursos de Graduação e Pós-Graduação, na Área de Psicologia, Recursos Humanos, Gestão Estratégica, de Pessoas e Educação; Coordenadora do Curso de Psicologia, Coordenadora do Núcleo de Apoio ao Discente (para alunos com necessidades especiais), Auditora Interna do Sistema de Gestão da Qualidade; Presta consultoria na Área de Recursos Humanos, Gestão Estratégica e de Pessoas para empresas como: AMBEV, SESI, MMartan, FROMPET, ALMEC, Iogurte ISIS, Cafeteria São Braz, Shopping Paço Alfândega, Tron Controles Elétricos, MIRATEC, MOVITORQUE, Carol Esportes, Thot Brasil, Diaguiar Mármores e Granitos, Líber Terceirização de mão-de-obra, PROLEV do Brasil, CHESF: Recife, Salvador, Sobradinho, Teresina, Campina Grande, Maceió, Natal, Fortaleza; Grupo Cesar: Estofados Cesar e Colchões Anatomic, dentre outros.
Currículo Lattes: http://lattes.cnpq.br/8472176536161061
Ana Paula Monteiro Ferreira Ximenes
Graduada em Psicologia pela Universidade de Fortaleza - UNIFOR (1993) e em Serviço Social pela Universidade Estadual do Ceará - UECE (1992); Especialista em Psicopedagogia (UPE/1999). Possui Mestrado (2005) e Doutorado (2010) em Psicologia Cognitiva pela Universidade Federal de Pernambuco - UFPE. Especialista em Terapia Cognitivo Comportamental pela Faculdade Pernambucana de Saúde - FPS (2016). Membro do Núcleo Docente Estruturante - NDE do curso de Psicologia da Facho desde 2010. Foi pesquisadora do Núcleo de pesquisa da Argumentação (NupArg) cadastrado no Diretório de Grupos de pesquisa/CNPq sob a orientação da profª Drª Selma Leitão Santos. Foi Professora substituta do Departamento de Psicologia e Orientação Educacional - DPOE-UFPE. Sua atividade de pesquisa focaliza os processos de ensino-aprendizagem na construção do conhecimento; e a Terapia Cognitiva Comportamental. Membro da Associação de Terapias Cognitivas do Estado de Pernambuco ATC-PE (gestão 2015-2018). Docente de cursos de Pós Graduação. Terapeuta Cognitivo Comportamental (FPS - 2016).
Currículo Lattes: http://lattes.cnpq.br/5485269587486269
Eliane de Albuquerque Silva
Possui graduação em Psicologia pela Faculdade de Ciências Humanas de Olinda(1985). Atualmente é Psicóloga Escolar do Colégio Imaculado Coração de Maria - Olinda. Tem experiência na área de Psicologia. (Texto gerado automaticamente pela aplicação CVLattes)
Currículo Lattes: http://lattes.cnpq.br/3652210150972135
Felipe Gustavo Soares da Silva
Professor da Faculdade de ciências humanas de Olinda (FACHO).Doutorando em Filosofia pelo programa de doutorado integrado UFPE-UFPB-UFRN. Mestre em Filosofia pela UFPE, especialista em didática (FALC) e em educação, pobreza e desigualdade social (UFPE). Licenciado (UFPE) e Bacharel (UNICAP) em Filosofia.Tem interesse pelo estudo da Filosofia antiga e pelo estudo da ética do cuidado e suas aplicações. Participa do grupo de pesquisa Dynamis: A filosofia antiga e seus desdobramentos, com o estudo da língua grega e leitura das obras platônicas. Ademais interessa-se pelo debate em torno da formação humana e da educação que destaque o papel do sujeito educado.
Currículo Lattes: http://lattes.cnpq.br/4773768420852292
Fernando Rodrigues de Lima Júnior
Doutorando pelo Programa de Pós-graduação em Psicologia Clínica (PPGPSI) da Universidade Católica de Pernambuco (UNICAP), vinculado à linha de pesquisa Psicopatologia fundamental e Psicanálise e bolsista pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES) - ingresso em 2021. Mestre em Educação, Culturas e Identidades pela Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE) e pela Fundação Joaquim Nabuco (FUNDAJ) - conclusão: 2020. Especialista em Ações Interventivas em Psicologia Clínica - conclusão em 2020 - e Bacharel em Psicologia - conclusão em 2017 - pela Faculdade de Ciências Humanas de Olinda (FACHO). Docente do magistério superior, vinculado ao Departamento de Psicologia da FACHO e ao Departamento de Psicologia da Faculdade Frassinetti do Recife (FAFIRE). Estudante-pesquisador membro do Laboratório de Psicopatologia fundamental e Psicanálise - UNICAP / CNPq. Pesquisador membro do grupo de pesquisas Desenvolvimento Educacional de Multimídias Sustentáveis (DEMULTS) - UFRPE / CNPq. Afinidades de estudo e pesquisa: psicologia clínica e psicologia educacional, sob a ênfase ético-epistemológica da psicanálise lacaniana, transitando por temas relacionados à subjetivação, ao tempo-espaço da adolescência e às vivências virtuais e digitais no laço social contemporâneo.
Currículo Lattes: http://lattes.cnpq.br/2378445308939577
Karla Fabiana Figueiredo Luna de Menezes
Possui graduação em Psicologia pela Faculdade de Ciências Humanas de Olinda (2002); especialização em Psicologia Hospitalar pelo GPH/PE, Especialização em Intervenções em Psicologia Clínica e mestrado em Psicologia Clínica pela Universidade Católica de Pernambuco (2007). Oficial Técnica Temporária da Reserva do Exercito Brasileiro. Atualmente, docente do curso de graduação da UNIESP e dos cursos de graduação em Psicologia e pós graduação em Psicopedaogia da FACHO, psicóloga do projeto de assistência ao adolescente - da Prefeitura Municipal do Jaboatão dos Guararapes, Psicóloga do Estado de Pernambuco e Consultório particular. Tem experiência na área de Psicologia, com ênfase em Tratamento, Avaliação e Prevenção Psicológica. Doutoranda em Psicologia Clínica na Linha de Pesquisa de Família, Gênero e Interação Social, da Universidade Católica de Pernambuco.
Currículo Lattes: http://lattes.cnpq.br/4684670921390029
Ladjane de Fátima Ramos Caporal
Possui graduação em Licenciatura e formação em Psicologia pela Faculdade de Ciências Humanas de Olinda (1991), Mestre em Extensão Rural e Desenvolvimento Local, pela UFRPE, MBA em gestão de Pessoas pela Fundação Getúlio Vargas (Brasília) e especialização em psicologia clínica de abordagem analítica pela Universidade Católica de Pernambuco . Atuou por mais de 5 anos na clínica de adulto, criança e adolescente e por mais de 20 anos junto a projetos de Desenvolvimento Rural Sustentável e Meio Ambiente no âmbito da cooperação internacional em vários estados do Brasil, também atuou como professora temporária da UFRPE. Atualmente é professora da graduação e pós-graduação da FACHO e supervisora de clínica da Facho
Currículo Lattes: http://lattes.cnpq.br/2906870177522167
Luciano Borges de Souza
Doutor e mestre em Antropologia pela UFPE, especialista em docência do ensino superior, graduado em História, atua como Professor na FACHO e no Núcleo da EaD da UFRPE e como Coordenador geral dos museus de Olinda, dirigindo o Museu do Mamulengo. É autor do livro Carnaval do Recife: Um reinado de três dias, publicado pela editora Livro Rápido em 2009 e reeditado pela Bagaço em 2013. Artesão em Crochê reconhecido pelo PAB.
Currículo Lattes: http://lattes.cnpq.br/9060690061824728
Maria Ângela de Mello Cassundé Portella
Psicóloga pela UFPE. Mestre em Psicologia Cognitiva pela UFPE. Professora e Supervisora de Estágio da Graduação da Faculdade de Ciências Humanas de Olinda. Professora da Pós-graduação em Psicomotricidade Relacional - ÍCONE. Professora Conteudista e Formadora da UAB- IFPE. Psicóloga Clínica. Psicóloga Escolar - Colégio APOIO.
Currículo Lattes: http:// http://lattes.cnpq.br/9268026060734278
Maria de Fátima Mendonça Canedo
Possui graduação em Licenciatura e Formação em Psicologia pela Faculdade de Ciências Humanas de Olinda (1986) e mestrado em Psicologia Clínica pela Universidade Católica de Pernambuco (2004). Curso de Especialização em Metodologia do Ensino Superior na Facho (1999). Consultório Particular de Psicologia. Tem experiência na área de Psicologia, com ênfase em Intervenção Terapêutica
Currículo Lattes: http://lattes.cnpq.br/3042478100459450
Philipe Aguiar Pacheco dos Santos
Possui graduação pela UNIBRATEC (2006). Atualmente é servidor publico federal na área de informática da Universidade Federal de Pernambuco e professor de Libras da Faculdade de Ciências Humanas de Olinda, graduando em Letras-Libras pela UFPE e Especialista em LIBRAS pela Universo (2019). Tem experiência na área de Administração de rede, Suporte técnico e Suporte a ambiente virtual de aprendizagem (AVA), tradução e interpretação português - Libras - português e docência em introdução à Libras.
Currículo Lattes: http://lattes.cnpq.br/9775753908353739
Rosangela Vieira Dornelas Câmara Paes
Escritora.Trabalha na área de Psicologia Clínica e Psicologia do Esporte, Diretora da Empresa RD SPORTS/ Assessoria Esportiva-Recife/PE. Professora do Curso de Psicologia da FACHO-OLINDA/PE e FPS-RECIFE/PE. Professora do Curso de Pós-graduação em Fisioterapia Esportiva pela FACOTTUR. Coordenadora do curso de pós-graduação em Terapia Cognitiva-Comportamental da FACHO/OLINDA. Psicóloga Esportiva da RD SPORTS/Recife-PE. Psicóloga Esportiva da CBPM - Confederação Brasileira de Pentatlo Moderno/ Pernambuco.Possui graduação em Psicologia pela Universidade Catolica de PE (2001); cursou a disciplina de Psicologia do Esporte na Escola Superior de Educação Física (2002), Pós-graduada em Treinamento Desportivo pela UniFMU no Estado de São Paulo (2003) e cursou a disciplina do Mestrado em Psicologia Clínica: Cultura e Subjetividade pela Universidade Católica de Pernambuco (2005). Mestra na área de Ciências da Religião pela UNICAP - PE (2011). Pós-graduação em Terapia Cognitivo-Comportamental na FAFIRE/PE (2013). Tem experiência na área Clínica e na área da Psicologia Esportiva, realizando Intervenções Psicológicas em grupos e atendimentos individuais em atletas de alto rendimento e não atletas. Desde 2001 é consultora na área de Psicologia do Esporte trabalhando em Associações Esportivas, Federações e Clubes no Estado de Pernambuco. Campeã da Liga de Basquete Feminina (LBF) 2012/2013 e Vice Campeã da LBF 2013/2014, 2014/2015 e 2016/2017, fazendo parte da Equipe Multidisciplinar de basquete feminino do Sport Club do Recife, Clube América Recife e Uninassau Recife, como Psicóloga Esportiva.
Currículo Lattes: http://lattes.cnpq.br/6442161984494484
Rosevanya Fortunato de Albuquerque
Mestrado em Educação, Culturas e Identidades pela Universidade Federal Rural de Pernambuco/Fundação Joaquim Nabuco (2017) e Especialização em Educação Integral, Cidadania e Inclusão Social pela Universidade Federal Rural de Pernambuco (2010) e em Jornalismo Cultural pela Universidade Católica de Pernambuco (2006). Possui graduação em Comunicação Social com habilitação em Jornalismo pela Universidade Católica de Pernambuco (2004) e em Gestão de Recursos Humanos pelo Centro Universitário Maurício de Nassau/UNINASSAU (em andamento). Tem experiência profissional nas áreas de Comunicação (mídias, educomunicação e assessoria) e de Educação, com ênfase em Política Educacional de Educação Integral. Como educadora, foi docente na Universidade Federal do Espírito Santo (UFES) e na Universidade Federal de São João del Rei (UFSJ-MG). Ainda tem experiência como professora de Educação Integral na Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE) e na Faculdade de Ciências Humanas de Olinda (FACHO). Como formadora, atuou no Programa Conexões de Saberes pelas Universidades Federal e Federal Rural de Pernambuco (UFPE e UFRPE). Possui experiência como pesquisadora de Organismos Internacionais, da Fundação Joaquim Nabuco (Fundaj) e da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE). Além disso, tem conhecimento em Facilitação para Grupos de Trabalho e em Comunicação Construtiva e Práticas Restaurativas nas Organizações.
Currículo Lattes: http://lattes.cnpq.br/4957752038196176
Sony Cléa de Souza Santos
Possui graduação em Psicologia Clínica pelo Facho - Fac.Ciências Humanas de Olinda(1987), graduação em psicologia pela Faculdade de Ciências Humanas de Olinda(1987), especialização em INTERVENSÃO PSICOSSOCIAL JURIDICA pelo Facho - Fac.Ciências Humanas de Olinda(2008), especialização em Administração de Recursos Humanos pelo Centro de Estudos Superiores de Maceió(1990) e aperfeicoamento em Extensão em Complementação do Magistério Superior pelo Centro Universitário Internacional(2009). Atualmente é Coordenadora de Pós-Graduação do Facho - Fac.Ciências Humanas de Olinda, Docente da FAINTIVISA, Docente Pós-graduação da FAINTIVISA e Psicologa da Consultório.
Currículo Lattes: http://lattes.cnpq.br/9237920480285849
Verônica Chaves Carrazzone
Mestre em Ciências Sociais pela Universidade Federal de Pernambuco UFPE (2004); graduada em Psicologia (1996), e em Educação Artística (1987), também pela UFPE; com especialização em Psicologia Escolar (1996) e Clínica Infantil (1998); Terapeuta Comunitária, pela UFCE (2005). Atualmente coordenadora e professora do curso de psicologia da FACHO - Faculdade de Ciências Humanas de Olinda. Tem experiência na área de Psicologia clínica e escolar, consultora na área organizacional, atuou na casa de detenção feminina do Recife a e na unidade de puericultura do hospital das clínicas como terapeuta comunitária. Ministrou curso no Hospital das Clínicas sobre manejo, apoio e incentivo ao aleitamento materno para ACS. Pelo CISAM\UPE ministrou palestra interativa "cuidando de quem cuida" na seção de Educação Continuada. Atuando principalmente nos seguintes temas: Direitos Humanos, relacionamento interpessoal; gênero e sexualidade; liderança; rede de atenção e prevenção ao abuso e violência contra a criança e o adolescente; metodologia de organização social; autonomia e Reforma Agrária. Em Instituições de Ensino Superior lecionou para as turmas de psicologia as disciplinas de introdução à psicologia, Ética profissional, Direitos Humanos, orientação Profissional. Exerceu também a Coordenadora do LAPE ? Laboratório de Apoio Pedagógico, da Faculdade dos Guararapes. Na UFPE participou do Projeto do MEC, Conexão de Saberes. E também na UFPE participou do Projeto de Extensão Diálogos Suape. Na graduação lecionou ainda as disciplinas de Psicologia para as turmas de Ciência da Computação, Administração e Direito, Gestão do Atendimento ao Cliente, Criatividade e Responsabilidade Social; na pós-graduação de Enfermagem do Trabalho, a disciplina Seminário de Integração; na pós-graduação de Turismo Rural, a disciplina Dinâmica Social das Comunidades Rurais; e na pós-graduação de Gestão de Pessoas, a disciplina Gestão de Conflito e Estratégias de Negociação. Ainda na área de Educação, atuou também como professora de arte-educação da 1ª a 8ª séries e coordenou o setor de psicologia. No legislativo Municipal atuou na Primeira Secretaria da Câmara e desenvolve projetos comunitários. Como consultora, participou do Projeto para fortalecimento da Rede Integrada de Atendimento à Criança e ao Adolescente de Camaragibe (financiado pelo BNDES), e no Ministério de Desenvolvimento Agrário foi responsável pelo gerenciamento das Ações da Reforma Agrária em Pernambuco, atuando também como pesquisadora na área de Metodologia de Organização Social. Como psicóloga clínica, atuou como Psicoterapeuta e Ludoterapeuta, desenvolvendo um trabalho integrado com diversos profissionais da área de saúde. Conselheira do CRP 02 gestão 2010-2013, coordenando a comissão de educação; vice-presidente do CRP 02 de 2017-2018, atualmente conselheira coordenadora da comissão de educação e da comissão de especialista; foi vice-presidente da ONG Espaço Família e; atualmente compõe a diretoria da Associação Brasileira do Ensino da Psicologia - ABEP.
Currículo Lattes: http://lattes.cnpq.br/4119234507678300
Viviane Villarouco de Andrade Henrique
GRADUADA em Ciências Biológicas (FAFIRE), ESPECIALISTA em Morfologia (UFPE) e MESTRE em Ensino das Ciências (UFRPE). Docente da Faculdade de Ciências Humanas de Olinda (FACHO), com atuação em programas de pós-graduação em Ensino a Distancia (UFPE/CEAD/MEC), É professora da Secretaria de Educação da Prefeitura do Recife e atua na função técnica-pedagógica na Unidade de Tecnologia SE/Prefeitura do Recife. Áreas de concentração: Tecnologia na educação, Ensino de ciências, Ensino a distância, Morfologia humana, Anatomofisiologia.
Currículo Lattes: http://lattes.cnpq.br/6261580695210386
Zirlana Menezes Teixeira
Possui graduação em Filosofia pela Universidade Católica de Pernambuco (2009), graduação em Formação de Psicologo pela Faculdade de Ciências Humanas de Olinda (1987), graduação em Lic Psicologia pela Faculdade de Ciências Humanas de Olinda (1986) e mestrado em Comunicação pela Universidade Federal de Pernambuco (2003). Atualmente é professor adjunto da Faculdade de Ciências Humanas de Olinda na orientação de trabalhos de conclusão de curso, supervisão de estágio em Psicologia Organizacional e docência das disciplinas Psicologia Organizacional, Fundamentos do Humanismo, Fenomenologia e Existencialismo e Fundamentos Filosóficos da Educação. É professora convidada dos cursos de pós-graduação em Gestão de Pessoas na Faculdade de Filosofia de Caruaru e pós-graduação em Psicologia Organizacional. Tem experiência na área de Psicologia, com ênfase em Psicologia do Trabalho e Organizacional, atuando principalmente nos seguintes temas: organização de trabalho, desenvolvimento humano, saúde mental, adoecimento no trabalho e andragogia.
Currículo Lattes: http://lattes.cnpq.br/1076648496006092
Notícias
12 sinais de que você pode estar sofrendo da Síndrome de Burnout
Administradores - 08/09/2015
Também conhecida como Síndrome do Esgotamento Profissional, ela tem nos workaholics suas vítimas potenciais.
Nestes tempos bicudos, num país que se fosse filme teria como título “Hell in Paradise”, acho interessante falar de um risco que se torna cada vez mais presente na vida dos administradores: a Síndrome de Burnout. Numa tradução livre, seria “Fritou!”.
Também conhecida como Síndrome do Esgotamento Profissional, ela tem nos workaholics suas vítimas potenciais, pois, pela literatura, essas pessoas têm como característica o “desejo de serem as melhores e sempre demonstrar alto grau de desempenho” e também “medem a autoestima pela capacidade de realização e sucesso profissional”.
Em minha experiência clínica, a maioria das pessoas com esse perfil teve um pai exigente e com dificuldade de expressar afeto, o que cria na criança a ilusão de que o afeto paterno virá com grande produção ou resultados. Claro que não existe um número mágico nem na produtividade nem nos ganhos que faça, a partir dali, a pessoa se sentir suprida afetivamente. Isso só pode acontecer quando temos prazer no que fazemos. Tem que ser divertido!
Mas o que acontece com nosso personagem? O que no início é satisfação e prazer termina quando o reconhecimento por esse desempenho não vem ou não é sentido (pois baseia-se em uma ilusão!). Nesse momento, ou a pessoa se conscientiza ou, mais comumente, pensa que ainda não fez o suficiente e entra numa fase de obstinação e compulsão, em um processo sempre crescente e que acaba envolvendo e afetando também suas relações pessoais e familiares.
Já disse para muito paciente nesse estágio que querer seguir na neurose é uma escolha dele, mas querer que seus pares, subordinados ou filhos entrem no jogo não é possível – nem justo. Nas empresas de ponta, onde se busca a cooperação e o trabalho em equipe, ter um membro ou, pior, um líder nesse processo não deve ajudar em nada na execução dos objetivos.
No final, a pessoa passa a sofrer problemas de ordem psicológica, forte desgaste físico, gerando fadiga e exaustão, o que o tira do jogo temporária ou permanentemente.
Conclusão? No meu primeiro artigo, falei da nossa Análise SWOT interna, feita pelo nosso filtro cognitivo, como processo de avaliar as ameaças e oportunidades que a vida nos proporciona. As questões emocionais podem gerar erros na nossa SWOT, como esses que resultam na Síndrome de Burnout, que por sua vez pode acabar com uma carreira espetacular. Como recomendado pela psicologia, todos os profissionais precisam de supervisão e estar abertos para ouvir. Se você acredita que corre esse risco, pelo menos faça uma autoavaliação, busque um amigo em quem confia e permita que ele lhe diga a verdade. Ouça e reflita atentamente. Você pode e deve virar esse jogo.
Abaixo, para os interessados, uma lista da evolução e sintomas da Síndrome de Burnout:
1 - Necessidade de se afirmar ou provar ser sempre capaz;
2 - Dedicação intensificada, com predominância da necessidade de fazer tudo sozinho e a qualquer hora do dia (imediatismo);
3 - Descaso com as necessidades pessoais – atividades como comer, dormir, sair com os amigos começam a perder o sentido;
4 - Recalque de conflitos – o portador percebe que algo não vai bem, mas não enfrenta o problema. É quando ocorrem as manifestações físicas;
5 - Reinterpretação dos valores – isolamento, fuga dos conflitos. O que antes tinha valor sofre desvalorização: lazer, casa, amigos, e a única medida da autoestima é o trabalho;
6 - Negação do outro – nessa fase os outros são completamente desvalorizados, tidos como incapazes ou com desempenho abaixo do seu. Os contatos sociais são repelidos, cinismo e agressão são os sinais mais evidentes;
7 - Recolhimento e aversão a reuniões (antissocialização);
8 - Mudanças evidentes de comportamento (dificuldade de aceitar certas brincadeiras com bom senso e bom humor);
9 - Despersonalização – evitar o diálogo e dar prioridade aos e-mails, mensagens, recados etc.;
10 - Vazio interior e sensação de que tudo é complicado, difícil e desgastante;
11 - Depressão – marcas de indiferença, desesperança, exaustão. A vida perde o sentido;
12 - E, finalmente, a do esgotamento profissional propriamente dito, que corresponde ao colapso físico e mental. Esse estágio é considerado de emergência e a ajuda médica e psicológica uma urgência, com sintomas variados: fortes dores de cabeça, tonturas, tremores, muita falta de ar, oscilações de humor, distúrbios do sono, dificuldade de concentração e problemas digestivos.