CPA - COMISSÃO PRÓPRIA DE AVALIAÇÃO

O que é a CPA?

Imagem


A CPA da FACHO existe desde 2004 e foi criada via portaria da Direção. É a CPA que conduz processos de avaliação interna e faz o acompanhamento, análise e encaminhamento sobre as avaliações externas de cursos e da FACHO. A comissão é sempre constituída pela Direção Geral, tem regulamento próprio e possui uma atuação autônoma em relação aos demais órgãos e direção da Faculdade. A CPA sempre possui em sua composição representantes dos professores, alunos, funcionários e da sociedade civil organizada.

É a CPA quem conduz os processos de avaliação interna. Atualmente estes processos são feitos em três etapas. A primeira ocorre com os painéis com os estudantes de todos os cursos. A segunda com os professores via formulário eletrônico. E a terceira com os funcionários político-administrativos que preenchem formulários de avaliação.
Anualmente, a CPA faz uma sistematização e envia informações diretamente ao INEP em forma de relatório, o qual deve conter as 10 dimensões instituídas pelo SINAES (Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior).

A Lei nº 10.861/04, no seu art. 3º, estabelece as dimensões que devem ser o foco da avaliação institucional e que garantem, simultaneamente, a unidade do processo avaliativo em âmbito nacional e a especificidade de cada instituição:

A missão e o plano de desenvolvimento institucional (PDI);
A política para o ensino, a pesquisa, a pós-graduação e a extensão;
A responsabilidade social da IES;
A comunicação com a sociedade;
As políticas de pessoal;
Organização e gestão da IES;
Infraestrutura física;
Planejamento e avaliação;
Políticas de atendimento aos estudantes;
Sustentabilidade financeira.

Conheça a composição do CPA

A CPA é composta por membros da comunidade acadêmica: alunos, professores e técnico-administrativos); e da sociedade civil organizada. É composta atualmente por:

- Coordenadora da CPA: Maria de Lourdes Dias de Araújo (Corpo Técnico-administrativo).
- Representante da Sociedade Civil: Djailton Araújo.
- Representantes Discentes:
Layce Weylin Vicente de Albuquerque – estudante do 9º período do Curso de
Enfermagem;
Ana Patrícia de Oliveira Martins - estudante do 8º período do Curso de Psicologia.
- Representantes Docentes: Helena Maria Ribeiro Fernandes e Norma Pinheiro de Vasconcellos.
- Representante do Corpo Técnico-administrativo: Stéphane Diniz Maia Barreto Sampaio

Faça o Download abaixo do Regulamento da CPA

Download

Saiba mais sobre o histórico da CPA

A CPA em nossa Faculdade foi instituída em ato da Direção Geral em 11 de junho de 2004. Desde então, tem envidado esforços para aumentar a participação da comunidade acadêmica nos processos de avaliação interna. Nos últimos anos, a CPA tem conseguido a participação de cada vez mais alunos por meio do bem sucedido PAINEL DE AVALIAÇÃO INSTITUCIONAL que, anualmente, mobiliza alunos, professores e funcionários na preparação, aplicação, análise e divulgação dos resultados.

Entenda como funcionam as avaliações

A CPA da FACHO também participa de um processo muito importante que é a avaliação de cada curso. Todos os cursos da FACULDADE, incluindo cursos de pós-graduação, passam por regulares avaliação de seus professores, coordenadores, facilitadores e alunos. Isso se torna um importante subsídio para que as instâncias superiores de cada curso possam intervir e resolver algum problema existente.

Além disso, os dados colhidos nas avaliações internas dos cursos, servem como subsídio para os relatórios que são enviados anualmente ao INEP.

Relatório do Triênio 2015-2017

Conheça o Relatório Final do Triênio 2015-2017

Download

Relatório Parcial de 2016

Leia o Relatório parcial da CPA.

Download

Relatório Parcial de 2015

Leia o Relatório Parcial da CPA.

Download