Cursos

- Psicologia

Informações Gerais

Formação de Psicólogo

Em 1979, a Faculdade de Ciências Humanas de Olinda - FACHO recebeu autorização para iniciar o curso de Formação de Psicólogos. Desde então, tem se prestado um excelente serviço à sociedade pernambucana, especialmente à olindense.

A FACHO tem como meta formar Psicólogos éticos e comprometidos com a transformação social e a promoção de saúde.

Através de uma formação integral buscamos oferecer uma formação acadêmica sólida que desperte a sensibilidade para promoção dos direitos humanos e da responsabilidade social.

Vagas e Turnos

São 175 vagas anuais, sendo 60 (sessenta) vagas na primeira entrada, no período da tarde e da noite.

O período vespertino funciona das 13h30 às 18h, de segunda a sexta-feira. O período noturno funciona das 18h15 às 22h, também de segunda a sexta-feira, com aulas em alguns sábados.

Salas e Laboratórios

Oferecem aos alunos um ambiente aconchegante e confortável, possibilitando um clima agradável, são espaçosos, climatizados e equipados com multimídias conectadas à internet.

Contamos também com uma moderna biblioteca adequada às atividades individuais e em grupo.

O curso de Psicologia

A escolha profissional pela psicologia é muito promissora para aqueles que almejam trabalhar em prol da melhoria da qualidade de vida.

A formação de Psicólogo em atendimento às exigências do Ministério da Educação tem um caráter generalista, podendo atuar nas: Escolas, Hospitais, Organizações, Clínicas, Órgãos Jurídicos, Comunidades, Esporte; além da possibilidade de ser um pesquisador.

A licenciatura em psicologia é outra possibilidade de formação em psicologia oferecida desde 1973. O Licenciado em Psicologia é um profissional habilitado para o ensino em Cursos Profissionalizantes do Normal Médio.

Coordenação do Curso


Coordenadora: Profa. Ma. Verônica Chaves Carrazzone

Fale com a coordenação do Curso: coordenacaopsicologia@facho.br

Planos de Disciplinas do Curso de Psicologia - 2018 / 2020

Aqui você pode adquirir seus Planos de Disciplinas referente ao curso de Psicologia.

Download

Perfil de Egresso

Conheça o perfil do aluno egresso

O profissional que conclui o Curso de Psicologia nesta Faculdade, na habilitação Formação de Psicólogo, deverá estar qualificado para:

- Assumir uma postura científica frente ao conhecimento da Psicologia, avaliando crítica e continuadamente sua prática;

- Identificar as bases epistemológicas que fundamentam a sua ação profissional;

- Conhecer e aplicar adequadamente teorias e métodos da Psicologia;

- Compreender, utilizar e avaliar as possibilidades de intervenção profissional em diferentes contextos, contemplando valores éticos, morais e sociais;

- Identificar e diagnosticar problemas e necessidades da comunidade, intervindo na sua solução;

- Mostrar-se competente para as ações necessárias diante do inusitado, do novo, utilizando-se criticamente das teorias de sustentação de suas práticas, de modo a criar novas possibilidades para um fazer comprometido com as questões apontadas pelo sistema social e com a promoção da cidadania;

- Promover a saúde mental no conjunto social, valorizando a necessidade de uma análise crítica do contexto histórico, sócio-econômico e cultural, reconhecendo suas variáveis importantes, para que se possa entender a organização do comportamento nacional e, mais especificamente, do regional;

- Desenvolver um trabalho coletivo, no sentido de um “fazer junto”, coerente com o contexto profissional, onde se faz necessária uma atuação interdisciplinar, considerando, no entanto, sua função específica;

- Atuar com perfil generalista nos processos educacionais, psicossociais, clínicos, de avaliação e em prevenção e promoção de saúde;

- Contribuir para a promoção da saúde e transformação da realidade no seu campo de atuação; Refletir ética e criticamente sobre a psicologia como ciência e profissão;

Download

PPC

Atenção

Faça o Download do Projeto Pedagógico do Curso de Psicologia.

Download


Matriz Curricular

Confira

Clique e faça o download da Matriz Curricular.

Download


Corpo Docente

Alexandre Furtado de Albuquerque Correa

Mestre e Doutor em Teoria da Literatura UFPE(2007), Especialização em Psicopedagogia (CEPAI/UNICAP-2016) e em Psicomotricidade Relacional (ÍCONE/CIAR- em andamento), Graduação em Psicologia (FAFIRE-em andamento) e Direito pela UFPE(1993). Atualmente é professor adjunto - Departamento Letras UPE Mata Norte e do PROFLETRAS Mata Norte. Leciona em cursos de Especialização em Linguística Aplicada, Literatura Brasileira e Inglesa, Cultura Pernambucana. Pesquisa com ênfase em Estudos Culturais, Literatura Comparada e Transculturação. É membro do GPL Recife (Gabinete Português de Leitura), do IAGHP (Institudo Arqueológico Geográfico e Histórico Pernambucano). Faz parte do PROFLETRAS Mata Norte. Atua como coordenador do ISF-NUCLI da UPE.


Currículo Lattes: http://lattes.cnpq.br/1533457979102646

Ana Cláudia Alexandre da Silva

Mestre em Psicologia pela UFPE; Psicóloga; atua nas áreas da psicologia clínica, hospitalar e organizacional; Consultora Organizacional em Eficácia Profissional - por Valença & Associados - Empresa conveniada ao SYMLOG Consulting Group ? San Diego, USA; Professora Universitária: Cursos de Graduação e Pós-Graduação, na Área de Psicologia, Recursos Humanos, Gestão Estratégica, de Pessoas e Educação; Coordenadora do Curso de Psicologia, Coordenadora do Núcleo de Apoio ao Discente (para alunos com necessidades especiais), Auditora Interna do Sistema de Gestão da Qualidade; Presta consultoria na Área de Recursos Humanos, Gestão Estratégica e de Pessoas para empresas como: AMBEV, SESI, MMartan, FROMPET, ALMEC, Iogurte ISIS, Cafeteria São Braz, Shopping Paço Alfândega, Tron Controles Elétricos, MIRATEC, MOVITORQUE, Carol Esportes, Thot Brasil, Diaguiar Mármores e Granitos, Líber Terceirização de mão-de-obra, PROLEV do Brasil, CHESF: Recife, Salvador, Sobradinho, Teresina, Campina Grande, Maceió, Natal, Fortaleza; Grupo Cesar: Estofados Cesar e Colchões Anatomic, dentre outros.


Currículo Lattes: http://lattes.cnpq.br/8472176536161061

Ana Cristina Emerenciano Alcoforado Fonsêca

Graduação em Psicologia pela Faculdade de Ciências Humanas de Olinda. Especialização em Psicologia da Educação pela FAFIRE e Psicologia Clínica pela FACHO. Formação em Psicanálise no Centro de Estudos Freudianos do Recife. Mestrado em Psicologia pela UFPE. Atualmente é assessora técnica da Secretaria de Educação de Olinda onde coordena o Programa de Educação Integral do município, e professora auxiliar da Faculdade de Ciências Humanas de Olinda. Tem experiência na área de Psicologia, com ênfase em Psicanálise, atuando principalmente nos seguintes temas: psicanálise e adolescência, educação integral, psicologia escolar.


Currículo Lattes: http://lattes.cnpq.br/7465790693776024

Ana Izabel Gomes Corrêa

Pós graduação em Metodologia do Ensino Superior (1997).Possui graduação em Bacharel em Psicologia pela Universidade Católica de Pernambuco (1971) e graduação em Formação de Psicólogo pela Universidade Católica de Pernambuco (1972). Coordenadora da Clínica-escola, supervisora em Psicologia Clínica e Professora da Faculdade de Ciências Humanas de Olinda. Tem experiência na área de Psicologia, com ênfase em Psicanálise.


Currículo Lattes: http://lattes.cnpq.br/4626914064478289

Ana Katarina Leimig Saraiva de Melo

Bacharelado em Direito pela Faculdade de Direito de Olinda- AESO (2004), Pós Graduação em Direito Penal e Processo Penal pela Faculdade Damas (2009). Graduada em Psicologia pela Faculdade Boa Viagem- FBV-IMIP- Mestrado em Psicologia Clínica pela Universidade Católica de Pernambuco, Pós Graduação em Neuropsicologia pela Faculdade Pernambucana de Saúde - IMIP. Docente da Graduação da Faculdade de Ciências Humanas de Olinda( FACHO) nas disciplinas de Neuropsicologia, Psicologia Jurídica e Avaliação Psicológica. Colaboradora da Pós Graduação de Psicologia Organizacional e de Direitos Humanos, Cidadania e Políticas Públicas da Faculdade dos Guararapes, da Pós Graduação de Psicologia da Faculdade ESUDA e da Pos Graduação da FACHO em Intervenção Multiprofissional Jurídica. Atua como Psicóloga Clínica e Neuropsicóloga em atendimento psicoterapêutico com: Adolescentes, Adulto, Casal, Idoso. Realiza Avaliação Psicológica, Neuropsicológica ,Vocacional e Cirurgia Bariátrica. Interesse na área de Psicologia da saúde e hospitalar, Jurídica e Neuropsicologia. Interesse nas áreas de Psicologia da Saúde e Hospitalar, Neuropsicologia e Psicologia Jurídica


Currículo Lattes: http://lattes.cnpq.br/8325247631225156

Ana Maria Maranhão Porto da Silveira


Possui graduação em Pedagogia pela Faculdade Frassinetti do Recife (1981), mestrado em Ciência da Educação pela Universidade Autônoma de Assunção (2005) e doutorado em Ciência da Educação pela Universidade Autônoma de Assunção (2008). Atualmente é professor , assessor , consultor e diretora da Faculdade Santa Fé, serviço prestado da Escola Superior de Magistratura de Pernambuco e professor titular da Faculdade de Ciências Humanas de Olinda. Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Administração de Sistemas Educacionais, atuando principalmente nos seguintes temas: concepções educacionais, aprendizagem, educação, competëncia e educador.


Currículo Lattes: http://lattes.cnpq.br/3289841250326832

Ana Paula Monteiro Ferreira Ximenes

Graduada em Psicologia pela Universidade de Fortaleza - UNIFOR (1993) e em Serviço Social pela Universidade Estadual do Ceará - UECE (1992); Especialista em Psicopedagogia (UPE/1999). Possui Mestrado (2005) e Doutorado (2010) em Psicologia Cognitiva pela Universidade Federal de Pernambuco - UFPE. Especialista em Terapia Cognitivo Comportamental pela Faculdade Pernambucana de Saúde - FPS (2016). Membro do Núcleo Docente Estruturante - NDE do curso de Psicologia da Facho desde 2010. Foi pesquisadora do Núcleo de pesquisa da Argumentação (NupArg) cadastrado no Diretório de Grupos de pesquisa/CNPq sob a orientação da profª Drª Selma Leitão Santos. Foi Professora substituta do Departamento de Psicologia e Orientação Educacional - DPOE-UFPE. Sua atividade de pesquisa focaliza os processos de ensino-aprendizagem na construção do conhecimento; e a Terapia Cognitiva Comportamental. Membro da Associação de Terapias Cognitivas do Estado de Pernambuco ATC-PE (gestão 2015-2018). Docente de cursos de Pós Graduação. Terapeuta Cognitivo Comportamental (FPS - 2016).


Currículo Lattes: http://lattes.cnpq.br/5485269587486269

Áurea Maria Costa Rocha

Doutora em Educação pelo Programa de Pós-Graduação de Educação da UFPE, na linha de pesquisa de Formação de Professores e Práticas Pedagógicas, possui mestrado em Formação de Professores pelo Programa de Pós-graduação em Educação da UFPE. Atualmente é Técnica de Assuntos Educacionais na Gerência de Políticas Educacionais do Ensino Médio na Secretária Executiva de Desenvolvimento da Educação do Estado de Pernambuco. Pesquisa em Docência Universitária, Saberes Docentes, Identidade e Profissionalidade Docente


Currículo Lattes: http://lattes.cnpq.br/3583616825908163

Claudia Rejane Lemos

Mestrado em Fonoaudiologia pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (2000); Título de especialista em linguagem pelo Conselho Federal de Fonoaudiologia (2004). Título de especialista em Psicologia Clínica pela Faculdade de Ciências Humanas de Olinda (1996). Graduação em Psicologia pela Faculdade de Ciências Humanas de Olinda (1994). Graduação em Fonoaudiologia pela Universidade Católica de Pernambuco (1988). Em docência desde 1997. Atual docente da Faculdade de Ciências Humanas de Olinda e coordenadora do Núcleo de Acessibilidade e Inclusão da Facho, NAIF. Experiência em clínica fonoaudiológica desde 1989 e em clínica psicológica desde 1995, ambas em consultório particular. Atualmente é conselheira efetiva do Conselho Regional de Fonoaudiologia 4ª Região, gestão 2016 a 2019. Interesse nos temas: linguagem, autismo, psicanálise e educação.


Currículo Lattes: http://lattes.cnpq.br/1356456467713305

Dyana Leal Veras

Possui graduação em Biomedicina pela Universidade Federal de Pernambuco - UFPE (2006) e Doutorado e Mestrado em Medicina Tropical pela UFPE (2014). Tem experiência na área de Microbiologia, Saúde Pública, Biologia celular e Molecular com ênfase em Genética de microrganismos.


Currículo Lattes: http:// http://lattes.cnpq.br/7193283471119466

Edite Vieira de Melo Silva

Possui graduação em licenciatura em matemática pela Universidade Federal Rural de Pernambuco (1997) , especialização em Educação Matemática - Faculdades Integradas da Vitória de Santo Antão (1999) e mestrado em Biometria - Estatística Aplicada, UFRPE (2002). Atualmente é professora adjunta da Faculdade de Ciência Humanas de Olinda (FACHO), da Sociedade Pernambucana de Cultura e Ensino (SOPECE), atuando como professora Formadora nos cursos a distância do IFPE.


Currículo Lattes: http://lattes.cnpq.br/3363352155978039

Fabiane Mônica da Silva Gonçalves

Possui graduação e licenciatura em psicologia pela Faculdade de Ciências Humanas de Olinda, especialista em Psicologia Clínica pela FACHO e mestre em Psicologia Cognitiva pela Universidade Federal de Pernambuco UFPE. Faz parte do grupo de estudo e pesquisa: Narrativa, cultura e desenvolvimento vinculado ao departamento de psicologia cognitiva UFPE.Compõe o Núcleo de Desenvolvimento Estrutura do curso de Psicologa da FACHO. Professora adjunta da Faculdade Ciências Humanas de Olinda bem como nas Faculdades Integradas da Vitória de Santo Antão FAINTVISA. Leciona as disciplinas de Metodologia do Estudo; Metodologia Científica; Metodologia de Pesquisa Clínica; Trabalho de Conclusão de Curso; Desenvolvimento; Processos Psicológicos Básicos; Processos Cognitivos;Psicologia da Educação; Introdução à Psicologia; Dinâmica de Grupo; Supervisora de Estágios em Licenciatura em Psicologia I e II. Também é Psicóloga clínica infantil com ênfase nos Transtornos Invasivos do desenvolvimento


Currículo Lattes: http://lattes.cnpq.br/0711429774979715

Guiomar Marques Gouveia de Melo

Graduação de Formação em Psicologia pela Universidade Católica de Pernambuco (1978), Licenciatura em Psicologia pela Universidade Católica de Pernambuco (1979), Bacharel em Psicologia pela Universidade Católica de Pernambuco (1977). Aperfeiçoamento em Teorias da Psicologia Clínica pela Universidade Federal de Pernambuco (1983). Mestrado em Psicologia Clínica, na área de Psicanálise e Psicopatologia Fundamental, pela Universidade Católica de Pernambuco (2001). Concursada pela Secretaria de Saúde da Prefeitura da Cidade do Recife (PCR) em 2003. Exerceu a função de psicóloga e supervisora de estágio em transtorno psíquico no CAPS José Carlos Souto de 2004 a 2013. Exerce a função de Psicoterapeuta Infantil na Policlínica Salomão Kelner desde 2014 pela Secretaria de Saúde da PCR. Professora convidada da disciplina Bioética e Humanização no Hospital do Curso de Pós-graduação em Psicologia Clínica Hospitalar da Faculdade Frassinete do Recife (FAFIRE). Professora titular da Faculdade de Ciências Humanas de Olinda no Departamento de Psicologia e na Pós-graduação em Musicoterapia e Psicologia Jurídica . Experiência na área de Psicologia Clïnica, com ênfase no diagnóstico, tratamento e prevenção de transtornos psíquicos de crianças, adolescentes e adultos.


Currículo Lattes: http://lattes.cnpq.br/7390138279827208

Helena Maria Ribeiro Fernandes

Mestrado em Serviço Social pela Universidade Federal de Pernambuco (2006), Especialização Latu Sensu em Intervenção Psicossocial no Judiciário pela UFPE (1999) , pós-graduação em Intervenção Psicossocial Sistêmica junto às Famílias pela UFPE(2000), graduação em Psicologia pela Faculdade Frassinete do Recife (1977) e em Jornalismo pela Universidade Católica de Pernambuco (1975). Chefe do Centro de Apoio Psicossocial do Tribunal de Justiça de Pernambuco.Orientadora de estágio e trabalhos de Conclusão de Curso em Psicologia Jurídica e na Faculdade de Ciências Humanas de Olinda .Especialista em Psicologia Clínica e Jurídica reconhecida pelo Conselho Federal de Psicologia. Experiência na área de Psicologia, com ênfase em Psicologia Jurídica, atuando principalmente nos seguintes campos: justiça, família, inclusão social de pessoas com deficiência.


Currículo Lattes: http://lattes.cnpq.br/7574041969742227

Isis Maria de Barros Rodrigues

Possui graduação em Pedagogia pela Universidade Católica de Pernambuco (1972)e Graduação em Psicologia pela Faculdade de Ciências Humanas de Olinda (1987). Desde 1990 é professor supervisor de estágio na Clínica-Escola da Faculdade de Ciências Humanas de Olinda e coordena o Serviço de Atendimento ao Cliente.Tem experiência na área de Psicologia, com ênfase em Psicologia Clínica


Currículo Lattes: http://lattes.cnpq.br/1861342395353904

Ivania Maria da Silva

Atualmente é professora assistente da Faculdade de Ciências Humanas de Olinda, atuando como supervisora de estágio específico na clínica de psicologia da referida faculdade. Tem experiência na área de Psicologia Clínica, com ênfase em Testes Psicológicos.


Currículo Lattes: http://lattes.cnpq.br/4347394651389987

Joelma Gomes dos Santos

Doutora (2014) e Mestra (2009) em Letras, na área de concentração Teoria da Literatura, pela Universidade Federal de Pernambuco - UFPE. É Licenciada em Letras, com habilitação nas línguas portuguesa e inglesa (2006) e suas respectivas literaturas. Tem experiência como Docente no Ensino Superior, nos níveis de graduação e pós-graduação (Especialização). Desenvolve pesquisas cujos principais focos de interesse são Teoria da Literatura, O Discurso Literário, as Literaturas Africanas de língua portuguesa, Romance Angolano, Narrativas de ficção, a curta ficção de José Luandino Vieira, a poesia angolana e a construção da identidade nacional. É revisora dos conteúdos inéditos dos escritores da União dos Escritores Angolanos - UEA. É Pesquisadora Associada 1 do Instituto de Estudos da África - IEAF - UFPE. É membro fundadora da AFROLIC - Associação Internacional de Estudos Literários e Culturais Africanos. É membro do Conselho editorial e Editora das revistas acadêmicas da Faculdade de Ciências Humanas de Olinda - FACHO: Travessia e Com Texto. É Professora Titular da Disciplina Literaturas Africanas de Língua Portuguesa. Coordena o curso de Especialização em Língua Portuguesa e Ensino, na Faculdade de Ciências Humanas de Olinda - FACHO. A dissertação de mestrado de sua autoria, intitulada "O narratário: um estudo de seu papel na construção de 'João Vêncio: os seus amores', de José Luandino Vieira", foi publicada em 2009, sob o selo da União dos Escritores Angolanos - UEA, em Angola.


Currículo Lattes: http://lattes.cnpq.br/9883545124746376

José Jacinto dos Santos Filho

Doutor em Educação pela Universidade Federal de Pernambuco (2016) e Mestre em Teoria da Literatura pela UFPE (2007). Atua nas áreas de Teoria da Literatura, Literatura Brasileira, Literatura Portuguesa, Literatura Infanto-Juvenil, Leitura e Produção de Texto, Estilística. Desenvolve pesquisas em Literatura e intersemiose, Linguagem e ensino, Literatura e Fenomenologia do Imaginário e da Percepção.


Currículo Lattes: http://lattes.cnpq.br/8202202225998755

José Valdenito Feijó de Melo

Possui graduação em Curso Superior de Teologia para Padre pelo Instituto de Teologia do Recife (1979), graduação em Licenciatura Plena em Psicologia pela Faculdade de Ciências Humanas de Olinda (1986) e graduação em Formação do Psicólogo pela Faculdade de Ciências Humanas de Olinda (1986). Atualmente é professor da Faculdade de Ciências Humanas de Olinda - FACHO, Diretor da Escola Professor Cândido Pessoa do Governo do Estado de Pernambuco. Tem experiência na área de Psicologia, com ênfase na pessoa Humana (adolescente e adulto) e em Educação. Outrossim grande experiência na área Religiosa. Acadêmico do Curso de Direito pela Faculdade de Olinda - FOCCA. Doutorando em Psicanálise na Educação e Saúde - Doutorado Livre pela UNIDERC/FUNESO.


Currículo Lattes: http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4462629A0

Karla Fabiana Figueiredo Luna de Menezes

Possui graduação em Psicologia pela Faculdade de Ciências Humanas de Olinda (2002); especialização em Psicologia Hospitalar pelo GPH/PE, Especialização em Intervenções em Psicologia Clínica e mestrado em Psicologia Clínica pela Universidade Católica de Pernambuco (2007). Oficial Técnica Temporária da Reserva do Exercito Brasileiro. Atualmente, docente do curso de graduação da UNIESP e dos cursos de graduação em Psicologia e pós graduação em Psicopedaogia da FACHO, psicóloga do projeto de assistência ao adolescente - da Prefeitura Municipal do Jaboatão dos Guararapes, Psicóloga do Estado de Pernambuco e Consultório particular. Tem experiência na área de Psicologia, com ênfase em Tratamento, Avaliação e Prevenção Psicológica. Doutoranda em Psicologia Clínica na Linha de Pesquisa de Família, Gênero e Interação Social, da Universidade Católica de Pernambuco.


Currículo Lattes: http://lattes.cnpq.br/4684670921390029

Ladjane de Fátima Ramos Caporal

Possui graduação em Licenciatura e formação em Psicologia pela Faculdade de Ciências Humanas de Olinda (1991), Mestre em Extensão Rural e Desenvolvimento Local, pela UFRPE, MBA em gestão de Pessoas pela Fundação Getúlio Vargas (Brasília) e especialização em psicologia clínica de abordagem analítica pela Universidade Católica de Pernambuco . Atuou por mais de 5 anos na clínica de adulto, criança e adolescente e por mais de 20 anos junto a projetos de Desenvolvimento Rural Sustentável e Meio Ambiente no âmbito da cooperação internacional em vários estados do Brasil, também atuou como professora temporária da UFRPE. Atualmente é professora da graduação e pós-graduação da FACHO e supervisora de clínica da Facho


Currículo Lattes: http://lattes.cnpq.br/2906870177522167

Luciana Melo de Souza Leão

Graduada em Psicologia pela Universidade Federal de Pernambuco (2000) e Mestre em Saúde Pública pela Fundação Oswaldo Cruz (2005). Atualmente é Sanitarista do Hospital das Clínicas da UFPE, integra o Núcleo Acadêmico de Prevenção à Violência e Promoção da Saúde - unidade do NUSP e desenvolve ações de educação em saúde junto a gestantes adolescentes e acompanhamento psicológico de crianças e adolescentes no setor de Saúde Mental. Foi professora substituta do Departamento de Medicina Social da UFPE (2007-2009) e desde o primeiro semestre de 2010 é professora do Curso de Psicologia da Faculdade de Ciências Humanas de Olinda - Facho.


Currículo Lattes: http://lattes.cnpq.br/0846489156982547

Marcia Barbosa de Santana

Profissional Graduada em Psicologia,com formação pela Faculdade de Ciências Humanas Esuda. Atualmente contrato pela Faculdade Integradas Barros Melo (AESO), professora de avaliação psicológica na Faculdade de Ciências Humanas de Olinda(FACHO), Sócia Gerente da Empresa Acão Assessoria e Gestão em Recursos Humanos LTDA. Desenvolvendo Atividades em Avaliação Psicologica, Cursos,Avaliação e Orientação Profissional.


Currículo Lattes: http://lattes.cnpq.br/2286705071861742

Marcos Antonio de Andrade Nunes

Possui graduação em Psicologia pela Universidade Católica de Pernambuco (1978) e mestrado em Psicologia Clínica pela Universidade Católica de Pernambuco (2007). Professor assistente da Faculdade de Ciências Humanas de Olinda e Coordenador do curso de Especialização em Psicolgia Hospitalar e Saúde do EPSI-Pb. Diretor da SBPH gestão 2005-2007. Tem experiência na área de Psicologia, com ênfase em Psicologia Clínica e Psicologia Hospitalar, atuando principalmente nos seguintes setores: formação hospitalar, supervisão clínica e hospitalar, docência e acompanhamento psicoterapêutico


Currículo Lattes: http://lattes.cnpq.br/2219001278039884

Maria Ângela de Mello Cassundé Portella

Psicóloga pela UFPE. Mestre em Psicologia Cognitiva pela UFPE. Professora e Supervisora de Estágio da Graduação da Faculdade de Ciências Humanas de Olinda. Professora da Pós-graduação em Psicomotricidade Relacional - ÍCONE. Professora Conteudista e Formadora da UAB- IFPE. Psicóloga Clínica. Psicóloga Escolar - Colégio APOIO.


Currículo Lattes: http:// http://lattes.cnpq.br/9268026060734278

Maria da Conceição de Oliveira Teixeira

Possui graduação em Psicologia pela Universidade Católica de Pernambuco (1987) e mestrado em Psicologia Clínica pela Universidade Católica de Pernambuco (2001). Atualmente é psicólogo - Secretaria de Saude e professor da Faculdade de Ciências Humanas de Olinda. Tem experiência na área de Psicologia, com ênfase em Psicologia Clínica, atuando principalmente nos seguintes temas: reintegração e familia.


Currículo Lattes: http://lattes.cnpq.br/3735837632665723

Maria de Fátima Cristina Poças Amorim Casa Nova

Possui graduação em Psicologia pela Faculdade de Ciências Humanas de Olinda (1984) e mestrado em Serviço Social pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (2004). Professora de Graduação e Pós-Graduação nas seguintes Faculdades: Faculdade de Ciências Humanas Esuda, Faculdade de Ciências Humanas de Olinda, Faculdade dos Guararapes e LIBERTAS. Foi Coordenadora do Núcleo de Apoio Psicopedagógico na Faculdade dos Guararapes de 2010 a 2015 e Coordenadora de Clínica Escola Integrada FG Comunidade na Faculdade dos Guararapes de 2015 a 2018. Trabalhou onze anos como professora de Graduação na Universidade Luterana do Brasil - Ulbra/RS. Faz consultoria em Psicologia Organizacional e hoje é Consultora em Psicologia Educacional, Diretora da Clínica Humanythas. Tem experiência na área de Psicologia, com ênfase em Psicologia Social, Educacional e Clínica, atuando principalmente nos seguintes temas: aprendizagem, educação, ensino e aprendizagem, grupo e escola. Atuando desde 1990 em Psicologia Clínica. Ênfase na Terapia de Família e Casal e atendimento a Terceira Idade.


Currículo Lattes: http://lattes.cnpq.br/4613041876167172

Maria de Fátima Mendonça Canedo

Possui graduação em Licenciatura e Formação em Psicologia pela Faculdade de Ciências Humanas de Olinda (1986) e mestrado em Psicologia Clínica pela Universidade Católica de Pernambuco (2004). Curso de Especialização em Metodologia do Ensino Superior na Facho (1999). Consultório Particular de Psicologia. Tem experiência na área de Psicologia, com ênfase em Intervenção Terapêutica


Currículo Lattes: http://lattes.cnpq.br/3042478100459450

Maria Emilia de Carvalho Lapa

Possui mestrado em Psicologia Clínica pela Universidade Católica de Pernambuco (2001). Atualmente é professora e supervisora de Estágio Curricular Obrigatório em Psicologia Clínica e Coordenadora do CURSO DE ESPECIALIZAÇÃO AÇÕES INTERVENTIVAS EM PSICOLOGIA CLÍNICA (credenciado pelo Conselho Federal de Psicologia através da Abep) da FACULDADE DE CIÊNCIAS HUMANAS DE OLINDA. Professora de CURSO DE ESPECIALIZAÇÃO EM INTERVENÇÕES CLÍNICAS NA ABORDAGEM PSICANALÍTICA, da FACULDADE FRASSINETE DO RECIFE. Tem experiência na área de Psicologia, com ênfase em Programas de Atendimento Comunitário. É psicanalista e membro do Centro de Estudos Freudianos do Recife, onde coordena grupos de estudos.


Currículo Lattes: http://lattes.cnpq.br/5969893035578212

Maria Mirtes Magalhães Viturino

Mestra em Psicologia Clínica pela Universidade Católica de Pernambuco. Linha de Pesquisa: Família, Gênero e Interação Social. Pesquisa intitulada: "A Função do Avô na Família Monoparental Feminina". Aluna Especial do Doutorado em Educação da Universidade Federal de Pernambuco na disciplina Pesquisa em Política Educacional Planejamento e Gestão da Educação; Especialista em Turismo pela Estácio de Sá - FIR. Especialista em Gestão Escolar e Coordenação Pedagógica pela Faculdade de Ciências Humanas de Olinda - FACHO. Psicóloga Clínica pela Faculdade de Ciências Humanas de Olinda - FACHO e Licenciatura em Letras - Português e Inglês pela Universidade Federal de Pernambuco. Docente das disciplinas: Gestão de Pessoas; Psicologia Aplicada à Administração; Coaching e Liderança no Curso de Administração. Disciplina: Psicologia da Aprendizagem no Curso de Pedagogia; Disciplinas: Teoria e Técnica de Intervenções Breves; Processos Psicológicos Básicos; História da Psicologia; Psicologia Evolutiva; Ética e Relações Humanas: Cuidando do Cuidador no Curso de Psicologia na Faculdade de Ciências Humanas de Olinda - FACHO. Docente no Curso de Pós-Graduação em Psicopedagogia Clínica e Institucional da Faculdade Esuda. Atuação como Coach Emocional e de Carreira, formada pelo Instituto Augusto Cury. Hipnoterapeuta Clínica pelo Instituto Antônio Costa de Hipnoterapia Clínica. Palestrante e Consultora na área de desenvolvimento de pessoas na Académie Accor - Universidade de Serviços, ministrando treinamento nos hotéis Gran Mercure, Mercure, Novotel e Ibis. Experiência como Docente no Senac, Sebrae e Faculdade de Ciências Humanas de Olinda - FACHO no Curso de Turismo, lecionando a disciplina Meios de Hospedagem. Trabalhou na Seleção da Equipe do Hotel Ibis Recife Aeroporto. Experiência na área de Administração como Gerente Geral na Gestão de Empreendimentos Hoteleiros, com ênfase na Gestão de Pessoas, Reservas, Recepção, Governança, Alimentos & Bebidas e Eventos. Psicóloga Clínica. Orientação Profissional de Jovens e Reorientação de Carreiras de Adultos. Experiência na gestão de Pet Shop responsável pela implantação da cultura e clima organizacional, implantação do desenho, análise e descrição de cargos; budget; cultura organizacional; identidade da marca; relacionamento com clientes; relacionamento com parceiros; plano de marketing.


Currículo Lattes: http:// http://lattes.cnpq.br/1424651619907261

Maria Rivonete Souza de Morais

Possui graduação em Licenciatura em Psicologia, e Formação de Psicóloga pela Faculdade de Ciências Humanas de Olinda (1995) , mestrado em Pós Graduação em Psicologia pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (2002). Atualmente é psicóloga clínica - Clínica de Psicologia e professora da Faculdade de Ciências Humanas de Olinda. Tem experiência na área de Psicologia, com ênfase em Psicologia clínica e social . Supervisora de estágio curricular em psicologia comunitária desde 2003.E discente de várias disciplinas . Facilitadora grupal


Currículo Lattes: http://lattes.cnpq.br/1486334321038804

Maria Stella Dunshee de Abranches

Possui graduação em Psicologia pela Universidade Católica de Pernambuco (1989), graduação em Ciências Econômicas pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (1971), Especialização e Mestrado em Psicologia Clínica de base Fenomenológica Existencial pela Universidade Católica de Pernambuco ( 1993 e 2001) . Atualmente é supervisora de estágio na Clínica de Psicologia da Faculdade de Ciências Humanas de Olinda.


Currículo Lattes: http://lattes.cnpq.br/6141443183554461

Maria Teresa de Melo Padilha

Possui graduação em Psicologia pela Universidade Estadual de Maringá (1987) e especialização em Psicanálise e Materialismo Histórico pela Universidade Estadual de Maringá (1991) . Atualmente é Professor da Faculdade de Ciências Humanas de Olinda e Professor da Faculdade de Filosofia do Recife. Tem experiência na área de Psicologia , com ênfase em Psicologia Social. Atuando principalmente nos seguintes temas: discurso, ética, modernidade, pós-modernidade, desejo e castração.


Currículo Lattes: http://lattes.cnpq.br/0450383879706770

Mércia Aparecida Souza de Melo Silva

Possui graduação em Psicologia - Bacharelado/Licenciatura e Formação pela Universidade Católica de Pernambuco (1972). Desde 1976 é professora assistente da Faculdade de Ciências Humanas de Olinda. atuando principalmente nos seguintes temas: Psicologia Clinica (Aconselhamento Psicológico e Psicologia Analítica), Psicologia Social, Dinâmica de Grupos e Relações Humanas (Laboratório Terapeutico) e Dinâmica de Grupo e Relações Humanas II (Grupos Operativos e Psicoterápicos).


Currículo Lattes: http://lattes.cnpq.br/5022006957734392

Mônica Vieira de Souza

Possui graduação em Pedagogia pela Faculdade de Ciências Humanas de Olinda (1983), graduação em Psicologia pela Faculdade de Ciências Humanas de Olinda (1989), Especialização em Psicologia Clínica pela Faculdade de Ciências Humanas de Olinda (1996), Especialização em Antropologia da Saúde pela Universidade Federal de Pernambuco, Especialização em Humanização na Área de Saúde pela Faculdade de Ciências Médicas da Universidade de Pernambuco (2012) e Mestrado em Psicologia pela Universidade Federal de Pernambuco (2008). Atualmente é AOSD do Hospital Agamenon Magalhães e professora da Faculdade de Ciências humanas de Olinda (FACHO). Tem experiência na área de Educação e Psicologia, atuando principalmente nos seguintes temas: adolescência, escola, dificuldades de aprendizagem, transtornos invasivos do desenvolvimento, inserção social e representações sociais.


Currículo Lattes: http://lattes.cnpq.br/3648045011172921

Priscila Maria Lapa

Doutora em Ciência Política pela Universidade Federal de Pernambuco (2016), possui graduação em Comunicação Social (Jornalismo) pela Universidade Federal de Pernambuco (2002) e mestrado em Ciência Política pela mesma universidade (2007). Professora na Faculdade de Ciências Humanas de Olinda (FACHO) e Analista Técnica no SEBRAE-PE, atuando na Unidade de Políticas Públicas. Tem experiência como coordenadora de curso de graduação e no ensino superior nos cursos de Direito, Administração, Ciências Contábeis e Comunicação Social . Na Pós-Graduação, já lecionou disciplinas como Metodologia da Ciência; Marketing e Políticas Públicas. Tem experiência na área de Ciência Política, atuando principalmente nos seguintes temas: Eleições; Municípios; Processo Legislativo; Políticas Públicas.


Currículo Lattes: http://lattes.cnpq.br/1215329622937349

Renata Soriano de Souza Tavares

Mestra em Letras pela Universidade Federal de Pernambuco-UFPE (2010), especialista em Literatura Brasileira pela Faculdade Frassinetti do Recife- FAFIRE (2006), graduada em licenciatura em Letras pela Faculdade Frassinetti do Recife- FAFIRE (2004). Atua na área de Letras, principalmente nos seguintes temas: Literatura Brasileira, Teoria da Literatura e Língua portuguesa


Currículo Lattes: http://lattes.cnpq.br/1748422629242249

Roberto José da Silva

Possui graduação em Psicologia pela Faculdade de Ciências Humanas Esuda (1985), graduação em licenciatura em Filosofia pela Universidade Federal de Pernambuco (1997) e mestrado em Filosofia pela Universidade Federal de Pernambuco (2002). Atualmente é Professor Assistente da Universidade de Pernambuco (UPE). Professor Assistente da Faculdade de Ciências Humanas (FACHO) e Professor Assistente da Universidade Salgado de Oliveira (UNIVERSO). Tem experiência na área de Filosofia, Ética, Educação e Psicologia com ênfase em FILOSOFIA GERAL, atuando principalmente nos seguintes temas: Filosofia, Ética, Psicologia e Educação.


Currículo Lattes: http://lattes.cnpq.br/2782356204470622

Rosangela Vieira Dornelas Câmara Paes

Escritora.Trabalha na área de Psicologia Clínica e Psicologia do Esporte, Diretora da Empresa RD SPORTS/ Assessoria Esportiva-Recife/PE. Professora do Curso de Psicologia da FACHO-OLINDA/PE e FPS-RECIFE/PE. Professora do Curso de Pós-graduação em Fisioterapia Esportiva pela FACOTTUR. Coordenadora do curso de pós-graduação em Terapia Cognitiva-Comportamental da FACHO/OLINDA. Psicóloga Esportiva da RD SPORTS/Recife-PE. Psicóloga Esportiva da CBPM - Confederação Brasileira de Pentatlo Moderno/ Pernambuco.Possui graduação em Psicologia pela Universidade Catolica de PE (2001); cursou a disciplina de Psicologia do Esporte na Escola Superior de Educação Física (2002), Pós-graduada em Treinamento Desportivo pela UniFMU no Estado de São Paulo (2003) e cursou a disciplina do Mestrado em Psicologia Clínica: Cultura e Subjetividade pela Universidade Católica de Pernambuco (2005). Mestra na área de Ciências da Religião pela UNICAP - PE (2011). Pós-graduação em Terapia Cognitivo-Comportamental na FAFIRE/PE (2013). Tem experiência na área Clínica e na área da Psicologia Esportiva, realizando Intervenções Psicológicas em grupos e atendimentos individuais em atletas de alto rendimento e não atletas. Desde 2001 é consultora na área de Psicologia do Esporte trabalhando em Associações Esportivas, Federações e Clubes no Estado de Pernambuco. Campeã da Liga de Basquete Feminina (LBF) 2012/2013 e Vice Campeã da LBF 2013/2014, 2014/2015 e 2016/2017, fazendo parte da Equipe Multidisciplinar de basquete feminino do Sport Club do Recife, Clube América Recife e Uninassau Recife, como Psicóloga Esportiva.


Currículo Lattes: http://lattes.cnpq.br/6442161984494484

Tania Maria Toscano Brito

Tem experiência na área de Psicologia Clínica, com ênfase em Psicologia do Desenvolvimento Humano e Sintomas Patológicos da sociedade atual. Supervisora de Estágio Curricular em Psicologia Clínica na Faculdade de Ciências Humanas de Olinda-Facho há 39 anos. Atividade docente no Projeto Recriar da Clínica Psicológica e na Oficina Pedagógica, com atendimentos a crianças com sintomas de dificuldade escolares e orientações a pais e professores. Experiência como Docente da Educação Infantil à Pós-graduação. Supervisora do projeto Pró-gestar. Atendimentos a crianças e adolescentes de casas de acolhimento e em processo de adoção. Psicóloga Escolar. Psicóloga Clínica com Atendimento a crianças, adolescentes, adultos e idosos em empresas com consultório particular há 39 anos. . Voluntária do Instituto Irma de Castro com atendimentos às famílias da creche mantida por esse Instituto.


Currículo Lattes: http://lattes.cnpq.br/5926128090977133

Tathyane Gleice da Silva

Graduação em Psicologia pela Universidade Federal de Pernambuco (2007). Mestrado em Psicologia pela Universidade Federal de Pernambuco (2010). Psicóloga da Unidade Neonatal do Instituto de Medicina Integral Professor Fernando Figueira - IMIP. Docente da Faculdade Pernambucana de Saúde - FPS e da Faculdade de Ciências Humanas de Olinda - FACHO. Consultora Nacional do Ministério da Saúde para o Método Canguru. Servidora da Prefeitura de Vitória de Santo Antão, atuando na Policlínica da Criança.


Currículo Lattes: http://lattes.cnpq.br/8803695713092081

Vera Lúcia Santiago de Lima

Possui graduação em PEDAGOGIA pela Universidade Federal de Pernambuco (1971) e pós-graduação lato sensu pela Faculdade de Filosofia do Recife em Planejamento e Administração Escolar. Atualmente é coordenadora do Curso de Pedagogia da Faculdade de Ciências Humanas de Olinda e professora titular desta Instituição. Tem experiência na área de Educação, atuando principalmente nos seguintes temas: avaliação, currículo, aprendizagem, legislativo e institucional.


Currículo Lattes: http://lattes.cnpq.br/9057924953443985

Verônica Carrazzone Borges

Mestre em Ciências Sociais pela Universidade Federal de Pernambuco UFPE (2004); graduada em Psicologia (1996), e em Educação Artística (1987), também pela UFPE; com especialização em Psicologia Escolar (1996) e Clínica Infantil (1998); Terapeuta Comunitária, pela UFCE (2005). Atualmente coordenadora e professora do curso de psicologia da FACHO - Faculdade de Ciências Humanas de Olinda. Tem experiência na área de Psicologia clínica e escolar, consultora na área organizacional, atuou na casa de detenção feminina do Recife a e na unidade de puericultura do hospital das clínicas como terapeuta comunitária. Ministrou curso no Hospital das Clínicas sobre manejo, apoio e incentivo ao aleitamento materno para ACS. Pelo CISAM\UPE ministrou palestra interativa "cuidando de quem cuida" na seção de Educação Continuada. Atuando principalmente nos seguintes temas: Direitos Humanos, relacionamento interpessoal; gênero e sexualidade; liderança; rede de atenção e prevenção ao abuso e violência contra a criança e o adolescente; metodologia de organização social; autonomia e Reforma Agrária. Em Instituições de Ensino Superior lecionou para as turmas de psicologia as disciplinas de introdução à psicologia, Ética profissional, Direitos Humanos, orientação Profissional. Exerceu também a Coordenadora do LAPE ? Laboratório de Apoio Pedagógico, da Faculdade dos Guararapes. Na UFPE participou do Projeto do MEC, Conexão de Saberes. E também na UFPE participou do Projeto de Extensão Diálogos Suape. Na graduação lecionou ainda as disciplinas de Psicologia para as turmas de Ciência da Computação, Administração e Direito, Gestão do Atendimento ao Cliente, Criatividade e Responsabilidade Social; na pós-graduação de Enfermagem do Trabalho, a disciplina Seminário de Integração; na pós-graduação de Turismo Rural, a disciplina Dinâmica Social das Comunidades Rurais; e na pós-graduação de Gestão de Pessoas, a disciplina Gestão de Conflito e Estratégias de Negociação. Ainda na área de Educação, atuou também como professora de arte-educação da 1ª a 8ª séries e coordenou o setor de psicologia. No legislativo Municipal atuou na Primeira Secretaria da Câmara e desenvolve projetos comunitários. Como consultora, participou do Projeto para fortalecimento da Rede Integrada de Atendimento à Criança e ao Adolescente de Camaragibe (financiado pelo BNDES), e no Ministério de Desenvolvimento Agrário foi responsável pelo gerenciamento das Ações da Reforma Agrária em Pernambuco, atuando também como pesquisadora na área de Metodologia de Organização Social. Como psicóloga clínica, atuou como Psicoterapeuta e Ludoterapeuta, desenvolvendo um trabalho integrado com diversos profissionais da área de saúde. Conselheira do CRP 02 gestão 2010-2013, coordenando a comissão de educação; vice-presidente do CRP 02 de 2017-2018, atualmente conselheira coordenadora da comissão de educação e da comissão de especialista; foi vice-presidente da ONG Espaço Família e; atualmente compõe a diretoria da Associação Brasileira do Ensino da Psicologia - ABEP.


Currículo Lattes: http://lattes.cnpq.br/4119234507678300

Verônica Maria Alves de Carvalho Belfort

Possui graduação em Psicologia pela Faculdade de Ciências Humanas de Olinda (1984), especialização em Metodologia do Ensino Superior pela Faculdade de Ciências Humanas de Olinda (1999) e especialização em Psicologia Clínica pela Faculdade de Ciências Humanas de Olinda (2002) . Atualmente é contrato professor horista da Faculdade de Ciências Humanas de Olinda.


Currículo Lattes: http://lattes.cnpq.br/4510461228180194

Viviane Villarouco de Andrade Henrique

GRADUADA em Ciências Biológicas (FAFIRE), ESPECIALISTA em Morfologia (UFPE) e MESTRE em Ensino das Ciências (UFRPE). Docente da Faculdade de Ciências Humanas de Olinda (FACHO), com atuação em programas de pós-graduação em Ensino a Distancia (UFPE/CEAD/MEC), É professora da Secretaria de Educação da Prefeitura do Recife e atua na função técnica-pedagógica na Unidade de Tecnologia SE/Prefeitura do Recife. Áreas de concentração: Tecnologia na educação, Ensino de ciências, Ensino a distância, Morfologia humana, Anatomofisiologia.


Currículo Lattes: http://lattes.cnpq.br/6261580695210386

Wesler Cavalcanti Silvério da Rocha

Graduado em Letras pela Faculdade de Filosofia do Recife (2004). Possui especialização em Linguística aplicada ao ensino de Língua Espanhola e em Leitura, Produção e Avaliação de Textos (UFPE). Atualmente é professor da Faculdades Integradas da Vitória de Santo Antão, Professor da Faculdade de Ciências Humanas de Olinda e Professor de Língua Inglesa do Colégio Militar do Recife. Tem experiência na área de Letras, com ênfase em Ensino de Línguas (Espanhol & Inglês) e em Leitura, Produção e avaliação de textos.


Currículo Lattes: http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4219888U5

Zirlana Menezes Teixeira

Possui graduação em Filosofia pela Universidade Católica de Pernambuco (2009), graduação em Formação de Psicologo pela Faculdade de Ciências Humanas de Olinda (1987), graduação em Lic Psicologia pela Faculdade de Ciências Humanas de Olinda (1986) e mestrado em Comunicação pela Universidade Federal de Pernambuco (2003). Atualmente é professor adjunto da Faculdade de Ciências Humanas de Olinda na orientação de trabalhos de conclusão de curso, supervisão de estágio em Psicologia Organizacional e docência das disciplinas Psicologia Organizacional, Fundamentos do Humanismo, Fenomenologia e Existencialismo e Fundamentos Filosóficos da Educação. É professora convidada dos cursos de pós-graduação em Gestão de Pessoas na Faculdade de Filosofia de Caruaru e pós-graduação em Psicologia Organizacional. Tem experiência na área de Psicologia, com ênfase em Psicologia do Trabalho e Organizacional, atuando principalmente nos seguintes temas: organização de trabalho, desenvolvimento humano, saúde mental, adoecimento no trabalho e andragogia.


Currículo Lattes: http://lattes.cnpq.br/1076648496006092

Eventos

Nossos Eventos

Notícias




Seletividade: aspecto relevante na organização psíquica

Fonte: Portal Educação - 04/05/2015

Em algum momento da vida adulta, sentimos o desejo de sermos novamente crianças. Entre alguns motivos, um bastante comum, seria o sentimento de proteção extrema, anulando assim qualquer possibilidade de risco iminente. De modo geral, quando íamos dormir, ou quando andávamos de carro com nossos pais, ou ainda quando atravessávamos a rua de mãos dadas com eles, havia uma sensação de conforto e segurança estabelecida.

Porém, essa sensação plena, que a priori parecia eterna, veio sendo arrancada de nós, na medida em que fomos crescendo. E agora, como adultos, o conforto e a segurança se tornaram constantemente ameaçados. Com isso, a vida tornou-se uma corrida quase insistente por vivenciar plenamente tais sensações. Sendo que qualquer coisa, pessoa ou situação pode nos causar desconforto e insegurança.

Estava assistindo a um documentário, que entrevistava pessoas com deficiência visual [desde miopia até cegueira total]. Um dos depoentes relatava que aos 30 anos de idade resolveu usar lentes de contato, entretanto não conseguiu permanecer com elas. O fato se deu, porque seu campo de visão tornou-se extremamente vasto, ou seja, tudo era percebido por ele. Na continuação de seu relato, já com a voz embargada, o entrevistado disse que sentia falta dos óculos, pois esse restringia seu campo de visão, dando-lhe a oportunidade de ser seletivo.

Sendo assim, entendo que SELETIVIDADE seria não apenas um princípio norteador para fins jurídicos, alimentares ou políticos, mas também para uma organização psíquica e emocional do ser humano. Porém, acredito que ser seletivo não seja resposta para todas as questões, ou seja, perceber e escolher coisas aparentemente estimulantes e seguras, não será o suficiente para evitar a sensação de desconforto e insegurança ao longo da vida.

Talvez, porque tudo que olhamos esteja mediado por nossas ideias, conceitos e valores construídos a partir de cada uma das nossas vivências. Ou ainda, porque ao vermos as coisas/situações fora do contexto, às tomamos como verdadeiras, sendo nós inevitavelmente atingidos pela imagem.

Revistas e Artigos




Contribuições da Psicanalise a uma Leitura do Mal-Estar na Educação

Ana Cristina Alcoforado Fonsêca, Jaileila de Araújo Santos - Travessia 2010

Este trabalho traz contribuições da psicanálise, propondo uma leitura do mal-estar na educação e suas implicações na função do professor. A partir de um percurso pelas raízes culturais, econômicas e políticas deste quadro, destaca como principais fatores a crise da autoridade e a quebra do pacto civilizatório. Para compreender os fatores econômicos e políticos, procedeu-se a um breve resgate histórico da constituição da profissão docente e da organização do Ensino Fundamental no país.

Interdisciplinaridade no Ensino Superior

Maria Ângela Cassundé, Mônica de Oliveira Osório - Travessia 2010

Este artigo tem por objetivo analisar a interdisciplinaridade no ensino superior, a partir de reflexões sobre curso de graduação em Psicologia da Faculdade de Ciências Humanas de Olinda. Para tal reflexão, faz-se necessário abordar o conceito de interdisciplinaridade e destacar a sua importância para formação do psicólogo e para sua inserção no mercado de trabalho.

Psicologia Analítica e Física Quântica Interagindo Psique e Matéria na Nova Ciência

Mércia Melo Silva - Travessia 2010

O presente artigo se propõe a divulgar e a colaborar no entendimento do paradigma da nova ciência, o qual ainda não foi claramente assimilado pela consciência coletiva e se forma a partir das descobertas da física quântica e dos conceitos de inconsciente coletivo e dos arquétipos, estudados pela psicologia analítica de Carl Gustav Jung.

Primórdios da Psicologia em Pernambuco

Adailson Medeiros - Travessia 2010

O objetivo do presente trabalho é resgatar e relatar parte da história dos primórdios da Psicologia em Pernambuco. Este artigo, com pequenas modificações, corresponde a uma palestra feita pelo autor em data de 11 de agosto de 2010, na abertura do Encontro da Psicologia em Pernambuco – Ciência e Profissão, “Discutindo Referenciais na Diversidade da Prática” promovido pelo Conselho Regional de Psicologia – 2ª Região.

Jung e Reich - Integrando as Psicologias

Mércia Melo Silva - Travessia 2009

Pode haver momentos nos quais o que mais se necessita é não tanto uma nova descoberta ou uma nova ideia, mas um novo ponto de vista, um leve reajuste em nossa maneira de olhar para as coisas e ideias, nas quais a atenção já está fixada

A Mulher e a Maternidade - Reflexões do Pré-Parto ao Parto

Marcos Antonio de Andrade Nunes, Luciana Nascimento de Albuquerque - Travessia 2009

A maternidade repercute na subjetividade e na rotina de vida da mulher e de todo o contexto familiar. O investimento do afeto na gravidez e no bebê, irá se refletir no momento do parto. Este estudo teve o objetivo de analisar os sentimentos das parturientes primíparas e multíparas que surgem durante o trabalho de pré-parto e parto, tendo como referência teórica a perspectiva pós-estruturalista. Pelo perfil traçado, evidencia-se a necessidade de escuta psicológica no pré-parto e parto para facilitar o trabalho de expectação, favorecendo a preservação da saúde da mãe e do bebê.

Pensar e Questionar: A Construção do Saber e Fazer do Psicólogo Clínico

Shirley Macêdo, Wedna Galindo - Travessia 2009

Neste artigo, as autoras buscam refletir sobre a construção do saber e do fazer autônomos do psicólogo clínico a partir do pensar e questionar sobre a multiplicidade de conhecimentos que caracterizam a ciência da Psicologia. Inicialmente, elaboram uma breve menção à história do pensar a partir dos principais pensadores da filosofia, até chegarem à construção do pensamento do psicólogo clínico, caracterizado, entre outros, pela constante reflexão sobre a verdade do conhecimento. Concluem que a construção epistêmica do psicólogo clínico passa, necessariamente, por um processo de desvelamento, em que ele conserva o que aprendeu e lhe parece aplicável ao seu cotidiano, mas se abre a novas possibilidades, quando tenta criar formas de pensar e proceder diante de seu objeto de estudo.

Aprender a Conviver: Uma Reflexão Sobre a Educação com base em Valores Humanos Universais para Favorecer a Saúde Mental no Trabalho

Shirley Macêdo Vieira de Melo - Travessia 2008

Este artigo é resultante de reflexões da autora a partir de uma palestra proferida numa empresa do setor de editoração de livros didáticos, na sua Semana Interna de Prevenção de Acidentes de Trabalho, ocorrida no final do mês de maio de 2008. Apresenta os parâmetros educacionais lançados pela UNESCO, pautando as idéias na possibilidade do ser humano manter com o outro uma relação onde a expressão mútua da subjetividade no trabalho seja guiada a partir de valores humanos universais -: amor, paz, não-violência, solidariedade, ética e verdade - a fim de ampliar as possibilidades de saúde mental.

Autismo, Corpo e Linguagem

Severina Sílvia Ferreira - Travessia 2008

O autismo continua se constituindo num enigma para as diversas especialidades. Acreditamos que é exatamente o caráter enigmático de sua etiologia, bem como a natureza e variedade dos sintomas, e, sobretudo, o que ele apresenta de mais provocador, ou seja, a recusa do outro em suas tentativas de aproximação e comunicação, que fazem do autismo o objeto de interesse de distintos profissionais: do médico – seja o anatomista, o pediatra, o neurologista, o psiquiatra -, do lingüista, do fonoaudiólogo, do psicólogo, do psicanalista, do professor, etc., todos ávidos por compreenderem, a partir de sua área de formação, as causas da patologia, e, conseqüentemente, os possíveis modos de tratamento ou prevenção.

Constituições Refletem o Cotidiano Social

Helena Ribeiro - Travessia 2008

Este artigo traz um breve estudo sobre a presença da família nas constituições pátrias, a partir da pesquisa de cada uma delas, oportunizando a análise da evolução deste grupo social, tendo em vista que os textos legais refletem a sociedade de cada época.

Galerias

Confira a nossa galeria de eventos

fechar
fechar