Corpo Docente
Adilson de Castro Chaves
Possui graduação em Engenharia pela Universidade Federal de Pernambuco (1982), graduação em licenciatura em química pela Universidade Federal Rural de Pernambuco (1979), Especialização em metodologia do ensino superior pela fundação do ensino superior de Olinda, Especialização em ensino de química pela universidade estadual do ceará e Doutorado em Engenharia Química ( Biotecnologia) pela Universidade Técnica de Lisboa (2000). Atualmente é Professor da Faculdade de Ciências Humanas de Olinda(FACHO) com as disciplinas de Matemática Financeira e Gestão Financeira. Professor adjunto da Universidade de Pernambuco(UPE) com as disciplinas de Bioquímica, Microbiologia, Biossegurança e Biofísica. Avaliador de curso e institucional do INEP / MEC e Professor do banco de dados do INEP para elaboração das questões do ENADE. Possui vivência em coordenação de Concursos Públicos atuando como coordenador Pedagógico da SISMETA. É membro do Instituto Brasileiro de Desenvolvimento Sustentável (SUSTENTE). Tem experiência na área de Biotecnologia, com ênfase em Bioquímica, Biofísica, Microbiologia, Biossegurança, Matemática, Metodologia Científica, Metodologia da Pesquisa e Seminários de Monografia. Atuando principalmente nos seguintes temas: Schistosoma mansoni, Purificação de Proteínas de interesse Imunológico, Ecologia de Sistemas Marinhos, Proteínas Recombinantes e em Educação no Ensino de: Química, Bioquímica, Matemática Básica, Matemática Financeira, Estatística, Administração Financeira, Biofísica, Microbiologia, Ecologia, Metodologia da Pesquisa, Metodologia Científica e Orientação de trabalho Científico.
Currículo Lattes: http:// http://lattes.cnpq.br/8843413391780278
Ana Cláudia Alexandre da Silva
Mestre em Psicologia pela UFPE; Psicóloga; atua nas áreas da psicologia clínica, hospitalar e organizacional; Consultora Organizacional em Eficácia Profissional - por Valença & Associados - Empresa conveniada ao SYMLOG Consulting Group ? San Diego, USA; Professora Universitária: Cursos de Graduação e Pós-Graduação, na Área de Psicologia, Recursos Humanos, Gestão Estratégica, de Pessoas e Educação; Coordenadora do Curso de Psicologia, Coordenadora do Núcleo de Apoio ao Discente (para alunos com necessidades especiais), Auditora Interna do Sistema de Gestão da Qualidade; Presta consultoria na Área de Recursos Humanos, Gestão Estratégica e de Pessoas para empresas como: AMBEV, SESI, MMartan, FROMPET, ALMEC, Iogurte ISIS, Cafeteria São Braz, Shopping Paço Alfândega, Tron Controles Elétricos, MIRATEC, MOVITORQUE, Carol Esportes, Thot Brasil, Diaguiar Mármores e Granitos, Líber Terceirização de mão-de-obra, PROLEV do Brasil, CHESF: Recife, Salvador, Sobradinho, Teresina, Campina Grande, Maceió, Natal, Fortaleza; Grupo Cesar: Estofados Cesar e Colchões Anatomic, dentre outros.
Currículo Lattes: http://lattes.cnpq.br/8472176536161061
Ana Izabel Gomes Corrêa
Pós graduação em Metodologia do Ensino Superior (1997).Possui graduação em Bacharel em Psicologia pela Universidade Católica de Pernambuco (1971) e graduação em Formação de Psicólogo pela Universidade Católica de Pernambuco (1972). Coordenadora da Clínica-escola, supervisora em Psicologia Clínica e Professora da Faculdade de Ciências Humanas de Olinda. Tem experiência na área de Psicologia, com ênfase em Psicanálise.
Currículo Lattes: http://lattes.cnpq.br/4626914064478289
Ana Paula Monteiro Ferreira Ximenes
Graduada em Psicologia pela Universidade de Fortaleza - UNIFOR (1993) e em Serviço Social pela Universidade Estadual do Ceará - UECE (1992); Especialista em Psicopedagogia (UPE/1999). Possui Mestrado (2005) e Doutorado (2010) em Psicologia Cognitiva pela Universidade Federal de Pernambuco - UFPE. Especialista em Terapia Cognitivo Comportamental pela Faculdade Pernambucana de Saúde - FPS (2016). Membro do Núcleo Docente Estruturante - NDE do curso de Psicologia da Facho desde 2010. Foi pesquisadora do Núcleo de pesquisa da Argumentação (NupArg) cadastrado no Diretório de Grupos de pesquisa/CNPq sob a orientação da profª Drª Selma Leitão Santos. Foi Professora substituta do Departamento de Psicologia e Orientação Educacional - DPOE-UFPE. Sua atividade de pesquisa focaliza os processos de ensino-aprendizagem na construção do conhecimento; e a Terapia Cognitiva Comportamental. Membro da Associação de Terapias Cognitivas do Estado de Pernambuco ATC-PE (gestão 2015-2018). Docente de cursos de Pós Graduação. Terapeuta Cognitivo Comportamental (FPS - 2016).
Currículo Lattes: http://lattes.cnpq.br/5485269587486269
Eliane de Albuquerque Silva
Possui graduação em Psicologia pela Faculdade de Ciências Humanas de Olinda(1985). Atualmente é Psicóloga Escolar do Colégio Imaculado Coração de Maria - Olinda. Tem experiência na área de Psicologia. (Texto gerado automaticamente pela aplicação CVLattes)
Currículo Lattes: http://lattes.cnpq.br/3652210150972135
Fabiane Mônica da Silva Gonçalves
Possui graduação e licenciatura em psicologia pela Faculdade de Ciências Humanas de Olinda, especialista em Psicologia Clínica pela FACHO e mestre em Psicologia Cognitiva pela Universidade Federal de Pernambuco UFPE. Faz parte do grupo de estudo e pesquisa: Narrativa, cultura e desenvolvimento vinculado ao departamento de psicologia cognitiva UFPE.Compõe o Núcleo de Desenvolvimento Estrutura do curso de Psicologa da FACHO. Professora adjunta da Faculdade Ciências Humanas de Olinda bem como nas Faculdades Integradas da Vitória de Santo Antão FAINTVISA. Leciona as disciplinas de Metodologia do Estudo; Metodologia Científica; Metodologia de Pesquisa Clínica; Trabalho de Conclusão de Curso; Desenvolvimento; Processos Psicológicos Básicos; Processos Cognitivos;Psicologia da Educação; Introdução à Psicologia; Dinâmica de Grupo; Supervisora de Estágios em Licenciatura em Psicologia I e II. Também é Psicóloga clínica infantil com ênfase nos Transtornos Invasivos do desenvolvimento
Currículo Lattes: http://lattes.cnpq.br/0711429774979715
Felipe Gustavo Soares da Silva
Professor da Faculdade de ciências humanas de Olinda (FACHO).Doutorando em Filosofia pelo programa de doutorado integrado UFPE-UFPB-UFRN. Mestre em Filosofia pela UFPE, especialista em didática (FALC) e em educação, pobreza e desigualdade social (UFPE). Licenciado (UFPE) e Bacharel (UNICAP) em Filosofia.Tem interesse pelo estudo da Filosofia antiga e pelo estudo da ética do cuidado e suas aplicações. Participa do grupo de pesquisa Dynamis: A filosofia antiga e seus desdobramentos, com o estudo da língua grega e leitura das obras platônicas. Ademais interessa-se pelo debate em torno da formação humana e da educação que destaque o papel do sujeito educado.
Currículo Lattes: http://lattes.cnpq.br/4773768420852292
Fernando Rodrigues de Lima Júnior
Doutorando pelo Programa de Pós-graduação em Psicologia Clínica (PPGPSI) da Universidade Católica de Pernambuco (UNICAP), vinculado à linha de pesquisa Psicopatologia fundamental e Psicanálise e bolsista pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES) - ingresso em 2021. Mestre em Educação, Culturas e Identidades pela Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE) e pela Fundação Joaquim Nabuco (FUNDAJ) - conclusão: 2020. Especialista em Ações Interventivas em Psicologia Clínica - conclusão em 2020 - e Bacharel em Psicologia - conclusão em 2017 - pela Faculdade de Ciências Humanas de Olinda (FACHO). Docente do magistério superior, vinculado ao Departamento de Psicologia da FACHO e ao Departamento de Psicologia da Faculdade Frassinetti do Recife (FAFIRE). Estudante-pesquisador membro do Laboratório de Psicopatologia fundamental e Psicanálise - UNICAP / CNPq. Pesquisador membro do grupo de pesquisas Desenvolvimento Educacional de Multimídias Sustentáveis (DEMULTS) - UFRPE / CNPq. Afinidades de estudo e pesquisa: psicologia clínica e psicologia educacional, sob a ênfase ético-epistemológica da psicanálise lacaniana, transitando por temas relacionados à subjetivação, ao tempo-espaço da adolescência e às vivências virtuais e digitais no laço social contemporâneo.
Currículo Lattes: http://lattes.cnpq.br/2378445308939577
Frederico José Machado da Silva
Doutor em Letras pela Universidade Federal de Pernambuco (2015), atualmente é professor Titular e Coordenador do Curso de Letras da Faculdade de Ciências Humanas de Olinda (FACHO), professor colaborador do Mestrado Profissional em Letras (PROFLETRAS) da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE). Também atua como professor Colaborador da Pós-Graduação em Literatura Brasileira da Faculdade Frassinetti do Recife (FAFIRE). Possui graduação em Licenciatura Dupla em Letras Inglês Português pela Faculdade Frassinetti do Recife (2006) e mestrado em Letras pela Universidade Federal de Pernambuco (2009). Tem experiência na área de Letras, com ênfase em Teoria da Literatura, Literatura, Língua Portuguesa e literatura e ensino. Atua principalmente nos seguintes temas: teatro brasileiro do século XIX, romantismo brasileiro, cultura, realismo brasileiro, realismo mágico, e literatura latino-americana.
Currículo Lattes: http://lattes.cnpq.br/4677068057535979
Guiomar Marques Gouveia de Melo
Graduação de Formação em Psicologia pela Universidade Católica de Pernambuco (1978), Licenciatura em Psicologia pela Universidade Católica de Pernambuco (1979), Bacharel em Psicologia pela Universidade Católica de Pernambuco (1977). Aperfeiçoamento em Teorias da Psicologia Clínica pela Universidade Federal de Pernambuco (1983). Mestrado em Psicologia Clínica, na área de Psicanálise e Psicopatologia Fundamental, pela Universidade Católica de Pernambuco (2001). Concursada pela Secretaria de Saúde da Prefeitura da Cidade do Recife (PCR) em 2003. Exerceu a função de psicóloga e supervisora de estágio em transtorno psíquico no CAPS José Carlos Souto de 2004 a 2013. Exerce a função de Psicoterapeuta Infantil na Policlínica Salomão Kelner desde 2014 pela Secretaria de Saúde da PCR. Professora convidada da disciplina Bioética e Humanização no Hospital do Curso de Pós-graduação em Psicologia Clínica Hospitalar da Faculdade Frassinete do Recife (FAFIRE). Professora titular da Faculdade de Ciências Humanas de Olinda no Departamento de Psicologia e na Pós-graduação em Musicoterapia e Psicologia Jurídica . Experiência na área de Psicologia Clïnica, com ênfase no diagnóstico, tratamento e prevenção de transtornos psíquicos de crianças, adolescentes e adultos.
Currículo Lattes: http://lattes.cnpq.br/7390138279827208
Humberto Caetano Cardoso da Silva
Possui graduação em Engenharia Civil pela Universidade Federal de Pernambuco (1999), Especialização em Computação com ênfase em Banco de Dados (2011), Mestrado em Gestão Empresarial pela Faculdade Boa Viagem - FBV/DeVry, aluno de Doutorado em Administração pelo PROPAD/UFPE. Atualmente é Diretor Técnico da Alliance3. Tem experiência na área de Ciência da Computação, com ênfase em segurança e governança de TI. Profissional certificado LPIC-1 (Linux Professional Institute), LPIC-2 (Linux Professional Institute), ITIL Foundation, ISO 27002 Foundation e COBIT 4.1 Foundation.
Currículo Lattes: http://lattes.cnpq.br/4594928852071554
Itamar Bezerra de Souza Filho
Mestre em Administração pela UFPE, especialista Gestão Empresarial, com mais de vinte e oito anos de experiência profissional na área de Tecnologia da Informação e Gestão, em empresas nos segmentos da indústria, comércio e serviços. Gerente de TI, Coordenador do Curso de Administração e Professor da graduação e pós-graduação da Faculdade de Ciências Humanas de Olinda - FACHO. Forte atuação em gerenciamento de projetos de infraestrutura, implantação e administração de sistemas de gestão empresarial (ERP, WMS, PCP, BI e CRM), telecomunicações, liderança de equipes, gestão de contratos e redução dos custos operacionais utilizando as melhores práticas dos frameworks PMBOK, COBIT, BPM e ITIL. Consultor em gestão estratégica e tecnologia da informação na IOTB - Gestão & Tecnologia.
Currículo Lattes: http://lattes.cnpq.br/8740482567984691
Karla Fabiana Figueiredo Luna de Menezes
Possui graduação em Psicologia pela Faculdade de Ciências Humanas de Olinda (2002); especialização em Psicologia Hospitalar pelo GPH/PE, Especialização em Intervenções em Psicologia Clínica e mestrado em Psicologia Clínica pela Universidade Católica de Pernambuco (2007). Oficial Técnica Temporária da Reserva do Exercito Brasileiro. Atualmente, docente do curso de graduação da UNIESP e dos cursos de graduação em Psicologia e pós graduação em Psicopedaogia da FACHO, psicóloga do projeto de assistência ao adolescente - da Prefeitura Municipal do Jaboatão dos Guararapes, Psicóloga do Estado de Pernambuco e Consultório particular. Tem experiência na área de Psicologia, com ênfase em Tratamento, Avaliação e Prevenção Psicológica. Doutoranda em Psicologia Clínica na Linha de Pesquisa de Família, Gênero e Interação Social, da Universidade Católica de Pernambuco.
Currículo Lattes: http://lattes.cnpq.br/4684670921390029
Ladjane de Fátima Ramos Caporal
Possui graduação em Licenciatura e formação em Psicologia pela Faculdade de Ciências Humanas de Olinda (1991), Mestre em Extensão Rural e Desenvolvimento Local, pela UFRPE, MBA em gestão de Pessoas pela Fundação Getúlio Vargas (Brasília) e especialização em psicologia clínica de abordagem analítica pela Universidade Católica de Pernambuco . Atuou por mais de 5 anos na clínica de adulto, criança e adolescente e por mais de 20 anos junto a projetos de Desenvolvimento Rural Sustentável e Meio Ambiente no âmbito da cooperação internacional em vários estados do Brasil, também atuou como professora temporária da UFRPE. Atualmente é professora da graduação e pós-graduação da FACHO e supervisora de clínica da Facho
Currículo Lattes: http://lattes.cnpq.br/2906870177522167
Luciano Borges de Souza
Doutor e mestre em Antropologia pela UFPE, especialista em docência do ensino superior, graduado em História, atua como Professor na FACHO e no Núcleo da EaD da UFRPE e como Coordenador geral dos museus de Olinda, dirigindo o Museu do Mamulengo. É autor do livro Carnaval do Recife: Um reinado de três dias, publicado pela editora Livro Rápido em 2009 e reeditado pela Bagaço em 2013. Artesão em Crochê reconhecido pelo PAB.
Currículo Lattes: http://lattes.cnpq.br/9060690061824728
Marcos Antonio de Andrade Nunes
Possui graduação em Psicologia pela Universidade Católica de Pernambuco (1978) e mestrado em Psicologia Clínica pela Universidade Católica de Pernambuco (2007). Professor assistente da Faculdade de Ciências Humanas de Olinda e Coordenador do curso de Especialização em Psicolgia Hospitalar e Saúde do EPSI-Pb. Diretor da SBPH gestão 2005-2007. Tem experiência na área de Psicologia, com ênfase em Psicologia Clínica e Psicologia Hospitalar, atuando principalmente nos seguintes setores: formação hospitalar, supervisão clínica e hospitalar, docência e acompanhamento psicoterapêutico
Currículo Lattes: http://lattes.cnpq.br/2219001278039884
Maria Ângela de Mello Cassundé Portella
Psicóloga pela UFPE. Mestre em Psicologia Cognitiva pela UFPE. Professora e Supervisora de Estágio da Graduação da Faculdade de Ciências Humanas de Olinda. Professora da Pós-graduação em Psicomotricidade Relacional - ÍCONE. Professora Conteudista e Formadora da UAB- IFPE. Psicóloga Clínica. Psicóloga Escolar - Colégio APOIO.
Currículo Lattes: http:// http://lattes.cnpq.br/9268026060734278
Maria Dalvaneide de Oliveira Araújo
Doutoranda do Programa Ciências da Educação, da Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação da Universidade de Coimbra. Mestre em Educação pela UFPE ? Universidade Federal de Pernambuco (2008). Graduada em PEDAGOGIA pela FACULDADE DE CIÊNCIAS HUMANAS DE OLINDA (2003). Participa grupo de pesquisa da plataforma CNPq: Educação, Metodologias e tecnologias (EDUCAT). Desenvolve pesquisas e atividades de extensão focalizando Formação Humana e Cuidado de Si. Coordenadora do Curso de Pedagogia da FAREC.
Currículo Lattes: http://lattes.cnpq.br/1786061449664963
Maria de Fátima Cristina Poças Amorim Casa Nova
Possui graduação em Psicologia pela Faculdade de Ciências Humanas de Olinda (1984) e mestrado em Serviço Social pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (2004). Professora de Graduação e Pós-Graduação nas seguintes Faculdades: Faculdade de Ciências Humanas Esuda, Faculdade de Ciências Humanas de Olinda, Faculdade dos Guararapes e LIBERTAS. Foi Coordenadora do Núcleo de Apoio Psicopedagógico na Faculdade dos Guararapes de 2010 a 2015 e Coordenadora de Clínica Escola Integrada FG Comunidade na Faculdade dos Guararapes de 2015 a 2018. Trabalhou onze anos como professora de Graduação na Universidade Luterana do Brasil - Ulbra/RS. Faz consultoria em Psicologia Organizacional e hoje é Consultora em Psicologia Educacional, Diretora da Clínica Humanythas. Tem experiência na área de Psicologia, com ênfase em Psicologia Social, Educacional e Clínica, atuando principalmente nos seguintes temas: aprendizagem, educação, ensino e aprendizagem, grupo e escola. Atuando desde 1990 em Psicologia Clínica. Ênfase na Terapia de Família e Casal e atendimento a Terceira Idade.
Currículo Lattes: http://lattes.cnpq.br/4613041876167172
Maria de Fátima Mendonça Canedo
Possui graduação em Licenciatura e Formação em Psicologia pela Faculdade de Ciências Humanas de Olinda (1986) e mestrado em Psicologia Clínica pela Universidade Católica de Pernambuco (2004). Curso de Especialização em Metodologia do Ensino Superior na Facho (1999). Consultório Particular de Psicologia. Tem experiência na área de Psicologia, com ênfase em Intervenção Terapêutica
Currículo Lattes: http://lattes.cnpq.br/3042478100459450
Maria Marcia Pereira de Santana
Possui graduação em Psicologia pela Faculdade de Ciências Humanas ESUDA (1998).Trabalha na área de Psicologia Clinica e Avaliação Psicológica há 21 anos. Diretora da Empresa Ação Assessoria e Gestão em RH. Exercendo trabalho com Avaliação Psicológica, Supervisão, promovendo cursos e atendimento psicológico. Professora do Curso de Psicologia da Faculdade de Ciências Humanas de Olinda- FACHO com as disciplinas: Avaliação em Psicologia e Psicodiagnóstico do Rorschach. Professora da Faculdade dos Guararapes- FG com as disciplinas Processos de Avaliação Psicológica, Instrumentos e Recursos da Avaliação Psicológica e Bases da Avaliação Psicológica. Professora orientadora de Estágio Supervisionado do Curso de Pós-graduação em Psicologia do trânsito pela Faculdade - ALPHA e na Pós-graduação de Terapia Cognitivo-Comportamental pela FACHO/OLINDA com a disciplina: Avaliação Psicológica na TCC. Cursou as disciplinas do Mestrado em Psicologia Clínica: Pesquisa em Clínica com Família (2017), Dinâmica do Grupo Familiar e Intervenções Clínicas e Intervenções na Clínica com Família (2018) na Universidade Católica de Pernambuco.
Currículo Lattes: http://lattes.cnpq.br/6098459391886316
Mércia Aparecida Souza de Melo Silva
Possui graduação em Psicologia - Bacharelado/Licenciatura e Formação pela Universidade Católica de Pernambuco (1972). Desde 1976 é professora assistente da Faculdade de Ciências Humanas de Olinda. atuando principalmente nos seguintes temas: Psicologia Clinica (Aconselhamento Psicológico e Psicologia Analítica), Psicologia Social, Dinâmica de Grupos e Relações Humanas (Laboratório Terapeutico) e Dinâmica de Grupo e Relações Humanas II (Grupos Operativos e Psicoterápicos).
Currículo Lattes: http://lattes.cnpq.br/5022006957734392
Philipe Aguiar Pacheco dos Santos
Possui graduação pela UNIBRATEC (2006). Atualmente é servidor publico federal na área de informática da Universidade Federal de Pernambuco e professor de Libras da Faculdade de Ciências Humanas de Olinda, graduando em Letras-Libras pela UFPE e Especialista em LIBRAS pela Universo (2019). Tem experiência na área de Administração de rede, Suporte técnico e Suporte a ambiente virtual de aprendizagem (AVA), tradução e interpretação português - Libras - português e docência em introdução à Libras.
Currículo Lattes: http://lattes.cnpq.br/9775753908353739
Rafael Sampaio Octaviano de Souza
Possui graduação em Ciências Biológicas - Bacharelado pela Universidade Federal de Pernambuco (2002), mestrado em Ciências Biológicas (Botânica) pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (2010), doutorado em História das Ciências e das Técnicas e Epistemologia.
Renata Soriano de Souza Tavares
Mestra em Letras pela Universidade Federal de Pernambuco-UFPE (2010), especialista em Literatura Brasileira pela Faculdade Frassinetti do Recife- FAFIRE (2006), graduada em licenciatura em Letras pela Faculdade Frassinetti do Recife- FAFIRE (2004). Atua na área de Letras, principalmente nos seguintes temas: Literatura Brasileira, Teoria da Literatura e Língua portuguesa
Currículo Lattes: http://lattes.cnpq.br/1748422629242249
Rosangela Vieira Dornelas Câmara Paes
Escritora.Trabalha na área de Psicologia Clínica e Psicologia do Esporte, Diretora da Empresa RD SPORTS/ Assessoria Esportiva-Recife/PE. Professora do Curso de Psicologia da FACHO-OLINDA/PE e FPS-RECIFE/PE. Professora do Curso de Pós-graduação em Fisioterapia Esportiva pela FACOTTUR. Coordenadora do curso de pós-graduação em Terapia Cognitiva-Comportamental da FACHO/OLINDA. Psicóloga Esportiva da RD SPORTS/Recife-PE. Psicóloga Esportiva da CBPM - Confederação Brasileira de Pentatlo Moderno/ Pernambuco.Possui graduação em Psicologia pela Universidade Catolica de PE (2001); cursou a disciplina de Psicologia do Esporte na Escola Superior de Educação Física (2002), Pós-graduada em Treinamento Desportivo pela UniFMU no Estado de São Paulo (2003) e cursou a disciplina do Mestrado em Psicologia Clínica: Cultura e Subjetividade pela Universidade Católica de Pernambuco (2005). Mestra na área de Ciências da Religião pela UNICAP - PE (2011). Pós-graduação em Terapia Cognitivo-Comportamental na FAFIRE/PE (2013). Tem experiência na área Clínica e na área da Psicologia Esportiva, realizando Intervenções Psicológicas em grupos e atendimentos individuais em atletas de alto rendimento e não atletas. Desde 2001 é consultora na área de Psicologia do Esporte trabalhando em Associações Esportivas, Federações e Clubes no Estado de Pernambuco. Campeã da Liga de Basquete Feminina (LBF) 2012/2013 e Vice Campeã da LBF 2013/2014, 2014/2015 e 2016/2017, fazendo parte da Equipe Multidisciplinar de basquete feminino do Sport Club do Recife, Clube América Recife e Uninassau Recife, como Psicóloga Esportiva.
Currículo Lattes: http://lattes.cnpq.br/6442161984494484
Rosevanya Fortunato de Albuquerque
Mestrado em Educação, Culturas e Identidades pela Universidade Federal Rural de Pernambuco/Fundação Joaquim Nabuco (2017) e Especialização em Educação Integral, Cidadania e Inclusão Social pela Universidade Federal Rural de Pernambuco (2010) e em Jornalismo Cultural pela Universidade Católica de Pernambuco (2006). Possui graduação em Comunicação Social com habilitação em Jornalismo pela Universidade Católica de Pernambuco (2004) e em Gestão de Recursos Humanos pelo Centro Universitário Maurício de Nassau/UNINASSAU (em andamento). Tem experiência profissional nas áreas de Comunicação (mídias, educomunicação e assessoria) e de Educação, com ênfase em Política Educacional de Educação Integral. Como educadora, foi docente na Universidade Federal do Espírito Santo (UFES) e na Universidade Federal de São João del Rei (UFSJ-MG). Ainda tem experiência como professora de Educação Integral na Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE) e na Faculdade de Ciências Humanas de Olinda (FACHO). Como formadora, atuou no Programa Conexões de Saberes pelas Universidades Federal e Federal Rural de Pernambuco (UFPE e UFRPE). Possui experiência como pesquisadora de Organismos Internacionais, da Fundação Joaquim Nabuco (Fundaj) e da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE). Além disso, tem conhecimento em Facilitação para Grupos de Trabalho e em Comunicação Construtiva e Práticas Restaurativas nas Organizações.
Currículo Lattes: http://lattes.cnpq.br/4957752038196176
Sony Cléa de Souza Santos
Possui graduação em Psicologia Clínica pelo Facho - Fac.Ciências Humanas de Olinda(1987), graduação em psicologia pela Faculdade de Ciências Humanas de Olinda(1987), especialização em INTERVENSÃO PSICOSSOCIAL JURIDICA pelo Facho - Fac.Ciências Humanas de Olinda(2008), especialização em Administração de Recursos Humanos pelo Centro de Estudos Superiores de Maceió(1990) e aperfeicoamento em Extensão em Complementação do Magistério Superior pelo Centro Universitário Internacional(2009). Atualmente é Coordenadora de Pós-Graduação do Facho - Fac.Ciências Humanas de Olinda, Docente da FAINTIVISA, Docente Pós-graduação da FAINTIVISA e Psicologa da Consultório.
Currículo Lattes: http://lattes.cnpq.br/9237920480285849
Suelany Christtiny Ribeiro Mascena
É doutora em Teoria da Literatura pela Universidade Federal de Pernambuco, mestre em Literatura e Cultura pela Universidade Federal da Paraíba e graduada em Letras- Inglês pela Fundação de Ensino Superior de Olinda( (FUNESO). Atualmente é Professora do curso de Letras da Faculdade de Ciências Humanas de Olinda(FACHO), PE. Tem experiência na área de Letras, com ênfase em Literaturas africanas em língua portuguesa, atuando nos seguintes temas: literatura infantojuvenil, memória, tradição, oralidade e estudos pós-coloniais. É autora do livro infantil " Os cachinhos de Cecília", é apaixonada por estórias e brincriações vocabulares que perpassam o imaginário brasileiro e o além-mar.
Currículo Lattes: http://lattes.cnpq.br/5194660366821010
Tania Maria Toscano Brito
Tem experiência na área de Psicologia Clínica, com ênfase em Psicologia do Desenvolvimento Humano e Sintomas Patológicos da sociedade atual. Supervisora de Estágio Curricular em Psicologia Clínica na Faculdade de Ciências Humanas de Olinda-Facho há 39 anos. Atividade docente no Projeto Recriar da Clínica Psicológica e na Oficina Pedagógica, com atendimentos a crianças com sintomas de dificuldade escolares e orientações a pais e professores. Experiência como Docente da Educação Infantil à Pós-graduação. Supervisora do projeto Pró-gestar. Atendimentos a crianças e adolescentes de casas de acolhimento e em processo de adoção. Psicóloga Escolar. Psicóloga Clínica com Atendimento a crianças, adolescentes, adultos e idosos em empresas com consultório particular há 39 anos. . Voluntária do Instituto Irma de Castro com atendimentos às famílias da creche mantida por esse Instituto.
Currículo Lattes: http://lattes.cnpq.br/5926128090977133
Verônica Chaves Carrazzone
Mestre em Ciências Sociais pela Universidade Federal de Pernambuco UFPE (2004); graduada em Psicologia (1996), e em Educação Artística (1987), também pela UFPE; com especialização em Psicologia Escolar (1996) e Clínica Infantil (1998); Terapeuta Comunitária, pela UFCE (2005). Atualmente coordenadora e professora do curso de psicologia da FACHO - Faculdade de Ciências Humanas de Olinda. Tem experiência na área de Psicologia clínica e escolar, consultora na área organizacional, atuou na casa de detenção feminina do Recife a e na unidade de puericultura do hospital das clínicas como terapeuta comunitária. Ministrou curso no Hospital das Clínicas sobre manejo, apoio e incentivo ao aleitamento materno para ACS. Pelo CISAM\UPE ministrou palestra interativa "cuidando de quem cuida" na seção de Educação Continuada. Atuando principalmente nos seguintes temas: Direitos Humanos, relacionamento interpessoal; gênero e sexualidade; liderança; rede de atenção e prevenção ao abuso e violência contra a criança e o adolescente; metodologia de organização social; autonomia e Reforma Agrária. Em Instituições de Ensino Superior lecionou para as turmas de psicologia as disciplinas de introdução à psicologia, Ética profissional, Direitos Humanos, orientação Profissional. Exerceu também a Coordenadora do LAPE ? Laboratório de Apoio Pedagógico, da Faculdade dos Guararapes. Na UFPE participou do Projeto do MEC, Conexão de Saberes. E também na UFPE participou do Projeto de Extensão Diálogos Suape. Na graduação lecionou ainda as disciplinas de Psicologia para as turmas de Ciência da Computação, Administração e Direito, Gestão do Atendimento ao Cliente, Criatividade e Responsabilidade Social; na pós-graduação de Enfermagem do Trabalho, a disciplina Seminário de Integração; na pós-graduação de Turismo Rural, a disciplina Dinâmica Social das Comunidades Rurais; e na pós-graduação de Gestão de Pessoas, a disciplina Gestão de Conflito e Estratégias de Negociação. Ainda na área de Educação, atuou também como professora de arte-educação da 1ª a 8ª séries e coordenou o setor de psicologia. No legislativo Municipal atuou na Primeira Secretaria da Câmara e desenvolve projetos comunitários. Como consultora, participou do Projeto para fortalecimento da Rede Integrada de Atendimento à Criança e ao Adolescente de Camaragibe (financiado pelo BNDES), e no Ministério de Desenvolvimento Agrário foi responsável pelo gerenciamento das Ações da Reforma Agrária em Pernambuco, atuando também como pesquisadora na área de Metodologia de Organização Social. Como psicóloga clínica, atuou como Psicoterapeuta e Ludoterapeuta, desenvolvendo um trabalho integrado com diversos profissionais da área de saúde. Conselheira do CRP 02 gestão 2010-2013, coordenando a comissão de educação; vice-presidente do CRP 02 de 2017-2018, atualmente conselheira coordenadora da comissão de educação e da comissão de especialista; foi vice-presidente da ONG Espaço Família e; atualmente compõe a diretoria da Associação Brasileira do Ensino da Psicologia - ABEP.
Currículo Lattes: http://lattes.cnpq.br/4119234507678300
Viviane Villarouco de Andrade Henrique
GRADUADA em Ciências Biológicas (FAFIRE), ESPECIALISTA em Morfologia (UFPE) e MESTRE em Ensino das Ciências (UFRPE). Docente da Faculdade de Ciências Humanas de Olinda (FACHO), com atuação em programas de pós-graduação em Ensino a Distancia (UFPE/CEAD/MEC), É professora da Secretaria de Educação da Prefeitura do Recife e atua na função técnica-pedagógica na Unidade de Tecnologia SE/Prefeitura do Recife. Áreas de concentração: Tecnologia na educação, Ensino de ciências, Ensino a distância, Morfologia humana, Anatomofisiologia.
Currículo Lattes: http://lattes.cnpq.br/6261580695210386
Zirlana Menezes Teixeira
Possui graduação em Filosofia pela Universidade Católica de Pernambuco (2009), graduação em Formação de Psicologo pela Faculdade de Ciências Humanas de Olinda (1987), graduação em Lic Psicologia pela Faculdade de Ciências Humanas de Olinda (1986) e mestrado em Comunicação pela Universidade Federal de Pernambuco (2003). Atualmente é professor adjunto da Faculdade de Ciências Humanas de Olinda na orientação de trabalhos de conclusão de curso, supervisão de estágio em Psicologia Organizacional e docência das disciplinas Psicologia Organizacional, Fundamentos do Humanismo, Fenomenologia e Existencialismo e Fundamentos Filosóficos da Educação. É professora convidada dos cursos de pós-graduação em Gestão de Pessoas na Faculdade de Filosofia de Caruaru e pós-graduação em Psicologia Organizacional. Tem experiência na área de Psicologia, com ênfase em Psicologia do Trabalho e Organizacional, atuando principalmente nos seguintes temas: organização de trabalho, desenvolvimento humano, saúde mental, adoecimento no trabalho e andragogia.
Currículo Lattes: http://lattes.cnpq.br/1076648496006092