Curso de Enfermagem - FACHO
Este website utiliza cookies para oferecer uma melhor experiência de navegação. Ao utilizar este website, você concorda com o uso de cookies, conforme descrito na nossa Política de Cookies. Você também poderá alterar suas preferências a qualquer momento através da nossa ferramenta de Preferência dos Cookies. Para informações de como tratamos seus dados pessoais, consulte a nossa Política de Privacidade.

FACHO - Política de Privacidade

Esta política estabelece como ocorre o tratamento dos dados pessoais dos visitantes dos sites dos projetos gerenciados pela FACHO.

As informações coletadas de usuários ao preencher formulários inclusos neste site serão utilizadas apenas para fins de comunicação de nossas ações.

O presente site utiliza a tecnologia de cookies, através dos quais não é possível identificar diretamente o usuário. Entretanto, a partir deles é possível saber informações mais generalizadas, como geolocalização, navegador utilizado e se o acesso é por desktop ou mobile, além de identificar outras informações sobre hábitos de navegação.

O usuário tem direito a obter, em relação aos dados tratados pelo nosso site, a qualquer momento, a confirmação do armazenamento desses dados.

O consentimento do usuário titular dos dados será fornecido através do próprio site e seus formulários preenchidos.

De acordo com os termos estabelecidos nesta política, a FACHO não divulgará dados pessoais.

Com o objetivo de garantir maior proteção das informações pessoais que estão no banco de dados, a FACHO implementa medidas contra ameaças físicas e técnicas, a fim de proteger todas as informações pessoais para evitar uso e divulgação não autorizados.

fechar

Cursos

- Enfermagem

Informações Gerais

O curso de Enfermagem na FACHO

O enfermeiro a ser formado pela FACHO será pautado pela visão generalista. A formação profissional o capacitará a atuar sob a égide da ética durante o processo saúde-doença em seus diversos níveis de atenção, desenvolvendo ações de promoção da saúde e qualidade de vida, prevenção de agravos, recuperação e reabilitação da saúde, de forma integralizada, comprometida socialmente com a população, com o resgate da cidadania e em consonância com os princípios do Sistema Único de Saúde.

A formação também privilegia a compreensão do profissional em reconhecer-se como sujeito na gerência e organização do cuidar, responsável pela formação de recursos humanos e coordenação do processo de trabalho da equipe de enfermagem, capaz de conjugar a arte e a ciência do cuidar.

Vagas e Turno

Número de vagas oferecidas:
100 (cem) vagas anuais, sendo 50 (cinquenta) vagas a cada semestre letivo.

Turno de Funcionamento:
Horário Matutino: das 8:00h às 12h30
Vespertino: das 13:30 às 18:00h.

Laboratórios

O curso dispõe de seis modernos e completos laboratórios para a aprendizagem prática dos alunos, a partir do 1º período.

Matriz Curricular

Concepção pedagógica que considera o aluno como um sujeito ativo, participativo e dotado de experiências e vivências que contribuirão significativamente no processo de aprendizagem.

Professor facilitador, mediando a relação entre o sujeito que aprende e o objeto a ser aprendido.

Conteúdos organizados sob a forma de disciplinas, porém com estreita relação entre si, conduzindo à integralidade.

Distribuição em 10 (dez) períodos letivos com carga horária total de 4.000h.

Oferta de disciplinas eletivas de grande relevância para o profissional como: Teoria e Técnica de redação.

Coordenação do Curso

Coordenadora: Professora Ma. Vânia Maria Silva de Moraes


Fale com a gestão do seu curso: coordenacaoenfermagem@facho.br

Planos de Disciplinas do Curso de Enfermagem - 2018 / 2021

Aqui você pode adquirir seus Planos de Disciplinas referente ao curso de Enfermagem.

Download

Planos de Disciplinas do Curso de Enfermagem - 2007 / 2017

Aqui você pode adquirir seus Planos de Disciplinas referente ao curso de Enfermagem.

Download

Perfil de Egresso

Conheça o perfil do aluno egresso

O perfil do enfermeiro a ser formado pela Faculdade de Ciências Humanas de Olinda, será pautado pela visão generalista, humanística, solidária, crítica e reflexiva. A formação profissional capacitará Enfermeiros a atuar sob a égide da ética durante o processo saúde-doença em seus diversos níveis de atenção, desenvolvendo ações de promoção da saúde e qualidade de vida, prevenção de agravos, recuperação e reabilitação da saúde, de forma integralizada, comprometida socialmente com a população, com o resgate da cidadania e em consonância com os princípios do Sistema Único de Saúde.

A formação também privilegia a compreensão do profissional se reconhecer como sujeito na gerência e organização do cuidar, responsável pela formação de recursos humanos e coordenação do processo de trabalho da equipe de Enfermagem, capaz de conjugar a arte e a ciência do cuidar. A visão estratégica de racionalização e utilização de recursos da comunidade onde atua marcará a ação do profissional inserido no contexto e, ao mesmo tempo, reconhecendo, se apropriando e potencializando a estrutura social e as possibilidades de melhorar a qualidade de vida da população.

PPC



Matriz Curricular



Corpo Docente

Flávia Maria Barros Lavra

Enfermeira graduada pela Fundação Superior de Olinda-FUNESO. Especialista em Enfermagem em Psiquiatria. Pós-graduada em Saúde da Família na Atenção Primária. MBA em Gestão em Saúde e Controle de Infecção Hospitalar.


Currículo Lattes: http://lattes.cnpq.br/7341475011759019

Luciano Borges de Souza

Doutor e mestre em Antropologia pela UFPE, especialista em docência do ensino superior, graduado em História, atua como Professor na FACHO e no Núcleo da EaD da UFRPE e como Coordenador geral dos museus de Olinda, dirigindo o Museu do Mamulengo. É autor do livro Carnaval do Recife: Um reinado de três dias, publicado pela editora Livro Rápido em 2009 e reeditado pela Bagaço em 2013. Artesão em Crochê reconhecido pelo PAB.


Currículo Lattes: http://lattes.cnpq.br/9060690061824728

Vania Maria Silva de Moraes

Possui graduação em Enfermagem pela Faculdade De Enfermagem Nossa Senhora das Graças. FENSG. FESP. (1990). Especialista em Obstetrícia; Terapia intensiva; Educação em saúde. Mestre em gestão e economia da saúde. Docente da Faculdade de Ciências Humanas de Olinda-FACHO. Pertence ao quadro efetivo da Policia Militar de Pernambuco (CMH) e Fundação de Hemoterapia e Hematologia de Pernambuco (HEMOPE). Enfermeira assistencial com ênfase em terapia intensiva / urgência e emergência.


Currículo Lattes: http://lattes.cnpq.br/8618234528173499

Eventos

Nossos Eventos

Notícias




Encontros no Recife discutem enfermagem da fase neonatal à adolescência

UOL - 15/09/2015

Estão abertas as inscrições para o I Encontro Norte-Nordeste de Enfermagem Neonatal, Pediátrica e Adolescência, V Encontro Pernambuco de Enfermagem Neonatal e IV Encontro Pernambuco de Enfermagem Pediátrica e Adolescência. Os eventos acontecerão de 24 a 26 de setembro, sob a coordenação da Associação Brasileira de Enfermagem – Seção Pernambuco, no auditório Alice Figueira, no Imip.

LEIA TAMBÉM:

Os encontros, na área de atenção à saúde da criança e do adolescente, têm como tema central a Enfermagem baseada em evidências: ensino, pesquisa e práticas no cuidado contínuo do recém-nascido, criança, adolescente e família.

Entre os assuntos debatidos por profissionais da área em mesas redondas, palestras e conferências, Educação em saúde como prática mobilizadora do protagonismo na adolescência; Saúde mental da família, uma construção coletiva e intervenção de enfermagem e também Uso de substâncias psicoativas na adolescência.

Os interessados podem buscar mais informações pelo telefone (81) 3231.1957 ou pelo e-mail secretaria@abenpe.com.br

Revistas e Artigos




Quesito Raça/Cor: um olhar para as particularidades raciais na saúde da cidade do Recife

Robélia do Nascimento Lopes, Solange Mota Duarte, Maria de Fátima Neves Cabral - Travessia 2010

O presente artigo traz uma análise sobre a saúde da população negra focando na importância da implementação do quesito raça/cor nos formulários do Sistema de Informação da Saúde da Cidade do Recife. Nesse sentido, considera-se o referido quesito um instrumento estratégico para a construção do perfil epidemiológico desse segmento social, possibilitando, assim, a elaboração de uma política de saúde que atenda as particularidades de negros e negras, com vistas a garantir os princípios do Sistema Único de Saúde (igualdade, universalidade e integralidade). Essa abordagem resgata aspectos sócio-econômicos, culturais e políticos desse coletivo racial e sua relação com o processo saúde-doença.

Infecções Relacionadas à Assistência à Saúde na UTI Pediátrica: Incidência e Fatores de Risco

Josie Lílian Petrício, Larissa Cunha Alves, Eugênia Silva de Souza, Laura Gisele Feitosa Garcia - Travessia 2009

As infecções ocorridas em serviços de assistência à saúde representam um problema de abrangência mundial, constituindo-se uma das principais causas de morbidade e letalidade associadas aos procedimentos clínicos, diagnósticos e terapêuticos prestados à população. Este é um estudo exploratório – descritivo, de abordagem quanti-qualitativa, com o objetivo de analisar a incidência das Infecções de Corrente Sanguínea (ICC), Infecções do Trato Urinário (ITU) e Pneumonias (PNM) relacionadas à utilização de Cateter Venoso Central (CVC), Sonda Vesical de Demora (SVD) e Ventilação Mecânica (VM) na Unidade de Terapia Intensiva (UTI) pediátrica, a partir da utilização do Sistema de Vigilância Epidemiológica das Infecções, notificadas no período de Março de 2008 a Março de 2009. O Serviço de Controle de Infecção Hospitalar possui inúmeros desafios com o aumento do fluxo das intervenções de alta complexidade que se traduzem em mais procedimentos invasivos que abrem novas oportunidades de ocorrência da infecção hospitalar.

Galerias

Confira a nossa galeria de eventos

fechar
fechar
fechar