Curso de Enfermagem - FACHO
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Cursos

- Enfermagem

Informações Gerais

O curso de Enfermagem na FACHO

O enfermeiro a ser formado pela FACHO será pautado pela visão generalista. A formação profissional o capacitará a atuar sob a égide da ética durante o processo saúde-doença em seus diversos níveis de atenção, desenvolvendo ações de promoção da saúde e qualidade de vida, prevenção de agravos, recuperação e reabilitação da saúde, de forma integralizada, comprometida socialmente com a população, com o resgate da cidadania e em consonância com os princípios do Sistema Único de Saúde.

A formação também privilegia a compreensão do profissional em reconhecer-se como sujeito na gerência e organização do cuidar, responsável pela formação de recursos humanos e coordenação do processo de trabalho da equipe de enfermagem, capaz de conjugar a arte e a ciência do cuidar.

Vagas e Turno

Número de vagas oferecidas:
100 (cem) vagas anuais, sendo 50 (cinquenta) vagas a cada semestre letivo.

Turno de Funcionamento:
Horário Matutino: das 8:00h às 12h30
Vespertino: das 13:30 às 18:00h.

Laboratórios

O curso dispõe de seis modernos e completos laboratórios para a aprendizagem prática dos alunos, a partir do 1º período.

Matriz Curricular

Concepção pedagógica que considera o aluno como um sujeito ativo, participativo e dotado de experiências e vivências que contribuirão significativamente no processo de aprendizagem.

Professor facilitador, mediando a relação entre o sujeito que aprende e o objeto a ser aprendido.

Conteúdos organizados sob a forma de disciplinas, porém com estreita relação entre si, conduzindo à integralidade.

Distribuição em 10 (dez) períodos letivos com carga horária total de 4.000h.

Oferta de disciplinas eletivas de grande relevância para o profissional como: Teoria e Técnica de redação.

Coordenação do Curso

Coordenadora: Professora Ma. Vânia Maria Silva de Moraes


Fale com a gestão do seu curso: coordenacaoenfermagem@facho.br

Planos de Disciplinas do Curso de Enfermagem - 2018 / 2021

Aqui você pode adquirir seus Planos de Disciplinas referente ao curso de Enfermagem.

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Planos de Disciplinas do Curso de Enfermagem - 2007 / 2017

Aqui você pode adquirir seus Planos de Disciplinas referente ao curso de Enfermagem.

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Perfil de Egresso

Conheça o perfil do aluno egresso

O perfil do enfermeiro a ser formado pela Faculdade de Ciências Humanas de Olinda, será pautado pela visão generalista, humanística, solidária, crítica e reflexiva. A formação profissional capacitará Enfermeiros a atuar sob a égide da ética durante o processo saúde-doença em seus diversos níveis de atenção, desenvolvendo ações de promoção da saúde e qualidade de vida, prevenção de agravos, recuperação e reabilitação da saúde, de forma integralizada, comprometida socialmente com a população, com o resgate da cidadania e em consonância com os princípios do Sistema Único de Saúde.

A formação também privilegia a compreensão do profissional se reconhecer como sujeito na gerência e organização do cuidar, responsável pela formação de recursos humanos e coordenação do processo de trabalho da equipe de Enfermagem, capaz de conjugar a arte e a ciência do cuidar. A visão estratégica de racionalização e utilização de recursos da comunidade onde atua marcará a ação do profissional inserido no contexto e, ao mesmo tempo, reconhecendo, se apropriando e potencializando a estrutura social e as possibilidades de melhorar a qualidade de vida da população.

PPC



Matriz Curricular



Corpo Docente

Flávia Maria Barros Lavra

Possui graduação em Enfermagem pela Fundação Superior de Olinda; Mestre em Enfermagem pela Universidade de Pernambuco; Doutoranda do Programa de Inovações Terapêuticas da UFPE. Especialista em Programa de Saúde da Família; Especialista em Psiquiatria; MBA em Gestão e Controle de Infecção Hospitalar; Aperfeiçoamento em Saúde do Idoso. Atualmente é docente da Faculdade de Ciências Humanas de Olinda e da Faculdade FASUP. Tem experiência na área de Enfermagem e Docência em Enfermagem.


Currículo Lattes: http://lattes.cnpq.br/7341475011759019

Vania Maria Silva de Moraes

Possui graduação em Enfermagem pela Faculdade De Enfermagem Nossa Senhora das Graças- FENSG- FESP. (1990).Mestre em gestão e economia da saúde-PPGES-UFPE. Doutoranda do programa de inovação terapêutica -PPGIT. Especialista em Obstetrícia; Terapia intensiva; Educação em saúde. Docente da Faculdade de Ciências Humanas de Olinda-FACHO. Pertence ao quadro inativo-Aposentada da Policia Militar de Pernambuco (CMH) e Fundação de Hemoterapia e Hematologia de Pernambuco (HEMOPE). Enfermeira assistencial com ênfase em terapia intensiva / urgência e emergência.


Currículo Lattes: http://lattes.cnpq.br/8618234528173499

Eventos

Nossos Eventos

Notícias




Fundamentos do Humanismo, Existencialismo e Fenomenologia

Comunicação - 22/09/2022

A Direção Executiva Acadêmica da Faculdade de Ciências Humanas de Olinda (FACHO), no uso de suas atribuições regimentais, torna público os critérios de inscrição e seleção de monitores para a disciplina de Fundamentos do Humanismo, Existencialismo e Fenomenologia, lecionada no curso de Psicologia desta IES no curso do semestre 2022.2.

Revistas e Artigos




Quesito Raça/Cor: um olhar para as particularidades raciais na saúde da cidade do Recife

Robélia do Nascimento Lopes, Solange Mota Duarte, Maria de Fátima Neves Cabral - Travessia 2010

O presente artigo traz uma análise sobre a saúde da população negra focando na importância da implementação do quesito raça/cor nos formulários do Sistema de Informação da Saúde da Cidade do Recife. Nesse sentido, considera-se o referido quesito um instrumento estratégico para a construção do perfil epidemiológico desse segmento social, possibilitando, assim, a elaboração de uma política de saúde que atenda as particularidades de negros e negras, com vistas a garantir os princípios do Sistema Único de Saúde (igualdade, universalidade e integralidade). Essa abordagem resgata aspectos sócio-econômicos, culturais e políticos desse coletivo racial e sua relação com o processo saúde-doença.

Infecções Relacionadas à Assistência à Saúde na UTI Pediátrica: Incidência e Fatores de Risco

Josie Lílian Petrício, Larissa Cunha Alves, Eugênia Silva de Souza, Laura Gisele Feitosa Garcia - Travessia 2009

As infecções ocorridas em serviços de assistência à saúde representam um problema de abrangência mundial, constituindo-se uma das principais causas de morbidade e letalidade associadas aos procedimentos clínicos, diagnósticos e terapêuticos prestados à população. Este é um estudo exploratório – descritivo, de abordagem quanti-qualitativa, com o objetivo de analisar a incidência das Infecções de Corrente Sanguínea (ICC), Infecções do Trato Urinário (ITU) e Pneumonias (PNM) relacionadas à utilização de Cateter Venoso Central (CVC), Sonda Vesical de Demora (SVD) e Ventilação Mecânica (VM) na Unidade de Terapia Intensiva (UTI) pediátrica, a partir da utilização do Sistema de Vigilância Epidemiológica das Infecções, notificadas no período de Março de 2008 a Março de 2009. O Serviço de Controle de Infecção Hospitalar possui inúmeros desafios com o aumento do fluxo das intervenções de alta complexidade que se traduzem em mais procedimentos invasivos que abrem novas oportunidades de ocorrência da infecção hospitalar.

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