Clínica-escola da FACHO
A clínica-escola se constitui como lugar de estágios e como lugar de acolhimento para as pessoas que procuram seus serviços.
O termo escola serve para qualificar a atividade clínica, apreendendo o sentido de escola em sua concepção mais ampla de ensino-aprendizagem, de educação e de formação; vinculados aos interesses sociais e valores de cada cultura.
O que a clínica oferece?
- Serviços de Psicologia relacionados com a política do compromisso social, da formação e da atuação profissional dos psicólogos.
- Estágios Básicos e Específicos exercitando competências e habilidades que promovam a construção de conhecimento, fecundada pelo diálogo teórico-prático, numa clínica ampliada.
Metas
- Ampliação das possibilidades de acesso da comunidade aos serviços
oferecidos pela clínica, capacitando o aluno-estagiário a fazer uma leitura das diferentes demandas, levando-o a planejar alternativas de intervenção.
- Ampliação da interlocução com diferentes instituições na perspectiva da inserção do psicólogo clínico nos diversos cenários sociais.
Como os serviços são oferecidos?
Através dos Projetos que asseguram a especificidade da experiência clínica
enfatizando as questões sobre a família, a infância, as psicoses e o autismo,
adolescência e a maturidade.
- PROJETO RECRIAR – atende crianças até 10 anos, seus pais e/ou responsáveis
Constitui-se como espaço de escuta e de intervenção clínica, junto às crianças e seus pais, possibilitando a expressão e elaboração das dificuldades existentes nas famílias. Tem como perspectiva o restabelecimento do contato e da presença humana, o incentivo ao diálogo; procurando ir além dos sintomas que marcam cada sujeito.
- VIR-A-SER: ESPAÇO EDUCATIVO-TERAPÊUTICO – atende crianças, adolescentes (seus pais e/ou responsáveis) e adultos
Acolhe os portadores de Transtornos Invasivos do Desenvolvimento (TDI) como autismo e psicoses, proporcionando acompanhamento terapêutico, através de estratégias de intervenção que incluem uma introdução ao trabalho pedagógico com orientação aos pais, e a arte como dispositivo criativo, na perspectiva da expressão do sujeito e sua inclusão social.
- PROJETO ESTAÇÃO – atende adolescentes de 11 a 17 anos, seus pais e/ou responsáveis:
Busca o entendimento mais específico acerca da adolescência e das questões referentes às identificações, à sexualidade e aos problemas sociais (a droga e a violência) com as quais os jovens têm se defrontado.
- PROJETO CONVIVER – atende adultos a partir de 18 anos
Oferece espaços de escuta clínica para (re)visão das experiências de vida com perspectiva de (re)significá-las, buscando identificar os sintomas sociais na atualidade.
- PROJETO DE PSICODIAGNÓSTICO – atende crianças, adolescentes e adultos:
Realizando avaliação psicológica e orientação profissional, enfatizando o aspecto dinâmico da personalidade e a valorização das suas potencialidades*.
PÚBLICO ATENDIDO:
Crianças, adolescentes e adultos oriundos de uma população economicamente menos favorecida que habitam Olinda e as cidades circunvizinhas: Paulista, Igarassu, Abreu e Lima e Recife. A maioria dos encaminhamentos se dá através das escolas, conselhos tutelares, varas de família, CAPS e ambulatórios médicos.
ASSEGURANDO O LAÇO SOCIAL, REALIZAMOS:
Exposições de artes que favorecem a troca de experiências com outros espaços institucionais divulgando a produção dos clientes da Oficina de Artes do Projeto Vir-a-Ser.
Encontros que reúnem os clientes do Projeto Estação, adolescentes e familiares, participando de oficinas de arte, música, teatro, dança, capoeira dentre outras, ampliando o espaço de convivência e incentivando a descoberta do potencial de cada participante.
Oficinas de Apoio ao Lúdico: espaço complementar de apoio ao trabalho lúdico e contribuição para a preservação do meio ambiente; através do Projeto de Psicodiagnóstico.