A CPA da FACHO existe desde 2004 e foi criada via portaria da Direção. É a CPA que conduz processos de avaliação interna e faz o acompanhamento, análise e encaminhamento sobre as avaliações externas de cursos e da FACHO. A comissão é sempre constituída pela Direção Geral, tem regulamento próprio e possui uma atuação autônoma em relação aos demais órgãos e direção da Faculdade. A CPA sempre possui em sua composição representantes dos professores, alunos, funcionários e da sociedade civil organizada.
É a CPA quem conduz os processos de avaliação interna. Atualmente estes processos são feitos em três etapas. A primeira ocorre com os painéis com os estudantes de todos os cursos. A segunda com os professores via formulário eletrônico. E a terceira com os funcionários político-administrativos que preenchem formulários de avaliação.
Anualmente, a CPA faz uma sistematização e envia informações diretamente ao INEP em forma de relatório, o qual deve conter as 10 dimensões instituídas pelo SINAES (Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior).
A Lei nº 10.861/04, no seu art. 3º, estabelece as dimensões que devem ser o foco da avaliação institucional e que garantem, simultaneamente, a unidade do processo avaliativo em âmbito nacional e a especificidade de cada instituição:
A missão e o plano de desenvolvimento institucional (PDI);
A política para o ensino, a pesquisa, a pós-graduação e a extensão;
A responsabilidade social da IES;
A comunicação com a sociedade;
As políticas de pessoal;
Organização e gestão da IES;
Infraestrutura física;
Planejamento e avaliação;
Políticas de atendimento aos estudantes;
Sustentabilidade financeira.