Cursos

- Pedagogia

Informações Gerais

Sobre o curso de Pedagogia

A pedagogia é o estudo teórico e prático das questões da educação, a qual é concebida como um processo de desenvolvimento integral que visa humanizar, personalizar, libertar e socializar o homem.

Hoje a educação é reconhecida como CAPITAL HUMANO, portanto, ferramenta decisiva para o crescimento econômico.

Nesse contexto valorativo educacional, desponta o pedagogo, que operacionaliza o processo educativo, como um direito de todos e um dever da família e do Estado.

Curso de Graduação em Pedagogia - Licenciatura

A contemporaneidade acena para a necessidade de um curso que possibilite a construção de conhecimentos, habilidades e valores, em interação com a realidade e articulando a teoria à prática.

Possibilidade de atuação do Pedagogo

- Docência na Educação Especial.
- Docência no Normal Médio
- Cursos de Educação Profissional
- Docência na Educação de Jovens e Adultos.
- Docência na Educação Infantil
- Docência nos anos iniciais do Ensino Fundamental
- Coordenação Pedagógica
- Gestão Escolar
- Secretaria Escolar
- Pesquisa Educacional

Estrutura Curricular

O curso de Pedagogia da FACHO está estruturado em três núcleos de ensino.

I - Núcleo de Estudos Básicos com 2.800 horas de atividades formativas.

II - Núcleo de Aprofundamento e Diversificação de Estudos com 300h de Estágio Supervisionado.

III - Núcleo de Estudos Integradores com 100 horas de atividades teórico-práticas de aprofundamento em áreas específicas.

A carga horária total do curso é de 3.560 horas com duração de oito período letivos, equivalentes a quatro anos.

Coordenação do Curso

Coordenadora: Prof. Me. Jesica Barbosa Dantas.

fale com a coordenação do curso: coordenacaopedagogia@facho.br

Vagas e turnos

O curso de pedagogia funciona pela manhã e à noite. São 120 vagas anuais, 60 para o primeiro semestre e 60 para o segundo semestre.

Planos de Disciplinas do Curso de Pedagogia - 2018 / 2020

Aqui você pode adquirir seus Planos de Disciplinas referente ao curso de Pedagogia.

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Planos de Disciplinas do Curso de Pedagogia - 2012 / 2017

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Perfil de Egresso

Conheça o perfil do aluno egresso

Hoje há uma nova cultura profissional em relação às funções de professor, pois estas não se restringem exclusivamente à docência e sim a um universo mais amplo de ações. Tais ações se traduzem na capacidade para interpretar a relação entre a educação e o contexto social, compreender a prática pedagógica como produção histórica, construir e reconstruir o saber – fazer pedagógico a partir das necessidades e desafios que o processo ensino-aprendizagem coloca enquanto prática social. O Curso de Pedagogia trata do campo teórico-investigativo da educação, do ensino, das aprendizagens e do trabalho pedagógico que se realiza na práxis social.

Desse ponto de vista, o perfil do graduado em Pedagogia, deve contemplar consistente formação teórica, envolvendo diversidade de conhecimentos e de práticas que se articulam ao longo do curso.

O delineamento do perfil do profissional / professor, licenciado no Curso de Pedagogia da FACHO, resulta da abrangência do seu campo de atuação e serve de referência básica para a definição das competências necessárias ao exercício da profissão. Por conseguinte o egresso do Curso de Pedagogia da FACHO, deverá estar apto para apresentar as seguintes características:

1. Ter uma sólida formação de conteúdos na sua área específica.

2. Compreender o processo de construção e apropriação do conhecimento numa visão contextualizada, a fim de orientar, coordenar e avaliar o processo ensino aprendizagem, na educação infantil e nos anos iniciais do ensino fundamental.

3. Assumir uma relação pedagógica comunicacional e interativa com o aluno, compreendendo e lidando com as diferenças individuais no interior da diversidade cultural cotidiana.

4. Atuar com ética e compromisso com vistas à construção de uma sociedade justa, equânime, igualitária;

5. Trabalhar em espaços escolares e não escolares, na produção da aprendizagem de sujeitos em diferentes fases do desenvolvimento humano, em diversos níveis e modalidades do processo educativo.

6. Demonstrar consciência da diversidade, respeitando as diferenças de natureza ambiental-ecológica, raciais, classes sociais e religiões.

7. Participar da elaboração, desenvolvimento e avaliação de propostas pedagógicas e organizacionais da instituição escolar e também não escolares.

8. Articular as teorias pedagógicas e curriculares no processo ação – reflexão – ação, envolvendo a docência.

9. Analisar situações educativas e de ensino e realizar pesquisa, de modo a produzir conhecimentos teóricos e práticos nas áreas científica e pedagógica

10. Elaborar e executar projetos para desenvolver conteúdos curriculares.

11. Desenvolver hábitos de colaboração e trabalho em equipe favorecendo o diálogo.

12. Promover e facilitar relações de cooperação entre a instituição educativa, a família e a comunidade.

13. Articular e integrar saberes e processos investigativos nos diversos campos do conhecimento, visando à formação do cidadão, voltada para a superação de exclusão sociais, ético-raciais, econômicas, religiosas e políticas.

14. Incorporar tecnologias de informação e comunicação ao planejamento e às práticas educativas.

15. Gerir seu próprio processo de formação continuada.

PPC

Atenção

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Matriz Curricular

Confira

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Corpo Docente

Adriana Cecília Uchôa Carneiro Netto

Possui graduação em PEDAGOGIA pela FACULDADE DE CIÊNCIAS HUMANAS DE RECIFE(2015). Atualmente é Professora/Instrutora de Libras da ESCOLA DE REFERENCIA GINASIO PERNAMBUCANO.


Currículo Lattes: http://lattes.cnpq.br/2212973123397647

Ana Maria Maranhão Porto da Silveira


Possui graduação em Pedagogia pela Faculdade Frassinetti do Recife (1981), mestrado em Ciência da Educação pela Universidade Autônoma de Assunção (2005) e doutorado em Ciência da Educação pela Universidade Autônoma de Assunção (2008). Atualmente é professor , assessor , consultor e diretora da Faculdade Santa Fé, serviço prestado da Escola Superior de Magistratura de Pernambuco e professor titular da Faculdade de Ciências Humanas de Olinda. Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Administração de Sistemas Educacionais, atuando principalmente nos seguintes temas: concepções educacionais, aprendizagem, educação, competëncia e educador.


Currículo Lattes: http://lattes.cnpq.br/3289841250326832

Ana Paula Berford Leão dos Santos Barros

Graduada em Pedagogia (1993), Fonoaudiologia (1998), especialista em Educação Infantil pela Universidade Católica de Pernambuco (2005), mestre em Educação pela Universidade Federal de Pernambuco (2008), na Linha de Pesquisa Educação e Linguagem e doutoranda da Universidade Federal de Pernambuco, na Linha de Pesquisa Educação e Linguagem . É membro do Centro de Estudos em Educação e Linguagem (CEEL / UFPE), onde desenvolve atividades de formação de professores e pesquisa na área de Linguagem, principalmente, nos seguintes temas: alfabetização e letramento, práticas de leitura e escrita, educação do campo e formação de professores.


Currículo Lattes: http://lattes.cnpq.br/0600727253859882

Áurea Maria Costa Rocha

Doutora em Educação pelo Programa de Pós-Graduação de Educação da UFPE, na linha de pesquisa de Formação de Professores e Práticas Pedagógicas, possui mestrado em Formação de Professores pelo Programa de Pós-graduação em Educação da UFPE. Atualmente é Técnica de Assuntos Educacionais na Gerência de Políticas Educacionais do Ensino Médio na Secretária Executiva de Desenvolvimento da Educação do Estado de Pernambuco. Pesquisa em Docência Universitária, Saberes Docentes, Identidade e Profissionalidade Docente


Currículo Lattes: http://lattes.cnpq.br/3583616825908163

Claudia Rejane Lemos

Mestrado em Fonoaudiologia pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (2000); Título de especialista em linguagem pelo Conselho Federal de Fonoaudiologia (2004). Título de especialista em Psicologia Clínica pela Faculdade de Ciências Humanas de Olinda (1996). Graduação em Psicologia pela Faculdade de Ciências Humanas de Olinda (1994). Graduação em Fonoaudiologia pela Universidade Católica de Pernambuco (1988). Em docência desde 1997. Atual docente da Faculdade de Ciências Humanas de Olinda e coordenadora do Núcleo de Acessibilidade e Inclusão da Facho, NAIF. Experiência em clínica fonoaudiológica desde 1989 e em clínica psicológica desde 1995, ambas em consultório particular. Atualmente é conselheira efetiva do Conselho Regional de Fonoaudiologia 4ª Região, gestão 2016 a 2019. Interesse nos temas: linguagem, autismo, psicanálise e educação.


Currículo Lattes: http://lattes.cnpq.br/1356456467713305

Felipe Gustavo Soares da Silva

Professor da Faculdade de ciências humanas de Olinda (FACHO).Doutorando em Filosofia pelo programa de doutorado integrado UFPE-UFPB-UFRN. Mestre em Filosofia pela UFPE, especialista em didática (FALC) e em educação, pobreza e desigualdade social (UFPE). Licenciado (UFPE) e Bacharel (UNICAP) em Filosofia.Tem interesse pelo estudo da Filosofia antiga e pelo estudo da ética do cuidado e suas aplicações. Participa do grupo de pesquisa Dynamis: A filosofia antiga e seus desdobramentos, com o estudo da língua grega e leitura das obras platônicas. Ademais interessa-se pelo debate em torno da formação humana e da educação que destaque o papel do sujeito educado.


Currículo Lattes: http://lattes.cnpq.br/4773768420852292

Francisco Valério Alves Filho

Graduado em Direito e Relações Públicas. Atualmente é Professor de Ensino de Graduação e Pós Graduação. Cursos de Extensão Doutorando em Direito pela Universidad del Museo Social Argentino - Buenos Aires - Argentina. Mestre em Políticas Públicas pela UFPE. Especialista Público Disciplinas : Direito Constitucional, Ambiental, Previdenciário, Empresarial e afins Contato: Fone / WhatsApp 81.992782542 email: fvaf@hotmail.com


Currículo Lattes: http://lattes.cnpq.br/5867822941885322

Glauce Keli Oliveira da Cruz Gouveia

Possui Especialização em Educação Integral pela Universidade Federal Rural de Pernambuco (2010). Atua, desde 2008, no Comitê de Educação Integral de PE, na equipe de coordenação, responsável por apoiar e colaborar com Coordenação do Programa de Educação Integral (DICEI-SEB-MEC) na articulação nacional e local, com as secretarias de educação parceiras, desempenhando ações de gestão e acompanhamento, atuando especificamente no apoio técnico e pedagógico às equipes gestoras nas redes de ensino, no fomento das ações do Comitê de Políticas Públicas em Educação Integral, e na articulação com parceiros institucionais e no registro e sistematização de informações do Estado. Também atua como membro equipe Pedagógicas do Colégio Apoio e no Centro de Pesquisas e Ações Pedagógicas, ministrando aulas e cursos na área de Projetos interdisciplinares e temas de Educação para professores do Ensino Fundamental I e II, e como Professora de História e Filosofia. Ainda tem experiência como professora de Educação Integral na Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE).


Currículo Lattes: http://lattes.cnpq.br/0932538750784517

Letícia Rameh Barbosa

Possui graduação em Pedagogia pela Universidade Federal de Pernambuco (1972), mestrado em Psicologia Social e da Personalidade pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (2001) e doutorado em Educação Popular pela Universidade Federal da Paraíba (2007). Atualmente professora titular da Faculdade de Ciências Humanas de Olinda e Faculdade de Santa Catarina. Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Fundamentos e História da Educação, atuando principalmente nos seguintes temas: educação popular, Educação de Jovens e Adultos, alfabetização, ensino, movimento de cultura popular e educação.


Currículo Lattes: http://lattes.cnpq.br/6799927161912067

Luciano Borges de Souza

Doutor e mestre em Antropologia pela UFPE, especialista em docência do ensino superior, graduado em História, atua como Professor na FACHO e no Núcleo da EaD da UFRPE e como Coordenador geral dos museus de Olinda, dirigindo o Museu do Mamulengo. É autor do livro Carnaval do Recife: Um reinado de três dias, publicado pela editora Livro Rápido em 2009 e reeditado pela Bagaço em 2013. Artesão em Crochê reconhecido pelo PAB.


Currículo Lattes: http://lattes.cnpq.br/9060690061824728

Maria Dalvaneide de Oliveira Araújo

Doutoranda do Programa Ciências da Educação, da Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação da Universidade de Coimbra. Mestre em Educação pela UFPE ? Universidade Federal de Pernambuco (2008). Graduada em PEDAGOGIA pela FACULDADE DE CIÊNCIAS HUMANAS DE OLINDA (2003). Participa grupo de pesquisa da plataforma CNPq: Educação, Metodologias e tecnologias (EDUCAT). Desenvolve pesquisas e atividades de extensão focalizando Formação Humana e Cuidado de Si. Coordenadora do Curso de Pedagogia da FAREC.


Currículo Lattes: http://lattes.cnpq.br/1786061449664963

Maria de Fátima de Carvalho Falcão

Possui graduação em Bacharel em Direito pela Universidade Católica de Pernambuco (1975) e mestrado em Direito pela Universidade Federal de Pernambuco (1978). Atualmente é professor adjunto IV da Universidade Católica de Pernambuco, professora Titular da Focca - Faculdade de Olinda, professor assistente da Faculdade de Ciências Humanas de Olinda-FACHO. Tem experiência na área de Direito, com ênfase em Direito Processual Penal, Direito Penal e Direito Educacional atuando principalmente nos seguintes temas: violência, prova, aborto, anencefalia e crimes hediondos, Lei do Tóxico, Bullyng e na área de Sociologia aplicada à educação e à saúde


Currículo Lattes: http://lattes.cnpq.br/7551481533379081

Maria Mirtes Magalhães Viturino

Mestra em Psicologia Clínica pela Universidade Católica de Pernambuco. Linha de Pesquisa: Família, Gênero e Interação Social. Pesquisa intitulada: "A Função do Avô na Família Monoparental Feminina". Aluna Especial do Doutorado em Educação da Universidade Federal de Pernambuco na disciplina Pesquisa em Política Educacional Planejamento e Gestão da Educação; Especialista em Turismo pela Estácio de Sá - FIR. Especialista em Gestão Escolar e Coordenação Pedagógica pela Faculdade de Ciências Humanas de Olinda - FACHO. Psicóloga Clínica pela Faculdade de Ciências Humanas de Olinda - FACHO e Licenciatura em Letras - Português e Inglês pela Universidade Federal de Pernambuco. Docente das disciplinas: Gestão de Pessoas; Psicologia Aplicada à Administração; Coaching e Liderança no Curso de Administração. Disciplina: Psicologia da Aprendizagem no Curso de Pedagogia; Disciplinas: Teoria e Técnica de Intervenções Breves; Processos Psicológicos Básicos; História da Psicologia; Psicologia Evolutiva; Ética e Relações Humanas: Cuidando do Cuidador no Curso de Psicologia na Faculdade de Ciências Humanas de Olinda - FACHO. Docente no Curso de Pós-Graduação em Psicopedagogia Clínica e Institucional da Faculdade Esuda. Atuação como Coach Emocional e de Carreira, formada pelo Instituto Augusto Cury. Hipnoterapeuta Clínica pelo Instituto Antônio Costa de Hipnoterapia Clínica. Palestrante e Consultora na área de desenvolvimento de pessoas na Académie Accor - Universidade de Serviços, ministrando treinamento nos hotéis Gran Mercure, Mercure, Novotel e Ibis. Experiência como Docente no Senac, Sebrae e Faculdade de Ciências Humanas de Olinda - FACHO no Curso de Turismo, lecionando a disciplina Meios de Hospedagem. Trabalhou na Seleção da Equipe do Hotel Ibis Recife Aeroporto. Experiência na área de Administração como Gerente Geral na Gestão de Empreendimentos Hoteleiros, com ênfase na Gestão de Pessoas, Reservas, Recepção, Governança, Alimentos & Bebidas e Eventos. Psicóloga Clínica. Orientação Profissional de Jovens e Reorientação de Carreiras de Adultos. Experiência na gestão de Pet Shop responsável pela implantação da cultura e clima organizacional, implantação do desenho, análise e descrição de cargos; budget; cultura organizacional; identidade da marca; relacionamento com clientes; relacionamento com parceiros; plano de marketing.


Currículo Lattes: http:// http://lattes.cnpq.br/1424651619907261

Roberto José da Silva

Possui graduação em Psicologia pela Faculdade de Ciências Humanas Esuda (1985), graduação em licenciatura em Filosofia pela Universidade Federal de Pernambuco (1997) e mestrado em Filosofia pela Universidade Federal de Pernambuco (2002). Atualmente é Professor Assistente da Universidade de Pernambuco (UPE). Professor Assistente da Faculdade de Ciências Humanas (FACHO) e Professor Assistente da Universidade Salgado de Oliveira (UNIVERSO). Tem experiência na área de Filosofia, Ética, Educação e Psicologia com ênfase em FILOSOFIA GERAL, atuando principalmente nos seguintes temas: Filosofia, Ética, Psicologia e Educação.


Currículo Lattes: http://lattes.cnpq.br/2782356204470622

Viviane Gomes da Silva

Doutoranda em Linguística pela Universidade Federa da Paraíba, Mestre em teoria Literária pela UFPE, especializada em Literatura Brasileira e Graduada em Letras pela UNICAP.


Currículo Lattes: http://lattes.cnpq.br/1856087403118257

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10 dicas para se preparar para concursos e vestibulares

Administradores - 05/08/2015

1) Prepare um ambiente adequado para seus estudos

É importante ter um ambiente no qual você possa estudar com tranquilidade; músicas que mantenham um ritmo constante podem ajudar a se concentrar, ao contrário das que possuam muitas variações de ritmos e tons que podem distrair sua atenção. Além disso, manter a televisão ligada enquanto estuda é bastante contraprodutivo para sua concentração, assim como ambientes barulhentos ou com muitas pessoas conversando ao redor.

Evite ao máximo ambientes onde pratica outras atividades e, principalmente, estudar em sua cama.

2) Pausas são muito importantes

Temos um limite para nossa concentração e foco de atenção, e esse limite é estimado em 45 minutos. Não é a toa que nas escolas as aulas geralmente têm esse período de duração. Após esse tempo, a concentração diminui e podemos perder o foco, por isso, pausas de 5 a 10 minutos a cada hora de estudo são fundamentais para a absorção da informação estudada.

3) Pare após três informações

Quando se fala de aprendizado, pouco significa muito e, em média, três é o número de informações que conseguimos absorver e reter com eficácia em nossa memória a cada bloco de informação. Na prática, isso significa que para melhorar a performance de sua memória é adequado segmentar seus estudos; se você tem 12 itens para estudar, programe-se para quatro sessões com três itens de estudo e faça uma pausa de 5 a 10 minutos entre cada sessão.

4) Mnemônicos e Mapas Mentais

Mnemônicos são pequenos truques mentais que podem ser utilizados para aproveitarmos ao máximo nosso poder de memorização enquanto Mapas Mentais são estratégias altamente eficazes para colocarmos no papel, ou seja, são representações do que estamos aprendendo e da forma que são organizadas em nossas mentes.

Um mnemônico pode ser criado com música ou com imagens; se você está estudando um determinado tema e vem a sua mente uma imagem qualquer, ao se lembrar dessa imagem certamente você se lembrará do que está estudando. Por exemplo, se você está estudando um determinado assunto e vem à mente a imagem de uma girafa verde pilotando um disco voador, esse é seu mnemônico em relação à essa matéria. Quando lembrar dessa imagem se recordará também da matéria; aliás, não importa se a imagem tem lógica ou se é absurda, pois a memória humana funciona de forma associativa.

Outra estratégia eficaz de memorização é utilizar uma música que você gosta e que conhece bem. Assim, se você precisa memorizar uma fórmula ou um determinado texto, pode repeti-lo algumas vezes no mesmo ritmo dessa música, pois dessa forma também se lembrará daquela informação.

Mapas Mentais são excelentes para memorização e retenção de informações pois refletem a estrutura de aprendizados do próprio cérebro.

5) Alimente-se adequadamente e mantenha-se hidratado

Quando em atividades mentais, como estudar, nossos cérebro chegam a utilizar até 60% da energia que consumimos, por essa razão é importante estar bem alimentado para que sua mente tenha uma performance eficaz. No entanto, se você planeja estudar no período da tarde, comer uma feijoada no almoço certamente não vai ajudar, pois é um tipo de alimentação que exige muita energia para ser digerida.

Alguns alimentos comprovadamente aumentam sua performance mental. Fígado de boi, peixes gordos como atum, salmão e cavalinha, ovos e grãos são bons exemplos de alimentos que estimulam a performance de seu cérebro.

Água é um dos melhores condutores elétricos do planeta e toda a comunicação em nossos cérebros ocorre por eletricidade, portanto se você ainda não se motiva a manter seu corpo hidratado, eis aqui uma boa razão para fazer isso: seu cérebro funciona melhor quando está hidratado e para manter-se assim o ideal é tomar água em pequenas quantidades e muitas vezes ao dia. Uma boa forma de medir sua hidratação é observar a urina: se esta é clara e sem odor, você está hidratado, já a urina amarela e com odor indica pouca hidratação. Vale a pena lembrar que refrigerantes e álcool podem, na verdade, desidratar o sistema.
E no dia da prova levar água e chocolate é muito importante; água para hidratar e chocolate para gerar instantaneamente a energia que seu cérebro vai precisar.

6) Durma bem

Durante o sono seu cérebro organiza aquilo que aprendeu enquanto estava acordado, por isso dormir bem é fundamental em qualquer processo de aprendizado, embora a quantidade ideal de horas de sono pode mudar de pessoa para pessoa. Durante o sono nosso cérebro passa por diversas fases diferentes e cada ciclo dura aproximadamente 90 minutos, assim pode ser muito interessante programar seu sono para respeitar esses ciclos.

Um cochilo de 15 minutos no meio do dia, após a refeição ou durante a tarde, é comprovadamente eficaz para aumentar nossas performances e reter aprendizados, melhorando a capacidade de memória e renovando a disposição física.

7) Aprenda a respirar de forma adequada

Respirar de forma adequada é fundamental para oxigenar o cérebro, pois nos ajuda a respeitar a ergonomia e nos mantém em estado de tranquilidade, evitando sentimentos negativos, como a ansiedade por exemplo.

Muitas pessoas parecem ter se esquecido como respirar de forma adequada e devem treinar para isso. O ideal é que a respiração ocorra na área do abdome; para medir sua respiração, respire fundo e perceba se seus ombros se movimentam, caso isso ocorra você NÃO está respirando fundo e deve treinar trazendo o ar cada vez mais para baixo a cada inspiração e expirando o ar totalmente na sequência. Quando perceber que consegue trazer o ar até a região do umbigo e seus ombros não se movimentam mais, é porque chegou na respiração adequada.

8) Faça as pazes com o tempo

Uma vez que você tenha organizado uma rotina de estudo com tempo e intervalos programados, respeite essa programação e evite alongar seus estudos com aquela história de "vou estudar apenas mais esse item....". Aproveite para utilizar essa motivação de forma possibilitadora, pois se você parar no momento programado, além de se educar, vai cultivar aquela vontade e curiosidade irresistível de continuar naquele tema, o que vai facilitar a continuidade no próximo dia.

9) Se não dá, faça outra coisa

Muitas vezes gostaríamos de poder "mandar" em nossos cérebros, no entanto também temos nosso ritmo natural e, às vezes, simplesmente não conseguimos entrar ou manter um bom estado de trabalho. Ficar brigando com você mesmo não é a melhor forma de conseguir isso e, se não está conseguindo se concentrar em algo, faça outra coisa, mude de matéria ou vá dar uma caminhada, conversar com alguém, para então retomar mais tarde. Pode ter certeza de que estará em um estado de mais possibilidades para isso.

10) Cuide de seu objetivo

Você e seu amigo querem prestar o mesmo concurso, no entanto esse mesmo amigo lhe convida para balada toda noite dizendo "depois você estuda". O que você vai fazer? Lembre-se de que você é o único responsável por seu objetivo e, às vezes sair para se divertir pode ser muito importante em sua rotina; no entanto apenas você é quem pode determinar isso.

Revistas e Artigos




A Educação de Jovens e Adultos

Queite Diniz dos Santos - Travessia 2010

O trabalho intitulado “A Educação de Jovens e Adultos – EJA: Refletindo as relações étnico-raciais através de leituras” é uma tentativa de reflexão/sistematização de experiências vivenciadas e avaliadas em sala de aula. Essa tentativa busca mostrar que refletir a respeito das relações de raça/cor, existentes na sociedade numa perspectiva problematizadora, é de primordial importância para a constituição de uma consciência crítica da desigualdade entre povos. E, acreditando ser a escola, espaço privilegiado para abordar essas reflexões, já que efetivamente, depois da família, é na escola que se dá a formação de novos cidadãos, e sendo a Educação De Jovens e Adultos (EJA) alvo superficial desse tipo de investigação, será a EJA o foco principal para o desenvolvimento desse estudo. Embasado na Lei 10639/03 que torna obrigatório o ensino sobre História e Cultura Afro-Brasileira, apresentamos uma forma e leitura com perspectivas crítico-reflexivas.

Professor: Profissional do Ensino

Ana Maria Maranhão - Travessia 2010

Este artigo é fruto de inúmeras discussões que ocorrem no cenário educacional, ao situar suas análises sobre o professor e o desafio atual de construir a sua identidade profissional. Reflete-se sobre a formação continuada, sobre o que dispõe a Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional, servindo de apoio às demais discussões nos pontos de vista dos teóricos que buscam situar as políticas públicas dirigidas à educação, buscando lê-las numa ótica em que elas representam a mudança necessária que a educação se deve propor, ressaltando que a transformação esperada se traduz nos resultados da mudança proposta em toda a conjuntura formativa do professor, tanto inicial como continuada. Neste contexto reconstrói-se o perfil do professor em direção à aprendizagem, tendo como objetivo resgatar a importância desse profissional estratégico dos novos tempos, que precisa valorizar-se, ser valorizado e principalmente ser cuidado.

Cognição e Construção do Sentido pela Criança Surda

Wilma Pastor de Andrade Sousa, Rafaela Asfora Lima - Travessia 2009

O objetivo deste trabalho é refletir acerca da cognição e construção do sentido pela criança surda, especialmente, interessa-nos desmitificar o estereótipo de déficit de cognição na criança surda, tendo em vista que a sua capacidade cognitiva é semelhante à de uma criança ouvinte, desde que tenha, a partir de seu nascimento, um ambiente linguístico no qual circule uma língua que lhe seja natural e acessível para a aquisição e desenvolvimento da linguagem sem atrasos, a exemplo da língua de sinais.

Gestão Educacional por Competência

Profa. Dra. Ana Maria Maranhão - Travessia 2009

Este texto dialoga com assuntos recentes nas ciências gerenciais. Isto porque congrega um tema que apenas começa a se firmar no mundo empresarial, a Gestão por Competências, que se caracteriza como uma das ferramentas mais modernas em gestão de recursos humanos e tem sido amplamente adotada por grandes empresas no Brasil. Diante desta evidência, o presente estudo parte de uma revisão conceitual que visa classificar as diferenças entre diversas abordagens de “competência”, bem como estabelecer a relação entre conhecimento, habilidade e atitude onde os principais resultados obtidos apontam para a importância do desenvolvimento do sistema de gestão por competências extremamente alinhadas com a estratégia Institucional, apontam também a necessidade de um cuidadoso desenho do modelo, que contemple os subsistemas de gestão de RH, áreas funcionais e cargos que serão abrangidos, e possíveis resistências naturalmente encontradas em sua implantação uma vez que a integração do saber psicológico e pedagógico acerca da gestão, competência, recursos humanos e estratégia gerencial pode contribuir para a eficácia na sua concepção e implantação.

Relato de Experiência sobre o Uso da Brinquedoteca da FACHO

Leticia Rameh, Maria Rivonete Morais - Travessia 2009

A brinquedoteca é um lugar prazeroso onde os jogos, brinquedos e brincadeiras fazem a magia do ambiente. Todas elas têm como objetivo comum o desenvolvimento das atividades lúdicas e a valorização do ato de brincar, independente do tipo e do lugar onde esteja instalada, seja num bairro, escola,hospital,clínica ou universidade. Os jogos e brinquedos serão escolhidos de acordo com cada realidade e contexto, portanto cada brinquedoteca apresenta o perfil da comunidade (SANTOS,1997).

Ditado e Ortografia

Autora Maria Eliana Matos de Figueiredo Lima - Travessia 2008

Neste ensaio será feita uma abordagem evolutiva da tarefa do ditado nas escolas de ensino fundamental e das concepções psicológicas subjacentes a esse exercício escolar. Será estabelecida uma relação entre o ditado e o ensino da ortografia que geraram práticas destinadas à demanda sempre crescente de um bom uso da norma ortográfica nas quais a verbalização e a explicitação da norma se mostra uma alternativa didática mais eficaz à aprendizagem.

A Intuição Emocional e a Teoria dos Modelos na Filosofia de Max Scheller

Roberto José da Silva - Travessia 2008

A fenomenologia de Max Scheler direciona uma nova dimensão na filosofia moral. Na Intuição Emocional na Ética Material dos Valores, o filósofo apresenta-nos de forma sutil um estudo sobre a Teoria dos Modelos. O pensador retrata numa perspectiva metafísica a imbricação da intuição emocional e os modelos-tipos (Vorbildmoldelle). O modelo, no sentido próprio, implica uma idéia de valor

Jogos para a Educação Matemática no Ensino Fundamental: Concepções de Alunos/Professores do Curso de Pedagogia da FACHO

Maria de Fátima Neves Cabral, Josinalva Estacio Menezes - Travessia 2008

Neste artigo, objetivamos investigar as concepções de alunos de Pedagogia que são professores dos anos iniciais do ensino fundamental sobre a importância da utilização de jogos no ensino de matemática. Sua vivência enquanto estudante, sua bagagem de leitura sobre o tema e suas próprias concepções de educação podem influenciar na opção pelo uso do jogo na vida profissional. Enquanto diretrizes para o ensino de matemática, os Parâmetros Curriculares Nacionais – PCN recomendam fortemente os jogos e materiais concretos como elementos que contribuem para a aprendizagem. Além disso, todos os pesquisadores que investigam o efeito do jogo na formação integral do indivíduo apontam os benefícios do seu uso na escola. Com base nessas idéias, realizamos uma pesquisa junto a alunos do curso de Pedagogia da Faculdade de Ciências Humanas de Olinda – FACHO, que são professores dos anos iniciais do ensino fundamental, com os quais aplicamos um questionário visando coletar suas impressões sobre o aspecto em questão. Os resultados apontam uma visão positiva sobre o jogo, mas a necessidade dos alunos/professores aprofundarem as leituras, e os cursos de formação de professores ampliarem a discussão sobre o jogo.

Os Novos Paradigmas da Formação Continuada: da Educação Básica à Pós Graduação

Profa. Drª. Ana Maria Maranhão - Travessia 2008

A tecnologia da Informação e de modo específico o computador, oferece as diferentes maneiras de utilização determinadas pelas teorias que orientam o Processo Ensino-Aprendizagem e que são norteadoras pela prática pedagógica do Educador, onde a Informática se apresenta como um diferencial à qualidade do profissional de Educação, que utiliza a Internet como ferramenta de aprendizagem na ligação dos alunos ao mundo da tecnologia da informação e das comunicações, entendendo que a Web proporciona oportunidades para desenvolver experiências de aprendizado ativo e customizado que favorece um universo de informação digital em constante expansão, evidências empíricas que demonstram o valor do aprendizado cooperativo em explosão na compreensão e na utilização da tecnologia da informação como um forte aliado para desenvolver projetos, para trabalhar temas geradores, respeitando o "ato de educar", criando cumplicidade e comprometimento.

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