Corpo Docente
Adilson de Castro Chaves
Possui graduação em Engenharia pela Universidade Federal de Pernambuco (1982), graduação em licenciatura em química pela Universidade Federal Rural de Pernambuco (1979), Especialização em metodologia do ensino superior pela fundação do ensino superior de Olinda, Especialização em ensino de química pela universidade estadual do ceará e Doutorado em Engenharia Química ( Biotecnologia) pela Universidade Técnica de Lisboa (2000). Atualmente é Professor da Faculdade de Ciências Humanas de Olinda(FACHO) com as disciplinas de Matemática Financeira e Gestão Financeira. Professor adjunto da Universidade de Pernambuco(UPE) com as disciplinas de Bioquímica, Microbiologia, Biossegurança e Biofísica. Avaliador de curso e institucional do INEP / MEC e Professor do banco de dados do INEP para elaboração das questões do ENADE. Possui vivência em coordenação de Concursos Públicos atuando como coordenador Pedagógico da SISMETA. É membro do Instituto Brasileiro de Desenvolvimento Sustentável (SUSTENTE). Tem experiência na área de Biotecnologia, com ênfase em Bioquímica, Biofísica, Microbiologia, Biossegurança, Matemática, Metodologia Científica, Metodologia da Pesquisa e Seminários de Monografia. Atuando principalmente nos seguintes temas: Schistosoma mansoni, Purificação de Proteínas de interesse Imunológico, Ecologia de Sistemas Marinhos, Proteínas Recombinantes e em Educação no Ensino de: Química, Bioquímica, Matemática Básica, Matemática Financeira, Estatística, Administração Financeira, Biofísica, Microbiologia, Ecologia, Metodologia da Pesquisa, Metodologia Científica e Orientação de trabalho Científico.
Currículo Lattes: http:// http://lattes.cnpq.br/8843413391780278
Artur George de Andrade Pereira
Possui graduação (2003) e mestrado em Administração (2008) pela Universidade Federal de Pernambuco (UFPE) . Tem experiência docência universitária, em várias disciplinas de cursos técnicos, de graduação e pós-graduação (tanto em formato presencial, como à distância, nos cursos de: Administração, Hotelaria, Turismo, Bacharelado em Sistema de Informações, Administração Pública, Ciências Contábeis e Marketing; em renomadas Instituições de Ensino Superior do Estado de Pernambuco: UFPE, UPE, UFRPE, IFPE, FACHO,FADEPE, Joaquim Nabuco, Maurício de Nassau, Esuda, FAESC, FAJOLCA, FACIG e Faculdade Santa Catarina (FASC). Tem interesse de pesquisar os seguintes temas: Comunicação Empresarial, Processo Decisório, Gestão de Pessoas e Análise Organizacional.
Currículo Lattes: http://lattes.cnpq.br/8086484765518851
Danielle Cassia de Oliveira Gomes da Silva
Possui Mestrado em Ciências da Saúde pela Universidade de Pernambuco - UPE (2018) Especialização em Nutrição clínica -- UNINTER e graduação em BACHARELADO EM NUTRIÇÃO pela FACULDADE SÃO MIGUEL. Atualmente ministra aulas de nutrição normal, bioquímica e Ciências Biológicas Integradas na FACULDADE DE CIÊNCIAS HUMANAS DE OLINDA e Nutrição materno- infantil e avaliação nutricional na FACOTTUR - Olinda , atuando principalmente nos seguintes temas: gestante, estado nutricional, diabetes gestacional e Idoso.
Currículo Lattes: http:// http://lattes.cnpq.br/8546612299104470
Débora Uchoa Carneiro Cardoso
Graduada pela Faculdade Ciências Humanas de Olinda em Letras/Inglês (2014), Pós Graduada em Libras com ênfase em Educação Especial pela Universidade Salgado de Oliveira (2017) e Mestra em Ciências da Linguagem pela Universidade Católica de Pernambuco (2019). Profissional Tradutora Intérprete de Libras formada pelo CAS - Centro de Apoio ao Surdo, certificada com proficiência em Tradução e Interpretação da Libras - Língua Portuguesa pelo PROLIBRAS - UFSC (2015) e com proficiência em Interpretação certificada pela Universidade Federal da Paraíba - UFPB (2018), atualmente em exercício na Universidade Federal de Pernambuco (UFPE) como Tradutora e Intérprete de Libras do núcleo de acessibilidade da mesma, no Governo do Estado de Pernambuco como professora e intérprete de Libras e atua como professora da FACHO na graduação e pós graduação. Tem como língua materna a Língua Brasileira de Sinais e a Língua Portuguesa, tendo sua identidade como CODA - Child of deaf adult. Últimos trabalhos com o foco principal nos temas: Língua Brasileira de Sinais, Aquisição da Segunda Língua, Codas, atuação do profissional intérprete na IES, Reciclagem do profissional, Formação e Capacitação do Profissional Intérprete de Libras e Tradução e Interpretação da Libras para/de/da Língua portuguesa oral. Na linha de pesquisa sobre Processos de Organização Linguística e Identidade na UNICAP, sob orientação da Prof. Dra. Wanilda Alves Cavalcanti.
Currículo Lattes: http://lattes.cnpq.br/4313552594344699
Eduardo da Costa Aguiar
Mestre em Tecnologia Ambiental pelo ITEP. Especialização em Marketing pela FAFIRE. Graduação em Administração de Empresas pela Universidade Federal de Pernambuco (1981). Experiência na área de Administração, Hotelaria e Tecnologia da Informação e Comunicação. Coordenador dos Cursos de Administração e Ciências Contábeis da FAFIRE. Coordenador dos Cursos de Pós-graduação em Gestão de Pessoas, Financeira, Marketing, Logística e Comunicação Empresarial da FAFIRE. Professor de Introdução à Administração e TGA da FACHO. Professor convidado de TGA da FCAP/UPE em 2015. Diretor Acadêmico da Faculdade de Tecnologia IBRATEC no período de 2011 a 2015. Diretor de Planejamento Estratégico da Secretaria de Turismo do Brejo da Madre de Deus no ano de 2009, sendo o autor do Planejamento Estratégico para Criação do Complexo Turístico de Nova Jerusalém. Consultor e Instrutor do SEBRAE/PE. Consultor na área de Hotelaria. Coordenador da Escola de Turismo Plínio Pacheco, localizada no Teatro de Nova Jerusalém, voltada para formação de jovens da região na área de Turismo. Autor de vários livros na área de Turismo, Administração e Educação. Membro do Conselho editorial na Revista do Espetáculo da Paixão de Cristo de Nova Jerusalém
Currículo Lattes: http://lattes.cnpq.br/9296235271137799
Felipe Gustavo Soares da Silva
Professor da Faculdade de ciências humanas de Olinda (FACHO).Doutorando em Filosofia pelo programa de doutorado integrado UFPE-UFPB-UFRN. Mestre em Filosofia pela UFPE, especialista em didática (FALC) e em educação, pobreza e desigualdade social (UFPE). Licenciado (UFPE) e Bacharel (UNICAP) em Filosofia.Tem interesse pelo estudo da Filosofia antiga e pelo estudo da ética do cuidado e suas aplicações. Participa do grupo de pesquisa Dynamis: A filosofia antiga e seus desdobramentos, com o estudo da língua grega e leitura das obras platônicas. Ademais interessa-se pelo debate em torno da formação humana e da educação que destaque o papel do sujeito educado.
Currículo Lattes: http://lattes.cnpq.br/4773768420852292
Geraldina Maria de Siqueira
Doutora (2019.1) e mestra (2012.2) pelo Programa de Pós-graduação em Administração (PROPAD) da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE), concluiu MBA em Marketing (2009) pela Faculdade de Ciências da Administração (FCAP) da Universidade de Pernambuco (UPE) e é especialista (lato senso) em Administração-Gestão da Comunicação Empresarial (2008) pela Faculdade Frasinetti do Recife (Fafire). Graduada em Comunicação Social com habilitação em Jornalismo (1999) pela UFPE. Bolsista CAPES junto ao PROPAD-UFPE entre 01 de abril de 2010 e 28 de fevereiro de 2011. Integrou como pesquisadora o Grupo de Pesquisa de Marketing e Pessoas (MKP) do PROPAD-UFPE e também o Natural User Experience (NUX) no Centro de Informática (CIn) da UFPE. Atua como docente dos cursos de Administração e de Ciências Contábeis da Faculdade de Ciências Humanas de Olinda (FACHO) e atuou como professora nas seguintes IES: UniNassau (2015.1-2016.2. Cursos de de Comunicação Social, Gestão de Marketing e Turismo), Faculdade Boa Viagem-FBV (2009.1-2016.1. Cursos de Administração, Gestão de Marketing, Gestão de Pessoas, Logística e Gastronomia) e na Faculdade Estácio do Recife (2013.2-2015.1. Cursos de Administração, Gestão de Pessoas, Gestão de Negócios e Gestão de Marketing). Atuou como docente em programas de Pós-graduação da Fafica (Faculdade de Filosofia Ciências e Letras de Caruaru) e da Faculdade Guararapes (FG), nas áreas de Comunicação e Marketing e de Cultura Organizacional. Ministrou cursos de extensão pela Fafire na área de Comunicação Corporativa e Interpessoal, onde também atuou como docente na Pós-graduação. Tem experiência de mercado em Comunicação, com e ênfase em Comunicação Corporativa, principalmente na área de gerenciamento, planejamento e implementação de políticas de comunicação e assessoria de comunicação.
Currículo Lattes: http://lattes.cnpq.br/1965403894125326
Ghena Catarina Carneiro do Valle
Possui graduação em Administração - Faculdades Integradas do Tapajós (1995) e mestrado em Administração e Desenvolvimento Rural pela Universidade Federal Rural de Pernambuco (2016). Atualmente é professora da Faculdade de Ciências Humanas de olinda, professora especialista da Faculdade Estácio do Recife e professora especialista da Faculdade Santa Catarina. Tem experiência na área de Administração, com ênfase em Administração
Currículo Lattes: http://lattes.cnpq.br/5904648839714471
Gilberto Guimarães de Farias
Possuo graduação em Ciências Contábeis e Especialização em Controladoria pela Universidade Federal de Pernambuco, Mestrado Profissionalizante em Educação pela FACNORTE. Atuei como professor nas seguintes instituições: Universidade Católica (14 anos), Faculdade Boa Viagem (8 anos), Faculade Joaquim Nabuco (8 anos), Faculdades Integradas de Pernambuco (1 ano). Atualmente sou professor assistente do Instituto Pernambucano de Ensino Superior IPESU (17 anos) e da Faculdade de Ciências Humanas de Olinda FACHO (5 anos). Alem de ter experiência na área de contabilidade (ensino e prática), tenho experiência na área de Administração, com ênfase em Logística e Suprimento. Tive oportunidade de ministrar as disciplinas: Contabilidade Geral, Contabilidade de Custos, Contabilidade Empresarial, Análise Contábil, Teoria da Contabilidade, Administração Financeira e Orçamentária. ocupei os cargos de Coordenador Administrativo e Financeiro da Minérios de Pernambuco S/A (Recife-PE); Analista Contábil Sênior e Supervisor de Suprimento inclusive coordenando operações portuárias nos portos do Recife, São Luiz (MA) e Vitória (ES), pelo Grupo Gerdau (Recife-PE); Chefe da Logística na Companhia Industrial da Paraíba S/A-CIPASA (Votorantim); Gerente Financeiro e Administrativo na Indústria Metalúrgica ITGN (Jaboatão dos Guarrapes-PE).
Currículo Lattes: http:// http://lattes.cnpq.br/5067183056067378
Humberto Caetano Cardoso da Silva
Possui graduação em Engenharia Civil pela Universidade Federal de Pernambuco (1999), Especialização em Computação com ênfase em Banco de Dados (2011), Mestrado em Gestão Empresarial pela Faculdade Boa Viagem - FBV/DeVry, aluno de Doutorado em Administração pelo PROPAD/UFPE. Atualmente é Diretor Técnico da Alliance3. Tem experiência na área de Ciência da Computação, com ênfase em segurança e governança de TI. Profissional certificado LPIC-1 (Linux Professional Institute), LPIC-2 (Linux Professional Institute), ITIL Foundation, ISO 27002 Foundation e COBIT 4.1 Foundation.
Currículo Lattes: http://lattes.cnpq.br/4594928852071554
Itamar Bezerra de Souza Filho
Mestre em Administração pela UFPE, especialista Gestão Empresarial, com mais de vinte e oito anos de experiência profissional na área de Tecnologia da Informação e Gestão, em empresas nos segmentos da indústria, comércio e serviços. Gerente de TI, Coordenador do Curso de Administração e Professor da graduação e pós-graduação da Faculdade de Ciências Humanas de Olinda - FACHO. Forte atuação em gerenciamento de projetos de infraestrutura, implantação e administração de sistemas de gestão empresarial (ERP, WMS, PCP, BI e CRM), telecomunicações, liderança de equipes, gestão de contratos e redução dos custos operacionais utilizando as melhores práticas dos frameworks PMBOK, COBIT, BPM e ITIL. Consultor em gestão estratégica e tecnologia da informação na IOTB - Gestão & Tecnologia.
Currículo Lattes: http://lattes.cnpq.br/8740482567984691
José Valdenito Feijó de Melo
Possui graduação em Curso Superior de Teologia para Padre pelo Instituto de Teologia do Recife (1979), graduação em Licenciatura Plena em Psicologia pela Faculdade de Ciências Humanas de Olinda (1986) e graduação em Formação do Psicólogo pela Faculdade de Ciências Humanas de Olinda (1986). Atualmente é professor da Faculdade de Ciências Humanas de Olinda - FACHO, Diretor da Escola Professor Cândido Pessoa do Governo do Estado de Pernambuco. Tem experiência na área de Psicologia, com ênfase na pessoa Humana (adolescente e adulto) e em Educação. Outrossim grande experiência na área Religiosa. Acadêmico do Curso de Direito pela Faculdade de Olinda - FOCCA. Doutorando em Psicanálise na Educação e Saúde - Doutorado Livre pela UNIDERC/FUNESO.
Currículo Lattes: http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4462629A0
Luciano Borges de Souza
Doutor e mestre em Antropologia pela UFPE, especialista em docência do ensino superior, graduado em História, atua como Professor na FACHO e no Núcleo da EaD da UFRPE e como Coordenador geral dos museus de Olinda, dirigindo o Museu do Mamulengo. É autor do livro Carnaval do Recife: Um reinado de três dias, publicado pela editora Livro Rápido em 2009 e reeditado pela Bagaço em 2013. Artesão em Crochê reconhecido pelo PAB.
Currículo Lattes: http://lattes.cnpq.br/9060690061824728
Luciano João de Santana
Mestre em Gestão Pública pela Universidade Federal de Pernambuco - UFPE, Especialista em Gestão Avançada (APG) pela Amana-Key - SP. Certificado de Analista Comportamental PDC da Inscape Publishing e de Professional Coach Certification Life emitido e reconhecido pela International Association of Coaching. Certificação e Recertificação por Experiência com ênfase em Administração e Certificação por Experiência com ênfase em Investimentos pelo Instituto de Certificação dos Profissionais de Seguridade Social - ICSS. Atestado de Habilitação de Dirigente de Entidade Fechada de Previdência Complementar concedido pela Superintendência Nacional de Previdência Complementar - PREVIC do Ministério da Fazenda, nas duas habilitações Administração e Investimentos. Perito Judicial Administrador CRA-PE. Pós-Graduações em Planejamento e Gestão Organizacional pela UPE, em Recursos Humanos pela UPE, e em Engenharia de Segurança do Trabalho - UPE. Graduações em Administração - UFPE, Engenharia de Pesca UFRPE e Licenciatura Plena em Filosofia - UNICAP. Técnico em Eletrotécnica pela Escola Técnica Federal de Pernambuco. Atuou como Administrador da Companhia Pernambucana de Saneamento desde 1985 em atividades Técnicas e Gerenciais com incursões nas áreas de Atendimento ao Cliente, TI, Organização e Métodos, Cargos e Salários, Administração de Pessoal, Segurança do Trabalho, Cobrança e Planejamento Comercial, Planejamento Regulação e Gestão Organizacional. Atualmente é Diretor de Benefícios da Fundação Compesa de Previdência e Assistência - Compesaprev . Professor Universitário de Graduação e Pós-Graduação da Faculdade de Ciências Humanas e Sociais Aplicadas do Cabo de Santo Agostinho - FACHUCA nas Disciplinas de Ética Profissional e Recursos Humanos I , onde Coordena o Curso de Bacharelado em Administração. Professor de Graduação e Pós-Graduação da Faculdade de Ciências Humanas de Olinda - FACHO nas disciplinas de Avaliação da Performance Empresarial e de Gestão de Processos e Negócios. Áreas de interesse: Estratégia Empresarial, Ética e Responsabilidade Social Empresarial, Governança Corporativa.
Currículo Lattes: http://lattes.cnpq.br/5605937718304141
Priscila Maria Lapa
Doutora em Ciência Política pela Universidade Federal de Pernambuco (2016), possui graduação em Comunicação Social (Jornalismo) pela Universidade Federal de Pernambuco (2002) e mestrado em Ciência Política pela mesma universidade (2007). Professora na Faculdade de Ciências Humanas de Olinda (FACHO) e Analista Técnica no SEBRAE-PE, atuando na Unidade de Políticas Públicas. Tem experiência como coordenadora de curso de graduação e no ensino superior nos cursos de Direito, Administração, Ciências Contábeis e Comunicação Social . Na Pós-Graduação, já lecionou disciplinas como Metodologia da Ciência; Marketing e Políticas Públicas. Tem experiência na área de Ciência Política, atuando principalmente nos seguintes temas: Eleições; Municípios; Processo Legislativo; Políticas Públicas.
Currículo Lattes: http://lattes.cnpq.br/1215329622937349
Rafael Sampaio Octaviano de Souza
Possui graduação em Ciências Biológicas - Bacharelado pela Universidade Federal de Pernambuco (2002), mestrado em Ciências Biológicas (Botânica) pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (2010), doutorado em História das Ciências e das Técnicas e Epistemologia.
Raphael Moreira dos Santos
Mestre pelo Programa de Pós-Graduação em Administração pela UFPE (PROPAD) da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE). Possui MBA em gestão de negócios e pós-graduação em gestão de equipes pela UNICAP - Universidade Católica de Pernambuco. Pesquisador integrante de equipe do projeto Compreensão de Significados Culturais do Trabalho dos Atores Inseridos em Espaços de Coworking (Propad UFPE). Atua como consultor nas áreas de gestão empresarial e gestão da inovação, além de professor em cursos de graduação e pós-graduação.
Currículo Lattes: http://lattes.cnpq.br/6234983860163009
Renata Porto Chaves
Possui graduação em Administração de Empresas pela Universidade Católica de Pernambuco (2008) e mestrado em Administração e Desenvolvimento Rural pela Universidade Federal Rural de Pernambuco (2011). Atualmente é professora do Centro Universitário Maurício de Nassau, professora executora do ensino a distância. do GRUPO SER EDUCACIONAL, professora da Faculdade de Ciências Humanas de Olinda e responsável técnica - INSTITUIÇÃO SUSTENTE. Tem experiência na área de Administração, com ênfase em Administração de Empresas, atuando principalmente nos seguintes temas: mensuração de desempenho, gestão agroindustrial, supply chain performance, performance measurement e cadeias de suprimento.
Currículo Lattes: http://lattes.cnpq.br/4456041005733343
Robson dos Santos Costa
Mestre em Inovação e Desenvolvimento pelo Centro Universitário dos Guararapes (2019). Especialista em Formação em EaD (2018) pela UNIP. Especialista Contabilidade Pública e Responsabilidade Fiscal pela Uninter (2014). Especialista em Contabilidade e Controladoria Empresarial pela UFPE (2011). Matemático e Físico (ambas licenciaturas) pela UNIP (2017 e 2020) e Contador pela faccor (2009). Gestor Governamental - Especialidade Administrativa vinculado à Secretaria de Administração de Pernambuco. Atualmente está Gestor da Setorial Contábil da Secretaria de Desenvolvimento Econômico - SDEC e professor da Faculdade de Ciências Humanas de Olinda - FACHO.
Currículo Lattes: http://lattes.cnpq.br/9122870558158287
Rosevanya Fortunato de Albuquerque
Mestrado em Educação, Culturas e Identidades pela Universidade Federal Rural de Pernambuco/Fundação Joaquim Nabuco (2017) e Especialização em Educação Integral, Cidadania e Inclusão Social pela Universidade Federal Rural de Pernambuco (2010) e em Jornalismo Cultural pela Universidade Católica de Pernambuco (2006). Possui graduação em Comunicação Social com habilitação em Jornalismo pela Universidade Católica de Pernambuco (2004) e em Gestão de Recursos Humanos pelo Centro Universitário Maurício de Nassau/UNINASSAU (em andamento). Tem experiência profissional nas áreas de Comunicação (mídias, educomunicação e assessoria) e de Educação, com ênfase em Política Educacional de Educação Integral. Como educadora, foi docente na Universidade Federal do Espírito Santo (UFES) e na Universidade Federal de São João del Rei (UFSJ-MG). Ainda tem experiência como professora de Educação Integral na Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE) e na Faculdade de Ciências Humanas de Olinda (FACHO). Como formadora, atuou no Programa Conexões de Saberes pelas Universidades Federal e Federal Rural de Pernambuco (UFPE e UFRPE). Possui experiência como pesquisadora de Organismos Internacionais, da Fundação Joaquim Nabuco (Fundaj) e da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE). Além disso, tem conhecimento em Facilitação para Grupos de Trabalho e em Comunicação Construtiva e Práticas Restaurativas nas Organizações.
Currículo Lattes: http://lattes.cnpq.br/4957752038196176
Suenya Talita de Almeida
Possui bacharelado Em Direito pela Universidade Católica de Pernambuco (2007) e mestrado (2009) e doutorado (2013) em Direito pela Universidade Federal de Pernambuco. Foi professora substituta da UFPE - Universidade Federal de Pernambuco. Atualmente é professora convidada do Instituto Brasileiro de Estudos (IBEST), Focca - Faculdade de Olinda, atuando principalmente nos seguintes temas: deliquência juvenil, controle social, poder, direitos humanos e conflito. Leciona Direito Administrativo e Direito Tributário na Faculdade de Ciências Humanas de Olinda (FACHO).
Currículo Lattes: http://lattes.cnpq.br/3713037670371367
Notícias
Pesquisa: crescente desejo por experiências diversificadas de carreira estão redefinindo a Gestão de Carreira & Sucessão
Administradores - 23/07/2015
Funcionários mais jovens preferem uma experiência de trabalho variada a uma progressão linear na carreira e a boa notícia é que 77% dos Top Employers brasileiros já definiram planos de carreira laterais
A gestão de Carreira & Sucessão está passando por uma mudança fundamental, impulsionado pela escassez de competências, pela guerra global por talentos e por uma nova geração de funcionários que valoriza mais a flexibilidade e uma maior variedade de experiências de trabalho do que o tradicional modelo de progressão linear de carreira. Por isso, se antes a principal preocupação dos gestores de RH era o fortalecimento do pipeline de lideranças, agora eles precisam redefinir a gestão de Carreira & Sucessão para melhorar tanto a retenção de talentos em todos os níveis como o envolvimento com a empresa. Essa é a conclusão do relatório sobre Gestão de Carreira & Sucessão publicado pelo Top Employers Institute. O estudo é baseado em uma pesquisa global de boas práticas em Recursos Humanos feita com 600 empresas em 96 países.
O Brasil acompanha essa tendência: aqui, embora ainda prevaleçam os planos de sucessão para posições críticas ao nível da gestão, 54% das empresas já os estenderam para posições críticas em funções especialistas. Posições críticas em nível de gestão e nível executivo exibem os maiores percentuais: 85%, nos dois casos.
Duas mudanças globais estão forçando os gerentes de RH a repensar as estratégias de gestão de carreira e sucessão: a) a falta de competências e a competição global pelos melhores talentos, além do maior risco de se perder conhecimento crítico para os negócios devido ao envelhecimento da força de trabalho; e b) uma nova geração de trabalhadores que está buscando diversas experiências de trabalho e flexibilidade, e que está assumindo uma maior responsabilidade pela gestão de sua própria carreira, o que resulta em menor lealdade com a empresa e menor interesse na escalada tradicional, passo-a-passo, dos tradicionais planos de carreira. No Brasil, as empresas já perceberam isso e avançaram significativamente em relação aos formatos tradicionais de desenvolvimento de carreiras, embora estes ainda sejam mais comuns: 88% definiram planos de carreira verticais, mesmo percentual das empresas que definiram planos de carreira horizontais, mas 77% já possuem planos de carreira laterais.
Estas mudanças estão fazendo com que a gestão de Carreira & Sucessão se torne cada vez mais importante dentro do RH, uma vez que seu papel evolui do antigo foco na garantia de uma sucessão de lideranças tranquila para a retenção de pessoal no longo prazo. Para isso, os RHs brasileiros estão fazendo uso de diversas estratégias e abordagens:
- 96% esperam que seus gerentes promovam ativamente o desenvolvimento da carreira dos membro da equipe;
- 81% usamos modelos e métodos padronizados para identificar high potentials;
- 69% perfis de trabalho e competências associadas são avaliadas periodicamente para garantir que continuem relevantes.
"Uma das principais conclusões do nosso estudo é que, para os gestores de RH, não é mais possível se apegar apenas aos melhores desempenhos, aplicando o conjunto tradicional de incentivos. Faz-se necessária uma abordagem mais ampla para o desenvolvimento do funcionário, com maior consciência das necessidades que mudaram e dos valores da geração mais jovem de trabalhadores. Os gerentes de RH têm que deixar de ser caçadores de talento para se tornarem produtores de talento", afirmou David Plink, CEO do Top Employers Institute.
Para desenvolver seus trabalhadores, as empresas brasileiras fazem uso de uma ampla gama de programas para apoiar os funcionários em seus planos de carreira:
- 96% - programa de formação
- 77% - destacamento / transferência temporária (para uma organização diferente ou para uma parte diferente da organização
- 77% - coaching
- 69% - mentoring
- 65% - mobilidade internacional
- 65% - programas de rotatividade
Para lidar com sucesso com estes desafios de retenção, o planejamento estratégico de pessoal tem de estar intimamente ligado ao de Gestão de Carreira & Sucessão, a fim de identificar as habilidades atuais e as que serão necessárias no futuro, e se preparar para futuros gaps.
O estudo também mostra que as organizações que são bem sucedidas na Gestão de Carreira & Sucessão usam cada vez mais tecnologia integrada (Talent Suites). A prática de gestão de Carreira & Sucessão Gestão mais comumente apoiada por tecnologia é o plano de desenvolvimento pessoal on-line (85% das empresas com melhor desempenho o utilizam), seguido por modelos de competências (79%), e perfis de funcionários (75%). As práticas menos apoiadas pela tecnologia são planos de carreira definidos (58%) e planos de sucessão (57%), o que indica um foco maior na gestão de Carreira & Sucessão no curto prazo ao invés da busca por uma estratégia de longo prazo.
Entre as principais tecnologias usadas para apoiar práticas de gestão da carreira & sucessão no Brasil estão:
- 85% - Plano de Desenvolvimento Pessoal (PDP)
- 77% - Modelo de Competências
- 69% - Identificação de Talentos e Gestão de Talentos
- 65% - Revisão e calibragem do talento
- 65% - Descrição do cargo
A transparência ajuda a retenção: informações sobre perfis de vagas precisam estar acessíveis a todos os funcionários. Isto é confirmado pela Unilever, empresa certificada pelo Top Employers Institute: "Clareza e transparência sobre os planos de carreira para todos os funcionários tornam-se cada vez mais importantes quando você está lidando com talentos que são muito demandados pelo mercado", disse Antoinette Irvine, vice-presidente de RH da Unilever. "Se você quer que as pessoas permaneçam na empresa a longo prazo e não quer vê-las ir para outro lugar, então precisa fazer com que elas saibam porque devem ficar, e isso é uma questão de performance, mas, mais importante, é uma questão de carreira." Neste quesito, o Brasil avançou bastante, mas ainda não conseguiu universalizar o acesso às informações: o percentual de empresas que dão acesso irrestrito a todos os perfis de competência definidos é de 69%. Mas 81% já definiram um quadro de competências que descreve as competências para diferentes famílias de cargos e níveis, 73% dispõem de sistemas de formação de gestores em relação ao quadro de competências e 62% têm sistemas para educar os funcionários sobre o quadro de competências.