O avanço das Tecnologias Digitais da Informação e Comunicação (TDIC) e o seu uso na formação dos sujeitos têm exigido do docente um novo domínio, não somente das tecnologias, mas principalmente de uma nova prática pedagógica. Na sociedade em rede e de compartilhamento de informações e conhecimentos, as tecnologias são utilizadas com novas possibilidades no meio educacional. Observando a escola e a universidade, o que se percebe é um descompasso entre a formação docente, as práticas pedagógicas e os anseios dos estudantes conectados e inseridos na era digital que não encontram nos cenários de formação um espaço para dialogar com suas necessidades de formação cidadã e profissional. É com vistas a superar esta distância que se faz necessário oportunizar aos profissionais da educação uma formação que privilegie a inovação pedagógica e a inserção de tecnologias e metodologias ativas que proporcionem uma aprendizagem profunda e significativa, adequada ao contexto atual.
Subsidiar a formação continuada de profissionais da educação, na perspectiva de uma nova atitude pedagógica com soluções criativas de práticas inovadoras e adequadas às necessidades do mundo atual, favorecendo o desenvolvimento do aprendiz-protagonista.
Maria Dalvaneide de Oliveira Araújo. Mestra em Educação (UFPE)