Notícias

INSCRIÇÕES ABERTAS PARA O XV EELL

Evento de Letras ocorrerá entre 7 e 9 de novembro

Frederico Machado - 04/09/2019

Pensar o Ensino de Língua e Literatura em nosso país nunca foi tão importante. As diferentes abordagens e nuances da Licenciatura em Letras, a saber: Ensino de Língua Portuguesa, de Literatura e de Língua Inglesa, além de desafios, como o ensino de língua e literatura na perspectiva da inclusão, são alvos de anseios e de debates na comunidade acadêmica.

Como ocorre o ensino de Língua (s) e de Literatura (s) hoje? Como o Professor de Letras pode se atualizar e buscar informações para o seu trabalho em diferentes níveis e perspectivas? É possível trabalhar complexidade, inovação e tecnologia na perspectiva de um ensino para todos (as)? Como trabalhar a inclusão de Literatura, de Língua e de Cultura Indígena (a partir da Lei 11.465/08)? E que impactos a BNCC trará para o trabalho diário do professor?

Estão são algumas das questões que balizarão o nosso XV Encontro sobre o Ensino de Língua e Literatura.

O Encontro sobre o Ensino da Língua e Literatura da Facho é um evento que já conta com sua 15ª edição. É um encontro no qual buscamos sempre promover a interação entre professores e alunos, com o objetivo comum de discutir sobre os problemas da educação brasileira e, principalmente, de fomentar intervenções viáveis para que o professor aplique em sala de aula. Este ano, a proposta é discutir: Língua e Literatura para Todos.



Público-alvo

Pesquisadores, professores e estudantes de Letras, de Linguística, de Teoria da Literatura, de Literatura, de Jornalismo, de Arte-Educação, de História, de Filosofia, e os demais interessados entre a convergência do ensino, da produção, da recepção e da leitura de literatura num mundo Pós-Moderno.

Subtemas


Ensino de Língua Portuguesa, de Língua Inglesa e de Literatura: perspectivas e desafios;

Ensino de Língua Portuguesa, de Língua Inglesa e de Literatura: inovação e tecnologia;

Dimensões da pesquisa linguística e o trabalho docente;

Ensino de Língua e Literatura Indígenas;

Língua Brasileira de Sinais (LIBRAS);

Literatura em LIBRAS.

Propostas de apresentação de trabalho que versem sobre áreas de Letras, em suas diferentes perspectivas (Língua (s), Literatura (s), Produção Textual, Gêneros Textuais, Ensino de Língua e Literatura, Desafios Docentes, Inovações do Ensino, Legislação Educacional, Ensino, Língua e Literatura Indígenas) e áreas afins, devem ser enviadas até o dia 31 de outubro de 2019.

Acesse a área de extensão do site da FACHO e faça sua inscrição.