Notícias

ENADE 2017

Tire suas Dúvidas

Frederico Machado - 31/07/2017

É obrigatório?
Isso mesmo. A prova é componente curricular obrigatório, conforme determina a Lei n.º 10.861 - MEC, de 14 de abril de 2004. Devem ser inscritos no Exame, por lei, todos os Ingressantes e Concluintes dos cursos de áreas definidas a cada ciclo avaliativo.

Como o aluno se inscreve?
A FACHO é responsável por inscrever todos os alunos habilitados para o ENADE 2017. É a coordenação de cada curso que realiza a inscrição. Porém, é responsabilidade do aluno verificar se seu nome está na lista que será divulgada em 2017.2 e, se for o caso, informar ao coordenador que seu nome está ausente.

Quando vai ser a inscrição em 2017?
A listagem dos alunos inscritos será divulgada em meados de agosto de 2017. Caso você vá colar grau até julho de 2018 e seu nome não estiver na lista, procure de imediato a coordenação do curso.

Como fico sabendo que preciso fazer o ENADE?
Só os alunos concluintes farão a prova. Os ingressantes, apesar de inscritos, não realizam prova. Concluintes são os alunos que já concluíram pelo menos 70% da carga horária total de seu curso.

Quando vai ser o Enade 2017?
É importante saber que o ENADE não é só a prova. O aluno precisa responder, também, o Questionário do Estudante. O Questionário do Estudante deverá ser preenchido no site do Enade entre os dias 28 de agosto e 26 de novembro. Não deixe para última hora!

A prova será realizada no dia 26 de novembro. A abertura dos portões será às 12h, o fechamento dos portões será às 13h e o início do Exame será às 13h30. Programe-se, pois caso não consiga entrar ou falte à prova, sua situação ficará irregular e só será regularizada no segundo semestre de 2018. Até lá, você não poderá colar grau, nem solicitar diploma.

Onde farei a prova?
O local da prova é divulgado no próprio site após o término do preenchimento do Questionário do Estudante.

O que significa estar irregular?
São irregulares: alunos habilitados que não foram inscritos pela Coordenação, alunos que não compareceram e/ou não responderam o questionário do estudante. Aluno irregular, por força da lei, não pode colar o grau até que sua situação seja regularizada.