Informações Gerais
O curso de Letras na FACHO
A modalidade Licenciatura em Língua Portuguesa, Língua Inglesa e suas Respectivas Literaturas, capacita o profissional para docência no ensino básico, com o diferencial da dupla habilitação, que ocorre tanto na língua materna quanto numa estrangeira moderna, tornando o profissional oriundo deste curso um docente preparado para as exigências do ensino contemporâneo.
É possível ao licenciado em letras da Faculdade de Ciências Humanas de Olinda exercer atividades numa variada gama de atuação, como revisão, tradução, crítica literária, e, ainda, docência de língua inglesa em Cursos de Idiomas.
Com 60 vagas, a Licenciatura em Língua Portuguesa e Língua Inglesa com suas respectivas Literaturas funciona pela manhã, das 8h às 12h, e à noite, das 19h às 22h, de segunda a sexta, no terceiro andar do bloco A da FACHO, em salas climatizadas, com equipamentos audiovisuais e acesso à internet.
O quadro docente é formado por professores que valorizam o ser humano integralmente, respeitando-os como cidadãos e instruindo-os a terem pensamento crítico ante às demandas do quotidiano da educação brasileira.
História do curso
O Curso de Licenciatura em Letras da FACHO, em funcionamento desde 1973, tem como objetivo a formação de docentes de língua portuguesa, inglesa e suas respectivas literaturas. A instituição oferece ao docente em formação a possibilidade de aplicar as teorias vistas em sala de aula em estágio e pesquisa científica com o intuito de habilitar o profissional a ter uma visão crítica sobre seu campo teórico e prático.
Anualmente, como reforço à pesquisa, o Departamento de Letras da Facho promove dois eventos, O Ciclo de Estudos Linguísticos e Literários (CELL) e o Congresso Nacional do Ensino de Língua e Literatura (EELL – CONEL), que estimula os alunos de Letras de todo o Brasil a apresentarem trabalhos científicos e possibilita o contato com as atualizações da área.
Vagas e Turno
60 vagas anuais, sendo 30 (trinta) a cada semestre letivo.
O curso dura 8 semestres letivos.
Turno de Funcionamento:
Horário matutino: das 8h às 12h30
Horário noturno: das 19h às 22h
Laboratórios
O curso conta com um laboratório de informática que pode ser reversível, a partir de softwares específicos, para laboratório de línguas, de fonética, etc.
Coordenação do Curso
Coordenador: Professor Dr. Frederico José Machado da Silva
Fale com a coordenação do curso: coordenacaoletras@facho.br
Planos de Disciplinas do Curso de Letras - 2018 / 2021
Aqui você pode adquirir seus Planos de Disciplinas referente ao curso de Letras.
Download
Planos de Disciplinas do Curso de Letras - 2009 / 2017
Aqui você pode adquirir seus Planos de Disciplinas referente ao curso de Letras.
Download
Planos de Disciplinas do Curso de Letras - 2005 / 2008
Aqui você pode adquirir seus Planos de Disciplinas referente ao curso de Letras.
Download
Planos de Disciplinas do Curso de Letras - 1973 / 2004
Aqui você pode adquirir seus Planos de Disciplinas referente ao curso de Letras.
Download
Perfil de Egresso
Conheça o perfil do aluno egresso
O profissional que conclui o Curso de Letras nesta IES deverá estar qualificado para atuar:
Prioritariamente, nos níveis de ensino Fundamental e Médio, como professor de Língua Portuguesa e suas respectivas Literaturas e de Língua Inglesa e suas respectivas Literaturas;
Eventualmente, como: tradutor da Língua Inglesa; secretário executivo bilíngüe; redator em jornais; revisor oficial.
O profissional das letras, egresso desta IES, é absorvido pelo mercado principalmente como professor. Contudo, obtém no curso formação que lhe permite, também, a absorção pelo mercado de trabalho nas funções de tradutor-intérprete, redator, revisor e secretário, podendo atuar, eventualmente, em editoras, jornais, rádio e agências de publicidade.
PPC
Atenção
Faça o download de Projeto Pedagógico do Curso de Letras.
Download
Matriz Curricular
Confira
Clique e faça o download da Matriz Curricular.
Download
Corpo Docente
Alexandre Furtado de Albuquerque Correa
Mestre e Doutor em Teoria da Literatura UFPE(2007), Especialização em Psicopedagogia (CEPAI/UNICAP-2016) e em Psicomotricidade Relacional (ÍCONE/CIAR- em andamento), Graduação em Psicologia (FAFIRE-em andamento) e Direito pela UFPE(1993). Atualmente é professor adjunto - Departamento Letras UPE Mata Norte e do PROFLETRAS Mata Norte. Leciona em cursos de Especialização em Linguística Aplicada, Literatura Brasileira e Inglesa, Cultura Pernambucana. Pesquisa com ênfase em Estudos Culturais, Literatura Comparada e Transculturação. É membro do GPL Recife (Gabinete Português de Leitura), do IAGHP (Institudo Arqueológico Geográfico e Histórico Pernambucano). Faz parte do PROFLETRAS Mata Norte. Atua como coordenador do ISF-NUCLI da UPE.
Currículo Lattes: http://lattes.cnpq.br/1533457979102646
Anelilde Maria de Lima Farias
Possui graduação em LETRAS pela Universidade Federal de Pernambuco (1988), especialização na área de linguística aplicada ao ensino da Língua Portuguesa pela FAFIRE (2005). Possui mestrado em Linguística pela Universidade Federal de Pernambuco (2011). Atualmente é professora do Colégio Visão, professora da FACHO (Faculdade de Ciências Humanas de Olinda) e aposentada da REDE ESTADUAL DE ENSINO.
Currículo Lattes: http://lattes.cnpq.br/2611446069382987
Angela Mendonça
Atualmente é professor assistente de Língua Inglesa, Didática da Língua Inglesa e Estágio Supervisionado de Língua inglesa da Faculdade de Ciências Humanas de Olinda (PE). Tem experiência nas áreas de Letras e Educação. Atua, também, em turmas de ensino fundamental e médio das redes municipal (Recife) e estadual (PE).
Currículo Lattes: http://lattes.cnpq.br/6988016988117730
Áurea Maria Costa Rocha
Doutora em Educação pelo Programa de Pós-Graduação de Educação da UFPE, na linha de pesquisa de Formação de Professores e Práticas Pedagógicas, possui mestrado em Formação de Professores pelo Programa de Pós-graduação em Educação da UFPE. Atualmente é Técnica de Assuntos Educacionais na Gerência de Políticas Educacionais do Ensino Médio na Secretária Executiva de Desenvolvimento da Educação do Estado de Pernambuco. Pesquisa em Docência Universitária, Saberes Docentes, Identidade e Profissionalidade Docente
Currículo Lattes: http://lattes.cnpq.br/3583616825908163
Eraldo Batista
Graduado em Letras pela Faculdade Frassinetti do Recife (FAFIRE) e especialista em Linguística Aplicada ao Ensino da Língua Portuguesa (FAFIRE). É mestre em Linguística - Fonologia (UFPE) e doutor em Linguística - Fonética (UFPE).
Currículo Lattes: http://lattes.cnpq.br/9044599886734583
Frederico José Machado da Silva
Doutor em Letras pela Universidade Federal de Pernambuco (2015), atualmente é professor Titular e Coordenador do Curso de Letras da Faculdade de Ciências Humanas de Olinda (FACHO), professor colaborador do Mestrado Profissional em Letras (PROFLETRAS) da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE). Também atua como professor Colaborador da Pós-Graduação em Literatura Brasileira da Faculdade Frassinetti do Recife (FAFIRE). Possui graduação em Licenciatura Dupla em Letras Inglês Português pela Faculdade Frassinetti do Recife (2006) e mestrado em Letras pela Universidade Federal de Pernambuco (2009). Tem experiência na área de Letras, com ênfase em Teoria da Literatura, Literatura, Língua Portuguesa e literatura e ensino. Atua principalmente nos seguintes temas: teatro brasileiro do século XIX, romantismo brasileiro, cultura, realismo brasileiro, realismo mágico, e literatura latino-americana.
Currículo Lattes: http://lattes.cnpq.br/4677068057535979
Joelma Gomes dos Santos
Doutora (2014) e Mestra (2009) em Letras, na área de concentração Teoria da Literatura, pela Universidade Federal de Pernambuco - UFPE. É Licenciada em Letras, com habilitação nas línguas portuguesa e inglesa (2006) e suas respectivas literaturas. Tem experiência como Docente no Ensino Superior, nos níveis de graduação e pós-graduação (Especialização). Desenvolve pesquisas cujos principais focos de interesse são Teoria da Literatura, O Discurso Literário, as Literaturas Africanas de língua portuguesa, Romance Angolano, Narrativas de ficção, a curta ficção de José Luandino Vieira, a poesia angolana e a construção da identidade nacional. É revisora dos conteúdos inéditos dos escritores da União dos Escritores Angolanos - UEA. É Pesquisadora Associada 1 do Instituto de Estudos da África - IEAF - UFPE. É membro fundadora da AFROLIC - Associação Internacional de Estudos Literários e Culturais Africanos. É membro do Conselho editorial e Editora das revistas acadêmicas da Faculdade de Ciências Humanas de Olinda - FACHO: Travessia e Com Texto. É Professora Titular da Disciplina Literaturas Africanas de Língua Portuguesa. Coordena o curso de Especialização em Língua Portuguesa e Ensino, na Faculdade de Ciências Humanas de Olinda - FACHO. A dissertação de mestrado de sua autoria, intitulada "O narratário: um estudo de seu papel na construção de 'João Vêncio: os seus amores', de José Luandino Vieira", foi publicada em 2009, sob o selo da União dos Escritores Angolanos - UEA, em Angola.
Currículo Lattes: http://lattes.cnpq.br/9883545124746376
Luciano Borges de Souza
Doutor e mestre em Antropologia pela UFPE, especialista em docência do ensino superior, graduado em História, atua como Professor na FACHO e no Núcleo da EaD da UFRPE e como Coordenador geral dos museus de Olinda, dirigindo o Museu do Mamulengo. É autor do livro Carnaval do Recife: Um reinado de três dias, publicado pela editora Livro Rápido em 2009 e reeditado pela Bagaço em 2013. Artesão em Crochê reconhecido pelo PAB.
Currículo Lattes: http://lattes.cnpq.br/9060690061824728
Rafael Sampaio Octaviano de Souza
Possui graduação em Ciências Biológicas - Bacharelado pela Universidade Federal de Pernambuco (2002), mestrado em Ciências Biológicas (Botânica) pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (2010), doutorado em História das Ciências e das Técnicas e Epistemologia.
Renata Soriano de Souza Tavares
Mestra em Letras pela Universidade Federal de Pernambuco-UFPE (2010), especialista em Literatura Brasileira pela Faculdade Frassinetti do Recife- FAFIRE (2006), graduada em licenciatura em Letras pela Faculdade Frassinetti do Recife- FAFIRE (2004). Atua na área de Letras, principalmente nos seguintes temas: Literatura Brasileira, Teoria da Literatura e Língua portuguesa
Currículo Lattes: http://lattes.cnpq.br/1748422629242249
Roberto José da Silva
Possui graduação em Psicologia pela Faculdade de Ciências Humanas Esuda (1985), graduação em licenciatura em Filosofia pela Universidade Federal de Pernambuco (1997) e mestrado em Filosofia pela Universidade Federal de Pernambuco (2002). Atualmente é Professor Assistente da Universidade de Pernambuco (UPE). Professor Assistente da Faculdade de Ciências Humanas (FACHO) e Professor Assistente da Universidade Salgado de Oliveira (UNIVERSO). Tem experiência na área de Filosofia, Ética, Educação e Psicologia com ênfase em FILOSOFIA GERAL, atuando principalmente nos seguintes temas: Filosofia, Ética, Psicologia e Educação.
Currículo Lattes: http://lattes.cnpq.br/2782356204470622
Rosevanya Fortunato de Albuquerque
Mestrado em Educação, Culturas e Identidades pela Universidade Federal Rural de Pernambuco/Fundação Joaquim Nabuco (2017) e Especialização em Educação Integral, Cidadania e Inclusão Social pela Universidade Federal Rural de Pernambuco (2010) e em Jornalismo Cultural pela Universidade Católica de Pernambuco (2006). Possui graduação em Comunicação Social com habilitação em Jornalismo pela Universidade Católica de Pernambuco (2004) e em Gestão de Recursos Humanos pelo Centro Universitário Maurício de Nassau/UNINASSAU (em andamento). Tem experiência profissional nas áreas de Comunicação (mídias, educomunicação e assessoria) e de Educação, com ênfase em Política Educacional de Educação Integral. Como educadora, foi docente na Universidade Federal do Espírito Santo (UFES) e na Universidade Federal de São João del Rei (UFSJ-MG). Ainda tem experiência como professora de Educação Integral na Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE) e na Faculdade de Ciências Humanas de Olinda (FACHO). Como formadora, atuou no Programa Conexões de Saberes pelas Universidades Federal e Federal Rural de Pernambuco (UFPE e UFRPE). Possui experiência como pesquisadora de Organismos Internacionais, da Fundação Joaquim Nabuco (Fundaj) e da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE). Além disso, tem conhecimento em Facilitação para Grupos de Trabalho e em Comunicação Construtiva e Práticas Restaurativas nas Organizações.
Currículo Lattes: http://lattes.cnpq.br/4957752038196176
Suelany Christtiny Ribeiro Mascena
É doutora em Teoria da Literatura pela Universidade Federal de Pernambuco, mestre em Literatura e Cultura pela Universidade Federal da Paraíba e graduada em Letras- Inglês pela Fundação de Ensino Superior de Olinda( (FUNESO). Atualmente é Professora do curso de Letras da Faculdade de Ciências Humanas de Olinda(FACHO), PE. Tem experiência na área de Letras, com ênfase em Literaturas africanas em língua portuguesa, atuando nos seguintes temas: literatura infantojuvenil, memória, tradição, oralidade e estudos pós-coloniais. É autora do livro infantil " Os cachinhos de Cecília", é apaixonada por estórias e brincriações vocabulares que perpassam o imaginário brasileiro e o além-mar.
Currículo Lattes: http://lattes.cnpq.br/5194660366821010
Notícias
I JORNIC da FACHO
FACHO - 17/04/2017
Desde hoje cedo (9h) a #Facho está sediando o I JORNIC, evento organizado pelo NEPE, núcleo que é coordenado pela Professora Dra. Sura Wanessa. O objetivo principal do Encontro é promover e incentivar a pesquisa e produção científica dos alunos dos diversos cursos da Facho. O evento irá acontecer até às 21h. #pesquisa #jornic