Informações Gerais
O curso de Letras na FACHO
A modalidade Licenciatura em Língua Portuguesa, Língua Inglesa e suas Respectivas Literaturas, capacita o profissional para docência no ensino básico, com o diferencial da dupla habilitação, que ocorre tanto na língua materna quanto numa estrangeira moderna, tornando o profissional oriundo deste curso um docente preparado para as exigências do ensino contemporâneo.
É possível ao licenciado em letras da Faculdade de Ciências Humanas de Olinda exercer atividades numa variada gama de atuação, como revisão, tradução, crítica literária, e, ainda, docência de língua inglesa em Cursos de Idiomas.
Com 60 vagas, a Licenciatura em Língua Portuguesa e Língua Inglesa com suas respectivas Literaturas funciona pela manhã, das 8h às 12h, e à noite, das 19h às 22h, de segunda a sexta, no terceiro andar do bloco A da FACHO, em salas climatizadas, com equipamentos audiovisuais e acesso à internet.
O quadro docente é formado por professores que valorizam o ser humano integralmente, respeitando-os como cidadãos e instruindo-os a terem pensamento crítico ante às demandas do quotidiano da educação brasileira.
História do curso
O Curso de Licenciatura em Letras da FACHO, em funcionamento desde 1973, tem como objetivo a formação de docentes de língua portuguesa, inglesa e suas respectivas literaturas. A instituição oferece ao docente em formação a possibilidade de aplicar as teorias vistas em sala de aula em estágio e pesquisa científica com o intuito de habilitar o profissional a ter uma visão crítica sobre seu campo teórico e prático.
Anualmente, como reforço à pesquisa, o Departamento de Letras da Facho promove dois eventos, O Ciclo de Estudos Linguísticos e Literários (CELL) e o Congresso Nacional do Ensino de Língua e Literatura (EELL – CONEL), que estimula os alunos de Letras de todo o Brasil a apresentarem trabalhos científicos e possibilita o contato com as atualizações da área.
Vagas e Turno
60 vagas anuais, sendo 30 (trinta) a cada semestre letivo.
O curso dura 8 semestres letivos.
Turno de Funcionamento:
Horário matutino: das 8h às 12h30
Horário noturno: das 19h às 22h
Laboratórios
O curso conta com um laboratório de informática que pode ser reversível, a partir de softwares específicos, para laboratório de línguas, de fonética, etc.
Coordenação do Curso
Coordenador: Professor Dr. Frederico José Machado da Silva
Fale com a coordenação do curso: coordenacaoletras@facho.br
Planos de Disciplinas do Curso de Letras - 2018 / 2021
Aqui você pode adquirir seus Planos de Disciplinas referente ao curso de Letras.
Download
Planos de Disciplinas do Curso de Letras - 2009 / 2017
Aqui você pode adquirir seus Planos de Disciplinas referente ao curso de Letras.
Download
Planos de Disciplinas do Curso de Letras - 2005 / 2008
Aqui você pode adquirir seus Planos de Disciplinas referente ao curso de Letras.
Download
Planos de Disciplinas do Curso de Letras - 1973 / 2004
Aqui você pode adquirir seus Planos de Disciplinas referente ao curso de Letras.
Download
Perfil de Egresso
Conheça o perfil do aluno egresso
O profissional que conclui o Curso de Letras nesta IES deverá estar qualificado para atuar:
Prioritariamente, nos níveis de ensino Fundamental e Médio, como professor de Língua Portuguesa e suas respectivas Literaturas e de Língua Inglesa e suas respectivas Literaturas;
Eventualmente, como: tradutor da Língua Inglesa; secretário executivo bilíngüe; redator em jornais; revisor oficial.
O profissional das letras, egresso desta IES, é absorvido pelo mercado principalmente como professor. Contudo, obtém no curso formação que lhe permite, também, a absorção pelo mercado de trabalho nas funções de tradutor-intérprete, redator, revisor e secretário, podendo atuar, eventualmente, em editoras, jornais, rádio e agências de publicidade.
PPC
Atenção
Faça o download de Projeto Pedagógico do Curso de Letras.
Download
Matriz Curricular
Confira
Clique e faça o download da Matriz Curricular.
Download
Corpo Docente
Alexandre Furtado de Albuquerque Correa
Mestre e Doutor em Teoria da Literatura UFPE(2007), Especialização em Psicopedagogia (CEPAI/UNICAP-2016) e em Psicomotricidade Relacional (ÍCONE/CIAR- em andamento), Graduação em Psicologia (FAFIRE-em andamento) e Direito pela UFPE(1993). Atualmente é professor adjunto - Departamento Letras UPE Mata Norte e do PROFLETRAS Mata Norte. Leciona em cursos de Especialização em Linguística Aplicada, Literatura Brasileira e Inglesa, Cultura Pernambucana. Pesquisa com ênfase em Estudos Culturais, Literatura Comparada e Transculturação. É membro do GPL Recife (Gabinete Português de Leitura), do IAGHP (Institudo Arqueológico Geográfico e Histórico Pernambucano). Faz parte do PROFLETRAS Mata Norte. Atua como coordenador do ISF-NUCLI da UPE.
Currículo Lattes: http://lattes.cnpq.br/1533457979102646
Anelilde Maria de Lima Farias
Possui graduação em LETRAS pela Universidade Federal de Pernambuco (1988), especialização na área de linguística aplicada ao ensino da Língua Portuguesa pela FAFIRE (2005). Possui mestrado em Linguística pela Universidade Federal de Pernambuco (2011). Atualmente é professora do Colégio Visão, professora da FACHO (Faculdade de Ciências Humanas de Olinda) e aposentada da REDE ESTADUAL DE ENSINO.
Currículo Lattes: http://lattes.cnpq.br/2611446069382987
Angela Mendonça
Atualmente é professor assistente de Língua Inglesa, Didática da Língua Inglesa e Estágio Supervisionado de Língua inglesa da Faculdade de Ciências Humanas de Olinda (PE). Tem experiência nas áreas de Letras e Educação. Atua, também, em turmas de ensino fundamental e médio das redes municipal (Recife) e estadual (PE).
Currículo Lattes: http://lattes.cnpq.br/6988016988117730
Danielle Cassia de Oliveira Gomes da Silva
Possui Mestrado em Ciências da Saúde pela Universidade de Pernambuco - UPE (2018) Especialização em Nutrição clínica -- UNINTER e graduação em BACHARELADO EM NUTRIÇÃO pela FACULDADE SÃO MIGUEL. Atualmente ministra aulas de nutrição normal, bioquímica e Ciências Biológicas Integradas na FACULDADE DE CIÊNCIAS HUMANAS DE OLINDA e Nutrição materno- infantil e avaliação nutricional na FACOTTUR - Olinda , atuando principalmente nos seguintes temas: gestante, estado nutricional, diabetes gestacional e Idoso.
Currículo Lattes: http:// http://lattes.cnpq.br/8546612299104470
Débora Uchoa Carneiro Cardoso
Graduada pela Faculdade Ciências Humanas de Olinda em Letras/Inglês (2014), Pós Graduada em Libras com ênfase em Educação Especial pela Universidade Salgado de Oliveira (2017) e Mestra em Ciências da Linguagem pela Universidade Católica de Pernambuco (2019). Profissional Tradutora Intérprete de Libras formada pelo CAS - Centro de Apoio ao Surdo, certificada com proficiência em Tradução e Interpretação da Libras - Língua Portuguesa pelo PROLIBRAS - UFSC (2015) e com proficiência em Interpretação certificada pela Universidade Federal da Paraíba - UFPB (2018), atualmente em exercício na Universidade Federal de Pernambuco (UFPE) como Tradutora e Intérprete de Libras do núcleo de acessibilidade da mesma, no Governo do Estado de Pernambuco como professora e intérprete de Libras e atua como professora da FACHO na graduação e pós graduação. Tem como língua materna a Língua Brasileira de Sinais e a Língua Portuguesa, tendo sua identidade como CODA - Child of deaf adult. Últimos trabalhos com o foco principal nos temas: Língua Brasileira de Sinais, Aquisição da Segunda Língua, Codas, atuação do profissional intérprete na IES, Reciclagem do profissional, Formação e Capacitação do Profissional Intérprete de Libras e Tradução e Interpretação da Libras para/de/da Língua portuguesa oral. Na linha de pesquisa sobre Processos de Organização Linguística e Identidade na UNICAP, sob orientação da Prof. Dra. Wanilda Alves Cavalcanti.
Currículo Lattes: http://lattes.cnpq.br/4313552594344699
Eraldo Batista da Silva Filho
Graduado em Letras pela Faculdade Frassinetti do Recife (FAFIRE) e especialista em Linguística Aplicada ao Ensino da Língua Portuguesa (FAFIRE). É mestre em Linguística - Fonologia (UFPE) e doutor em Linguística - Fonética (UFPE).
Currículo Lattes: http://lattes.cnpq.br/9044599886734583
Felipe Gustavo Soares da Silva
Professor da Faculdade de ciências humanas de Olinda (FACHO).Doutorando em Filosofia pelo programa de doutorado integrado UFPE-UFPB-UFRN. Mestre em Filosofia pela UFPE, especialista em didática (FALC) e em educação, pobreza e desigualdade social (UFPE). Licenciado (UFPE) e Bacharel (UNICAP) em Filosofia.Tem interesse pelo estudo da Filosofia antiga e pelo estudo da ética do cuidado e suas aplicações. Participa do grupo de pesquisa Dynamis: A filosofia antiga e seus desdobramentos, com o estudo da língua grega e leitura das obras platônicas. Ademais interessa-se pelo debate em torno da formação humana e da educação que destaque o papel do sujeito educado.
Currículo Lattes: http://lattes.cnpq.br/4773768420852292
Frederico José Machado da Silva
Doutor em Letras pela Universidade Federal de Pernambuco (2015), atualmente é professor Titular e Coordenador do Curso de Letras da Faculdade de Ciências Humanas de Olinda (FACHO), professor colaborador do Mestrado Profissional em Letras (PROFLETRAS) da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE). Também atua como professor Colaborador da Pós-Graduação em Literatura Brasileira da Faculdade Frassinetti do Recife (FAFIRE). Possui graduação em Licenciatura Dupla em Letras Inglês Português pela Faculdade Frassinetti do Recife (2006) e mestrado em Letras pela Universidade Federal de Pernambuco (2009). Tem experiência na área de Letras, com ênfase em Teoria da Literatura, Literatura, Língua Portuguesa e literatura e ensino. Atua principalmente nos seguintes temas: teatro brasileiro do século XIX, romantismo brasileiro, cultura, realismo brasileiro, realismo mágico, e literatura latino-americana.
Currículo Lattes: http://lattes.cnpq.br/4677068057535979
Joelma Gomes dos Santos Cheng de Andrade
Doutora (2014) e Mestra (2009) em Letras, na área de concentração Teoria da Literatura, pela Universidade Federal de Pernambuco - UFPE. É Licenciada em Letras, com habilitação nas línguas portuguesa e inglesa (2006) e suas respectivas literaturas. Tem experiência como Docente no Ensino Superior, nos níveis de graduação e pós-graduação (Especialização). Desenvolve pesquisas cujos principais focos de interesse são Teoria da Literatura, O Discurso Literário, as Literaturas Africanas de língua portuguesa, Romance Angolano, Narrativas de ficção, a curta ficção de José Luandino Vieira, a poesia angolana e a construção da identidade nacional. É revisora dos conteúdos inéditos dos escritores da União dos Escritores Angolanos - UEA. É Pesquisadora Associada 1 do Instituto de Estudos da África - IEAF - UFPE. É membro fundadora da AFROLIC - Associação Internacional de Estudos Literários e Culturais Africanos. É membro do Conselho editorial e Editora das revistas acadêmicas da Faculdade de Ciências Humanas de Olinda - FACHO: Travessia e Com Texto. É Professora Titular da Disciplina Literaturas Africanas de Língua Portuguesa. Coordena o curso de Especialização em Língua Portuguesa e Ensino, na Faculdade de Ciências Humanas de Olinda - FACHO. A dissertação de mestrado de sua autoria, intitulada "O narratário: um estudo de seu papel na construção de 'João Vêncio: os seus amores', de José Luandino Vieira", foi publicada em 2009, sob o selo da União dos Escritores Angolanos - UEA, em Angola.
Currículo Lattes: http://lattes.cnpq.br/9883545124746376
Luciano Borges de Souza
Doutor e mestre em Antropologia pela UFPE, especialista em docência do ensino superior, graduado em História, atua como Professor na FACHO e no Núcleo da EaD da UFRPE e como Coordenador geral dos museus de Olinda, dirigindo o Museu do Mamulengo. É autor do livro Carnaval do Recife: Um reinado de três dias, publicado pela editora Livro Rápido em 2009 e reeditado pela Bagaço em 2013. Artesão em Crochê reconhecido pelo PAB.
Currículo Lattes: http://lattes.cnpq.br/9060690061824728
Maria Dalvaneide de Oliveira Araújo
Doutoranda do Programa Ciências da Educação, da Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação da Universidade de Coimbra. Mestre em Educação pela UFPE ? Universidade Federal de Pernambuco (2008). Graduada em PEDAGOGIA pela FACULDADE DE CIÊNCIAS HUMANAS DE OLINDA (2003). Participa grupo de pesquisa da plataforma CNPq: Educação, Metodologias e tecnologias (EDUCAT). Desenvolve pesquisas e atividades de extensão focalizando Formação Humana e Cuidado de Si. Coordenadora do Curso de Pedagogia da FAREC.
Currículo Lattes: http://lattes.cnpq.br/1786061449664963
Renata Soriano de Souza Tavares
Mestra em Letras pela Universidade Federal de Pernambuco-UFPE (2010), especialista em Literatura Brasileira pela Faculdade Frassinetti do Recife- FAFIRE (2006), graduada em licenciatura em Letras pela Faculdade Frassinetti do Recife- FAFIRE (2004). Atua na área de Letras, principalmente nos seguintes temas: Literatura Brasileira, Teoria da Literatura e Língua portuguesa
Currículo Lattes: http://lattes.cnpq.br/1748422629242249
Rosevanya Fortunato de Albuquerque
Mestrado em Educação, Culturas e Identidades pela Universidade Federal Rural de Pernambuco/Fundação Joaquim Nabuco (2017) e Especialização em Educação Integral, Cidadania e Inclusão Social pela Universidade Federal Rural de Pernambuco (2010) e em Jornalismo Cultural pela Universidade Católica de Pernambuco (2006). Possui graduação em Comunicação Social com habilitação em Jornalismo pela Universidade Católica de Pernambuco (2004) e em Gestão de Recursos Humanos pelo Centro Universitário Maurício de Nassau/UNINASSAU (em andamento). Tem experiência profissional nas áreas de Comunicação (mídias, educomunicação e assessoria) e de Educação, com ênfase em Política Educacional de Educação Integral. Como educadora, foi docente na Universidade Federal do Espírito Santo (UFES) e na Universidade Federal de São João del Rei (UFSJ-MG). Ainda tem experiência como professora de Educação Integral na Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE) e na Faculdade de Ciências Humanas de Olinda (FACHO). Como formadora, atuou no Programa Conexões de Saberes pelas Universidades Federal e Federal Rural de Pernambuco (UFPE e UFRPE). Possui experiência como pesquisadora de Organismos Internacionais, da Fundação Joaquim Nabuco (Fundaj) e da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE). Além disso, tem conhecimento em Facilitação para Grupos de Trabalho e em Comunicação Construtiva e Práticas Restaurativas nas Organizações.
Currículo Lattes: http://lattes.cnpq.br/4957752038196176
Suelany Christtiny Ribeiro Mascena
É doutora em Teoria da Literatura pela Universidade Federal de Pernambuco, mestre em Literatura e Cultura pela Universidade Federal da Paraíba e graduada em Letras- Inglês pela Fundação de Ensino Superior de Olinda( (FUNESO). Atualmente é Professora do curso de Letras da Faculdade de Ciências Humanas de Olinda(FACHO), PE. Tem experiência na área de Letras, com ênfase em Literaturas africanas em língua portuguesa, atuando nos seguintes temas: literatura infantojuvenil, memória, tradição, oralidade e estudos pós-coloniais. É autora do livro infantil " Os cachinhos de Cecília", é apaixonada por estórias e brincriações vocabulares que perpassam o imaginário brasileiro e o além-mar.
Currículo Lattes: http://lattes.cnpq.br/5194660366821010
Viviane da Silva Gomes
Doutoranda em Linguística pela Universidade Federa da Paraíba, Mestre em teoria Literária pela UFPE, especializada em Literatura Brasileira e Graduada em Letras pela UNICAP.
Currículo Lattes: http://lattes.cnpq.br/1856087403118257
Notícias
Comemoração ao Dia Internacional da Mulher
FACHO - 08/03/2017
Em comemoração ao Dia Internacional da Mulher a FACHO exibiu o documentário: O renascimento do parto, que discute o parto normal e o parto humanizado, mostrando a importância de ter conhecimento sobre o assunto que vai além de uma simples escolha. Após a exibição do documentário houve um debate com a participação das professoras Joelma Gomes, Mercia Melo, Flavia Lavra, Maria Ângela, Renata de Miranda, Norma Pinheiro, Ana Paula e a Diretora Geral Ana Cristina, no qual foram tiradas dúvidas sobre o tema. À noite houve uma palestra com o tema: Mulheres no mercado de trabalho e na política com a participação da Professora Sirlene Costa e da Deputada Estadual e Advogada Laura Gomes.