Cursos

- Letras

Informações Gerais

O curso de Letras na FACHO

A modalidade Licenciatura em Língua Portuguesa, Língua Inglesa e suas Respectivas Literaturas, capacita o profissional para docência no ensino básico, com o diferencial da dupla habilitação, que ocorre tanto na língua materna quanto numa estrangeira moderna, tornando o profissional oriundo deste curso um docente preparado para as exigências do ensino contemporâneo.

É possível ao licenciado em letras da Faculdade de Ciências Humanas de Olinda exercer atividades numa variada gama de atuação, como revisão, tradução, crítica literária, e, ainda, docência de língua inglesa em Cursos de Idiomas.

Com 60 vagas, a Licenciatura em Língua Portuguesa e Língua Inglesa com suas respectivas Literaturas funciona pela manhã, das 8h às 12h, e à noite, das 19h às 22h, de segunda a sexta, no terceiro andar do bloco A da FACHO, em salas climatizadas, com equipamentos audiovisuais e acesso à internet.

O quadro docente é formado por professores que valorizam o ser humano integralmente, respeitando-os como cidadãos e instruindo-os a terem pensamento crítico ante às demandas do quotidiano da educação brasileira.

História do curso

O Curso de Licenciatura em Letras da FACHO, em funcionamento desde 1973, tem como objetivo a formação de docentes de língua portuguesa, inglesa e suas respectivas literaturas. A instituição oferece ao docente em formação a possibilidade de aplicar as teorias vistas em sala de aula em estágio e pesquisa científica com o intuito de habilitar o profissional a ter uma visão crítica sobre seu campo teórico e prático.

Anualmente, como reforço à pesquisa, o Departamento de Letras da Facho promove dois eventos, O Ciclo de Estudos Linguísticos e Literários (CELL) e o Congresso Nacional do Ensino de Língua e Literatura (EELL – CONEL), que estimula os alunos de Letras de todo o Brasil a apresentarem trabalhos científicos e possibilita o contato com as atualizações da área.

Vagas e Turno

60 vagas anuais, sendo 30 (trinta) a cada semestre letivo.

O curso dura 8 semestres letivos.

Turno de Funcionamento:
Horário matutino: das 8h às 12h30
Horário noturno: das 19h às 22h

Laboratórios


O curso conta com um laboratório de informática que pode ser reversível, a partir de softwares específicos, para laboratório de línguas, de fonética, etc.

Coordenação do Curso


Coordenador: Professor Dr. Frederico José Machado da Silva

Fale com a coordenação do curso: coordenacaoletras@facho.br

Perfil de Egresso

Conheça o perfil do aluno egresso

O profissional que conclui o Curso de Letras nesta IES deverá estar qualificado para atuar:

Prioritariamente, nos níveis de ensino Fundamental e Médio, como professor de Língua Portuguesa e suas respectivas Literaturas e de Língua Inglesa e suas respectivas Literaturas;

Eventualmente, como: tradutor da Língua Inglesa; secretário executivo bilíngüe; redator em jornais; revisor oficial.

O profissional das letras, egresso desta IES, é absorvido pelo mercado principalmente como professor. Contudo, obtém no curso formação que lhe permite, também, a absorção pelo mercado de trabalho nas funções de tradutor-intérprete, redator, revisor e secretário, podendo atuar, eventualmente, em editoras, jornais, rádio e agências de publicidade.

PPC

Atenção

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Matriz Curricular

Confira

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Corpo Docente

Alexandre Furtado de Albuquerque Correa

Mestre e Doutor em Teoria da Literatura UFPE(2007), Especialização em Psicopedagogia (CEPAI/UNICAP-2016) e em Psicomotricidade Relacional (ÍCONE/CIAR- em andamento), Graduação em Psicologia (FAFIRE-em andamento) e Direito pela UFPE(1993). Atualmente é professor adjunto - Departamento Letras UPE Mata Norte e do PROFLETRAS Mata Norte. Leciona em cursos de Especialização em Linguística Aplicada, Literatura Brasileira e Inglesa, Cultura Pernambucana. Pesquisa com ênfase em Estudos Culturais, Literatura Comparada e Transculturação. É membro do GPL Recife (Gabinete Português de Leitura), do IAGHP (Institudo Arqueológico Geográfico e Histórico Pernambucano). Faz parte do PROFLETRAS Mata Norte. Atua como coordenador do ISF-NUCLI da UPE.


Currículo Lattes: http://lattes.cnpq.br/1533457979102646

Anelilde Maria de Lima Farias

Possui graduação em LETRAS pela Universidade Federal de Pernambuco (1988), especialização na área de linguística aplicada ao ensino da Língua Portuguesa pela FAFIRE (2005). Possui mestrado em Linguística pela Universidade Federal de Pernambuco (2011). Atualmente é professora do Colégio Visão, professora da FACHO (Faculdade de Ciências Humanas de Olinda) e aposentada da REDE ESTADUAL DE ENSINO.


Currículo Lattes: http://lattes.cnpq.br/2611446069382987

Angela Mendonça

Atualmente é professor assistente de Língua Inglesa, Didática da Língua Inglesa e Estágio Supervisionado de Língua inglesa da Faculdade de Ciências Humanas de Olinda (PE). Tem experiência nas áreas de Letras e Educação. Atua, também, em turmas de ensino fundamental e médio das redes municipal (Recife) e estadual (PE).


Currículo Lattes: http://lattes.cnpq.br/6988016988117730

Áurea Maria Costa Rocha

Doutora em Educação pelo Programa de Pós-Graduação de Educação da UFPE, na linha de pesquisa de Formação de Professores e Práticas Pedagógicas, possui mestrado em Formação de Professores pelo Programa de Pós-graduação em Educação da UFPE. Atualmente é Técnica de Assuntos Educacionais na Gerência de Políticas Educacionais do Ensino Médio na Secretária Executiva de Desenvolvimento da Educação do Estado de Pernambuco. Pesquisa em Docência Universitária, Saberes Docentes, Identidade e Profissionalidade Docente


Currículo Lattes: http://lattes.cnpq.br/3583616825908163

Cristiane Aparecida dos Santos Barbosa

Graduação em Enfermagem pela Universidade Federal de Pernambuco (2002). Mestre em Educação para formação de profissionais de Saúde pela Faculdade Pernambucana de Saúde - FPS. Atualmente, é enfermeira do Hospital Getúlio Vargas na função de coordenadora do programa de residencia em enfermagem do Hospital Getúlio Vargas, docente da Faculdade de Ciências Humanas de Olinda - FACHO .. Tem experiência na área de Enfermagem, com ênfase em Enfermagem.


Currículo Lattes: http:// http://lattes.cnpq.br/3391760661002538

Eraldo Batista

Graduado em Letras pela Faculdade Frassinetti do Recife (FAFIRE) e especialista em Linguística Aplicada ao Ensino da Língua Portuguesa (FAFIRE). É mestre em Linguística - Fonologia (UFPE) e doutor em Linguística - Fonética (UFPE).


Currículo Lattes: http://lattes.cnpq.br/9044599886734583

Felipe Gustavo Soares da Silva

Professor da Faculdade de ciências humanas de Olinda (FACHO).Doutorando em Filosofia pelo programa de doutorado integrado UFPE-UFPB-UFRN. Mestre em Filosofia pela UFPE, especialista em didática (FALC) e em educação, pobreza e desigualdade social (UFPE). Licenciado (UFPE) e Bacharel (UNICAP) em Filosofia.Tem interesse pelo estudo da Filosofia antiga e pelo estudo da ética do cuidado e suas aplicações. Participa do grupo de pesquisa Dynamis: A filosofia antiga e seus desdobramentos, com o estudo da língua grega e leitura das obras platônicas. Ademais interessa-se pelo debate em torno da formação humana e da educação que destaque o papel do sujeito educado.


Currículo Lattes: http://lattes.cnpq.br/4773768420852292

Frederico José Machado da Silva

Doutor em Letras pela Universidade Federal de Pernambuco (2015), atualmente é professor Titular e Coordenador do Curso de Letras da Faculdade de Ciências Humanas de Olinda (FACHO), professor colaborador do Mestrado Profissional em Letras (PROFLETRAS) da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE). Também atua como professor Colaborador da Pós-Graduação em Literatura Brasileira da Faculdade Frassinetti do Recife (FAFIRE). Possui graduação em Licenciatura Dupla em Letras Inglês Português pela Faculdade Frassinetti do Recife (2006) e mestrado em Letras pela Universidade Federal de Pernambuco (2009). Tem experiência na área de Letras, com ênfase em Teoria da Literatura, Literatura, Língua Portuguesa e literatura e ensino. Atua principalmente nos seguintes temas: teatro brasileiro do século XIX, romantismo brasileiro, cultura, realismo brasileiro, realismo mágico, e literatura latino-americana.


Currículo Lattes: http://lattes.cnpq.br/4677068057535979

Jesica Barbosa Dantas

É Mestre em Educação pela Universidade Federal de Pernambuco, possui Especialização em Gestão Educacional pela Universidade Católica de Pernambuco (2008), Graduação em Pedagogia pela Universidade Federal de Pernambuco (2006). Atuou como Gerente de Unidade de Educação Profissional em Vitória de Santo Antão pelo Senac-PE, como Gerente de Desenvolvimento de Produtos da Diretoria de Desenvolvimento Educacional do Senac-PE liderando as equipes técnicas de Projetos e Eixos Tecnológicos. Anteriormente integrou a equipe técnica como Analista de Educação Profissional nos eixos Tecnológicos Informação e Comunicação e Desenvolvimento Educacional e Social e a equipe de Projetos Especiais. Já atuou como professora dos anos iniciais com crianças e com jovens e adultos. Já atuou como Tutora Online em cursos de Graduação pela UFRPE e IFPE. Integrou a Equipe Técnica de Avaliação e Monitoramento do Programa Nacional de Inclusão de Jovens - PROJOVEM. Possui publicações na área de Educação, com ênfase em Educação Matemática, atuando principalmente nos seguintes temas: educação matemática, anos iniciais, formação de professores, sequência didática, alfabetização de jovens e adultos e língua portuguesa.


E-mail: http://lattes.cnpq.br/7055215560998905


Currículo Lattes: http://lattes.cnpq.br/7055215560998905

Joelma Gomes dos Santos

Doutora (2014) e Mestra (2009) em Letras, na área de concentração Teoria da Literatura, pela Universidade Federal de Pernambuco - UFPE. É Licenciada em Letras, com habilitação nas línguas portuguesa e inglesa (2006) e suas respectivas literaturas. Tem experiência como Docente no Ensino Superior, nos níveis de graduação e pós-graduação (Especialização). Desenvolve pesquisas cujos principais focos de interesse são Teoria da Literatura, O Discurso Literário, as Literaturas Africanas de língua portuguesa, Romance Angolano, Narrativas de ficção, a curta ficção de José Luandino Vieira, a poesia angolana e a construção da identidade nacional. É revisora dos conteúdos inéditos dos escritores da União dos Escritores Angolanos - UEA. É Pesquisadora Associada 1 do Instituto de Estudos da África - IEAF - UFPE. É membro fundadora da AFROLIC - Associação Internacional de Estudos Literários e Culturais Africanos. É membro do Conselho editorial e Editora das revistas acadêmicas da Faculdade de Ciências Humanas de Olinda - FACHO: Travessia e Com Texto. É Professora Titular da Disciplina Literaturas Africanas de Língua Portuguesa. Coordena o curso de Especialização em Língua Portuguesa e Ensino, na Faculdade de Ciências Humanas de Olinda - FACHO. A dissertação de mestrado de sua autoria, intitulada "O narratário: um estudo de seu papel na construção de 'João Vêncio: os seus amores', de José Luandino Vieira", foi publicada em 2009, sob o selo da União dos Escritores Angolanos - UEA, em Angola.


Currículo Lattes: http://lattes.cnpq.br/9883545124746376

José Valdenito Feijó de Melo

Possui graduação em Curso Superior de Teologia para Padre pelo Instituto de Teologia do Recife (1979), graduação em Licenciatura Plena em Psicologia pela Faculdade de Ciências Humanas de Olinda (1986) e graduação em Formação do Psicólogo pela Faculdade de Ciências Humanas de Olinda (1986). Atualmente é professor da Faculdade de Ciências Humanas de Olinda - FACHO, Diretor da Escola Professor Cândido Pessoa do Governo do Estado de Pernambuco. Tem experiência na área de Psicologia, com ênfase na pessoa Humana (adolescente e adulto) e em Educação. Outrossim grande experiência na área Religiosa. Acadêmico do Curso de Direito pela Faculdade de Olinda - FOCCA. Doutorando em Psicanálise na Educação e Saúde - Doutorado Livre pela UNIDERC/FUNESO.


Currículo Lattes: http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4462629A0

Maria de Fátima de Carvalho Falcão

Possui graduação em Bacharel em Direito pela Universidade Católica de Pernambuco (1975) e mestrado em Direito pela Universidade Federal de Pernambuco (1978). Atualmente é professor adjunto IV da Universidade Católica de Pernambuco, professora Titular da Focca - Faculdade de Olinda, professor assistente da Faculdade de Ciências Humanas de Olinda-FACHO. Tem experiência na área de Direito, com ênfase em Direito Processual Penal, Direito Penal e Direito Educacional atuando principalmente nos seguintes temas: violência, prova, aborto, anencefalia e crimes hediondos, Lei do Tóxico, Bullyng e na área de Sociologia aplicada à educação e à saúde


Currículo Lattes: http://lattes.cnpq.br/7551481533379081

Renata Soriano de Souza Tavares

Mestra em Letras pela Universidade Federal de Pernambuco-UFPE (2010), especialista em Literatura Brasileira pela Faculdade Frassinetti do Recife- FAFIRE (2006), graduada em licenciatura em Letras pela Faculdade Frassinetti do Recife- FAFIRE (2004). Atua na área de Letras, principalmente nos seguintes temas: Literatura Brasileira, Teoria da Literatura e Língua portuguesa


Currículo Lattes: http://lattes.cnpq.br/1748422629242249

Roberto José da Silva

Possui graduação em Psicologia pela Faculdade de Ciências Humanas Esuda (1985), graduação em licenciatura em Filosofia pela Universidade Federal de Pernambuco (1997) e mestrado em Filosofia pela Universidade Federal de Pernambuco (2002). Atualmente é Professor Assistente da Universidade de Pernambuco (UPE). Professor Assistente da Faculdade de Ciências Humanas (FACHO) e Professor Assistente da Universidade Salgado de Oliveira (UNIVERSO). Tem experiência na área de Filosofia, Ética, Educação e Psicologia com ênfase em FILOSOFIA GERAL, atuando principalmente nos seguintes temas: Filosofia, Ética, Psicologia e Educação.


Currículo Lattes: http://lattes.cnpq.br/2782356204470622

Suelany Christtiny Ribeiro Mascena

É doutora em Teoria da Literatura pela Universidade Federal de Pernambuco, mestre em Literatura e Cultura pela Universidade Federal da Paraíba e graduada em Letras- Inglês pela Fundação de Ensino Superior de Olinda( (FUNESO). Atualmente é Professora do curso de Letras da Faculdade de Ciências Humanas de Olinda(FACHO), PE. Tem experiência na área de Letras, com ênfase em Literaturas africanas em língua portuguesa, atuando nos seguintes temas: literatura infantojuvenil, memória, tradição, oralidade e estudos pós-coloniais. É autora do livro infantil " Os cachinhos de Cecília", é apaixonada por estórias e brincriações vocabulares que perpassam o imaginário brasileiro e o além-mar.


Currículo Lattes: http://lattes.cnpq.br/5194660366821010

Wesler Cavalcanti Silvério da Rocha

Graduado em Letras pela Faculdade de Filosofia do Recife (2004). Possui especialização em Linguística aplicada ao ensino de Língua Espanhola e em Leitura, Produção e Avaliação de Textos (UFPE). Atualmente é professor da Faculdades Integradas da Vitória de Santo Antão, Professor da Faculdade de Ciências Humanas de Olinda e Professor de Língua Inglesa do Colégio Militar do Recife. Tem experiência na área de Letras, com ênfase em Ensino de Línguas (Espanhol & Inglês) e em Leitura, Produção e avaliação de textos.


Currículo Lattes: http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4219888U5

Zirlana Menezes Teixeira

Possui graduação em Filosofia pela Universidade Católica de Pernambuco (2009), graduação em Formação de Psicologo pela Faculdade de Ciências Humanas de Olinda (1987), graduação em Lic Psicologia pela Faculdade de Ciências Humanas de Olinda (1986) e mestrado em Comunicação pela Universidade Federal de Pernambuco (2003). Atualmente é professor adjunto da Faculdade de Ciências Humanas de Olinda na orientação de trabalhos de conclusão de curso, supervisão de estágio em Psicologia Organizacional e docência das disciplinas Psicologia Organizacional, Fundamentos do Humanismo, Fenomenologia e Existencialismo e Fundamentos Filosóficos da Educação. É professora convidada dos cursos de pós-graduação em Gestão de Pessoas na Faculdade de Filosofia de Caruaru e pós-graduação em Psicologia Organizacional. Tem experiência na área de Psicologia, com ênfase em Psicologia do Trabalho e Organizacional, atuando principalmente nos seguintes temas: organização de trabalho, desenvolvimento humano, saúde mental, adoecimento no trabalho e andragogia.


Currículo Lattes: http://lattes.cnpq.br/1076648496006092

Eventos

Nossos Eventos

Notícias




I JORNIC da FACHO

FACHO - 17/04/2017

Desde hoje cedo (9h) a #Facho está sediando o I JORNIC, evento organizado pelo NEPE, núcleo que é coordenado pela Professora Dra. Sura Wanessa. O objetivo principal do Encontro é promover e incentivar a pesquisa e produção científica dos alunos dos diversos cursos da Facho. O evento irá acontecer até às 21h. #pesquisa #jornic

Revistas e Artigos




Crítica Literária: Conceito e Evolução

Cristina Botelho, Luciana Cavalcanti Ferreira - Travessia 2010

O presente artigo é o resultado de uma pesquisa bibliográfica, cuja finalidade é a discussão dos conceitos de crítica literária, sua evolução e as diversas abordagens críticas, desde o século XIX até o século XX. Trata-se de uma discussão que se propõe a esclarecer as semelhanças e divergências das diversas abordagens críticas, numa perspectiva evolutiva que vai de Sainte-Beuve a Bakhtin.

XI Encontro sobre o Ensino de Língua e Literatura

XI EELL - Revista

Estudos Constrativos dos Dialetos Baianos e Pernambucanos

Daniele dos Santos Lima - Travessia 2010

Este artigo analisa os dialetos baianos e pernambucanos. Apresentamos o resultado do estudo contrastivo dos dialetos baianos e pernambucanos, tomando como referência as cidades de Salvador e do Recife, a fim de auxiliar o trabalho com a variação diatópica em sala de aula. Para tal, tivemos como corpus os dicionários do Baianês e do Pernambuquês, de Nivaldo Lariú e Bertrando Bernardino, nos quais foram pesquisados os dialetos baianos e pernambucanos. Nessa etapa, o referencial teórico está baseado nos estudos de Mário Marroquim (2008), Ilari e Basso (2007), Maurizio Gnerre (1998), Ferreira e Cardoso (1994) além dos PCN. A metodologia usada para este trabalho está baseada em leituras de livros e artigos relacionados à variação diatópica, dialetologia, ocupação histórica das duas cidades estudadas (Salvador e Recife) representando os respectivos estados, além da análise dos dialetos e expressões populares encontrados nos dicionários do Baianês e do Pernambuquês.

A Inclusão pela Via da Leitura: Uma Proposta de Aprendizado aos Educandos Surdos

Viviane da Silva Gomes - Travessia 2010

Objetiva-se com este artigo destacar uma proposta para a ampliação da leitura interpretativa de textos poéticos pelos educandos surdos, do Ensino Fundamental, Médio e Graduação, em virtude da ausência de uma situação didática que permita a esses educandos a oportunidade de compreender o imaginário poético com suas imagens metaforizadas. Para o desenvolvimento desta pesquisa, recorremos à teoria do antropólogo francês Gilbert Durand.

Análise Crítica do Poema Manucure de Mário de Sá-Carneiro

Prof. Jurandir Ferreira Dias Júnior - Travessia 2009

Mário de Sá-Carneiro foi extremamente melancólico na maior parte da suas produções literárias. No extenso poema Manucure, que ora analisamos, Sá-Carneiro apresenta especificidades modernistas, apesar de ser um grande expoente do Simbolismo. Este trabalho elenca os resultados de nossa análise formal e conteudística do poema em toda sua extensão.

Escolas de Referências: Mudança de Paradigma na Educação

Viviane da Silva Gomes - Travessia 2009

Objetiva-se, com este artigo destacar a relevância da Escola de Referência em Ensino Médio para os educandos da rede estadual de ensino no Estado de Pernambuco. Para isso, registraram-se as dificuldades detectadas pelos órgãos públicos resultantes do baixo índice dos estudantes nas avaliações nacionais. No desenvolvimento, verificou-se a origem dos Centros Experimentais e a influência dos mesmos para a implantação das escolas de Referência, como também outros fatores desencadeadores da inclusão e da multiplicação desse modelo educacional, fundamentado na Tecnologia Empresarial Aplicada à Educação, explicitada pela professora Ivaneide Áurea de Amorim Pereira de Lima e pela Pedagogia da Presença e Protagonismo Juvenil, teorizados pelo autor Antônio Carlos Gomes da Costa.

A Poética, a Poesia, o Poema: Revendo e Discutindo Conceitos

Cristina Botelho - Travessia 2009

Em A poética, a poesia, o poema: revisando conceitos, discutem-se os diversos sentidos que os três termos assumem de acordo com as diferentes abordagens teóricas, desde A Poética de Aristóteles até à contemporaneidade. Trata-se de uma pesquisa bibliográfica, que permite perceber quão semelhantes e divergentes são os sentidos que essas palavras assumem nos diferentes contextos em que são usadas. Para isso, realizou-se uma leitura analítica dos principais autores que, em abordagens teóricas diferentes, buscaram discutir a semântica dos signos mencionados. Dentre as abordagens, destacaram-se a intuitiva de Benedetto Croce e de Emil Staiger, a dos formalistas russos, dos estruturalistas e semióticos, além dos pontos de vista de Alfredo Bosi, Octavio Paz e Janilto Andrade. Trata-se de um assunto aparentemente simples, mas que é de suma importância para se perceber os meandros dos fenômenos literários, uma vez que o uso dessa terminologia nem sempre ocorre com valor semântico determinado.

A Crítica Escrita: Uma Nova Abordagem da Literatura

Cristina Botelho - Travessia 2008

A crítica-escritura, abordagem teórica, motivo do presente artigo, refere-se principalmente à relação íntima que se estabelece entre o fazer literário e o fazer crítico. Este artigo versa sobre essa abordagem teórica da literatura, cujo princípio básico é a comprovação de uma corrente crítica que defende a fusão do discurso científico com o discurso artístico, isto é, parte do princípio de que criação literária e a crítica dessa criação convivem num mesmo discurso. Tomaram-se as teorias de Roland Barthes e de Leyla Perrone-Moisés como esteios para compreensão dessa nova visão da literatura.

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