Corpo Docente
Adilson de Castro Chaves
Possui graduação em Engenharia pela Universidade Federal de Pernambuco (1982), graduação em licenciatura em química pela Universidade Federal Rural de Pernambuco (1979), Especialização em metodologia do ensino superior pela fundação do ensino superior de Olinda, Especialização em ensino de química pela universidade estadual do ceará e Doutorado em Engenharia Química ( Biotecnologia) pela Universidade Técnica de Lisboa (2000). Atualmente é Professor da Faculdade de Ciências Humanas de Olinda(FACHO) com as disciplinas de Matemática Financeira e Gestão Financeira. Professor adjunto da Universidade de Pernambuco(UPE) com as disciplinas de Bioquímica, Microbiologia, Biossegurança e Biofísica. Avaliador de curso e institucional do INEP / MEC e Professor do banco de dados do INEP para elaboração das questões do ENADE. Possui vivência em coordenação de Concursos Públicos atuando como coordenador Pedagógico da SISMETA. É membro do Instituto Brasileiro de Desenvolvimento Sustentável (SUSTENTE). Tem experiência na área de Biotecnologia, com ênfase em Bioquímica, Biofísica, Microbiologia, Biossegurança, Matemática, Metodologia Científica, Metodologia da Pesquisa e Seminários de Monografia. Atuando principalmente nos seguintes temas: Schistosoma mansoni, Purificação de Proteínas de interesse Imunológico, Ecologia de Sistemas Marinhos, Proteínas Recombinantes e em Educação no Ensino de: Química, Bioquímica, Matemática Básica, Matemática Financeira, Estatística, Administração Financeira, Biofísica, Microbiologia, Ecologia, Metodologia da Pesquisa, Metodologia Científica e Orientação de trabalho Científico.
Currículo Lattes: http:// http://lattes.cnpq.br/8843413391780278
Artur George de Andrade Pereira
Possui graduação (2003) e mestrado em Administração (2008) pela Universidade Federal de Pernambuco (UFPE) . Tem experiência docência universitária, em várias disciplinas de cursos técnicos, de graduação e pós-graduação (tanto em formato presencial, como à distância, nos cursos de: Administração, Hotelaria, Turismo, Bacharelado em Sistema de Informações, Administração Pública, Ciências Contábeis e Marketing; em renomadas Instituições de Ensino Superior do Estado de Pernambuco: UFPE, UPE, UFRPE, IFPE, FACHO,FADEPE, Joaquim Nabuco, Maurício de Nassau, Esuda, FAESC, FAJOLCA, FACIG e Faculdade Santa Catarina (FASC). Tem interesse de pesquisar os seguintes temas: Comunicação Empresarial, Processo Decisório, Gestão de Pessoas e Análise Organizacional.
Currículo Lattes: http://lattes.cnpq.br/8086484765518851
Francisco Valério Alves Filho
Graduado em Direito e Relações Públicas. Atualmente é Professor de Ensino de Graduação e Pós Graduação. Cursos de Extensão Doutorando em Direito pela Universidad del Museo Social Argentino - Buenos Aires - Argentina. Mestre em Políticas Públicas pela UFPE. Especialista Público Disciplinas : Direito Constitucional, Ambiental, Previdenciário, Empresarial e afins Contato: Fone / WhatsApp 81.992782542 email: fvaf@hotmail.com
Currículo Lattes: http://lattes.cnpq.br/5867822941885322
Ghena Catarina Carneiro do Valle
Possui graduação em Administração - Faculdades Integradas do Tapajós (1995) e mestrado em Administração e Desenvolvimento Rural pela Universidade Federal Rural de Pernambuco (2016). Atualmente é professora da Faculdade de Ciências Humanas de olinda, professora especialista da Faculdade Estácio do Recife e professora especialista da Faculdade Santa Catarina. Tem experiência na área de Administração, com ênfase em Administração
Currículo Lattes: http://lattes.cnpq.br/5904648839714471
Gilberto Guimarães de Farias
Possuo graduação em Ciências Contábeis e Especialização em Controladoria pela Universidade Federal de Pernambuco, Mestrado Profissionalizante em Educação pela FACNORTE. Atuei como professor nas seguintes instituições: Universidade Católica (14 anos), Faculdade Boa Viagem (8 anos), Faculade Joaquim Nabuco (8 anos), Faculdades Integradas de Pernambuco (1 ano). Atualmente sou professor assistente do Instituto Pernambucano de Ensino Superior IPESU (17 anos) e da Faculdade de Ciências Humanas de Olinda FACHO (5 anos). Alem de ter experiência na área de contabilidade (ensino e prática), tenho experiência na área de Administração, com ênfase em Logística e Suprimento. Tive oportunidade de ministrar as disciplinas: Contabilidade Geral, Contabilidade de Custos, Contabilidade Empresarial, Análise Contábil, Teoria da Contabilidade, Administração Financeira e Orçamentária. ocupei os cargos de Coordenador Administrativo e Financeiro da Minérios de Pernambuco S/A (Recife-PE); Analista Contábil Sênior e Supervisor de Suprimento inclusive coordenando operações portuárias nos portos do Recife, São Luiz (MA) e Vitória (ES), pelo Grupo Gerdau (Recife-PE); Chefe da Logística na Companhia Industrial da Paraíba S/A-CIPASA (Votorantim); Gerente Financeiro e Administrativo na Indústria Metalúrgica ITGN (Jaboatão dos Guarrapes-PE).
Currículo Lattes: http:// http://lattes.cnpq.br/5067183056067378
Humberto Caetano Cardoso da Silva
Possui graduação em Engenharia Civil pela Universidade Federal de Pernambuco (1999), Especialização em Computação com ênfase em Banco de Dados (2011), Mestrado em Gestão Empresarial pela Faculdade Boa Viagem - FBV/DeVry, aluno de Doutorado em Administração pelo PROPAD/UFPE. Atualmente é Diretor Técnico da Alliance3. Tem experiência na área de Ciência da Computação, com ênfase em segurança e governança de TI. Profissional certificado LPIC-1 (Linux Professional Institute), LPIC-2 (Linux Professional Institute), ITIL Foundation, ISO 27002 Foundation e COBIT 4.1 Foundation.
Currículo Lattes: http://lattes.cnpq.br/4594928852071554
Itamar Bezerra de Souza Filho
Mestre em Administração pela UFPE, especialista Gestão Empresarial, com mais de vinte e oito anos de experiência profissional na área de Tecnologia da Informação e Gestão, em empresas nos segmentos da indústria, comércio e serviços. Gerente de TI, Coordenador do Curso de Administração e Professor da graduação e pós-graduação da Faculdade de Ciências Humanas de Olinda - FACHO. Forte atuação em gerenciamento de projetos de infraestrutura, implantação e administração de sistemas de gestão empresarial (ERP, WMS, PCP, BI e CRM), telecomunicações, liderança de equipes, gestão de contratos e redução dos custos operacionais utilizando as melhores práticas dos frameworks PMBOK, COBIT, BPM e ITIL. Consultor em gestão estratégica e tecnologia da informação na IOTB - Gestão & Tecnologia.
Currículo Lattes: http://lattes.cnpq.br/8740482567984691
Jananda da Silva Pinto
Doutora em Administração pela Universidade Federal de Pernambuco (2018) com mestrado e graduação na mesma instituição. Pesquisadora nas áreas de Gestão e de Tecnologia da Informação com aprofundamento nos temas resiliência organizacional, gestão de processos de negócio, processos colaborativos, gestão de projetos, governança de TI e inovação. Possui experiência no desenvolvimento de pesquisa utilizando métodos do design etnográfico para estudar estilos de interação e user experience (UX). Também atua na área de gestão de processos de negócio com expertise em estruturação, modelagem e análise de processos.
Currículo Lattes: http://lattes.cnpq.br/5849424499620109
José Iranildo Barbosa Sales da Silva
Doutorando em Engenharia da Produção pela Universidade Federal de Pernambuco. Mestre em Engenharia da Produção pela Universidade Federal de Pernambuco Administrador de Empresas pela Universidade de Pernambuco. Gerente de Recursos Hídricos na Universidade Federal de Pernambuco. Professor na Faculdade de Ciências Humanas de Olinda. Professor na Faculdade de Olinda Tutor Virtual na Universidade Federal Rural de Pernamuco. Pesquisador na área de teoria dos jogos.
Currículo Lattes: http://lattes.cnpq.br/5477418180973848
José Valdenito Feijó de Melo
Possui graduação em Curso Superior de Teologia para Padre pelo Instituto de Teologia do Recife (1979), graduação em Licenciatura Plena em Psicologia pela Faculdade de Ciências Humanas de Olinda (1986) e graduação em Formação do Psicólogo pela Faculdade de Ciências Humanas de Olinda (1986). Atualmente é professor da Faculdade de Ciências Humanas de Olinda - FACHO, Diretor da Escola Professor Cândido Pessoa do Governo do Estado de Pernambuco. Tem experiência na área de Psicologia, com ênfase na pessoa Humana (adolescente e adulto) e em Educação. Outrossim grande experiência na área Religiosa. Acadêmico do Curso de Direito pela Faculdade de Olinda - FOCCA. Doutorando em Psicanálise na Educação e Saúde - Doutorado Livre pela UNIDERC/FUNESO.
Currículo Lattes: http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4462629A0
Luciano Borges de Souza
Doutor e mestre em Antropologia pela UFPE, especialista em docência do ensino superior, graduado em História, atua como Professor na FACHO e no Núcleo da EaD da UFRPE e como Coordenador geral dos museus de Olinda, dirigindo o Museu do Mamulengo. É autor do livro Carnaval do Recife: Um reinado de três dias, publicado pela editora Livro Rápido em 2009 e reeditado pela Bagaço em 2013. Artesão em Crochê reconhecido pelo PAB.
Currículo Lattes: http://lattes.cnpq.br/9060690061824728
Maria Mirtes Magalhães Viturino
Mestra em Psicologia Clínica pela Universidade Católica de Pernambuco. Linha de Pesquisa: Família, Gênero e Interação Social. Pesquisa intitulada: "A Função do Avô na Família Monoparental Feminina". Aluna Especial do Doutorado em Educação da Universidade Federal de Pernambuco na disciplina Pesquisa em Política Educacional Planejamento e Gestão da Educação; Especialista em Turismo pela Estácio de Sá - FIR. Especialista em Gestão Escolar e Coordenação Pedagógica pela Faculdade de Ciências Humanas de Olinda - FACHO. Psicóloga Clínica pela Faculdade de Ciências Humanas de Olinda - FACHO e Licenciatura em Letras - Português e Inglês pela Universidade Federal de Pernambuco. Docente das disciplinas: Gestão de Pessoas; Psicologia Aplicada à Administração; Coaching e Liderança no Curso de Administração. Disciplina: Psicologia da Aprendizagem no Curso de Pedagogia; Disciplinas: Teoria e Técnica de Intervenções Breves; Processos Psicológicos Básicos; História da Psicologia; Psicologia Evolutiva; Ética e Relações Humanas: Cuidando do Cuidador no Curso de Psicologia na Faculdade de Ciências Humanas de Olinda - FACHO. Docente no Curso de Pós-Graduação em Psicopedagogia Clínica e Institucional da Faculdade Esuda. Atuação como Coach Emocional e de Carreira, formada pelo Instituto Augusto Cury. Hipnoterapeuta Clínica pelo Instituto Antônio Costa de Hipnoterapia Clínica. Palestrante e Consultora na área de desenvolvimento de pessoas na Académie Accor - Universidade de Serviços, ministrando treinamento nos hotéis Gran Mercure, Mercure, Novotel e Ibis. Experiência como Docente no Senac, Sebrae e Faculdade de Ciências Humanas de Olinda - FACHO no Curso de Turismo, lecionando a disciplina Meios de Hospedagem. Trabalhou na Seleção da Equipe do Hotel Ibis Recife Aeroporto. Experiência na área de Administração como Gerente Geral na Gestão de Empreendimentos Hoteleiros, com ênfase na Gestão de Pessoas, Reservas, Recepção, Governança, Alimentos & Bebidas e Eventos. Psicóloga Clínica. Orientação Profissional de Jovens e Reorientação de Carreiras de Adultos. Experiência na gestão de Pet Shop responsável pela implantação da cultura e clima organizacional, implantação do desenho, análise e descrição de cargos; budget; cultura organizacional; identidade da marca; relacionamento com clientes; relacionamento com parceiros; plano de marketing.
Currículo Lattes: http:// http://lattes.cnpq.br/1424651619907261
Otavio Wesley Cavalcanti Faustino
Engenheiro Civil, pelo Instituto Federal de Pernambuco - IFPE/UFPE, Graduado em Ciências Contábeis pela Universidade Federal de Pernambuco - UFPE, e Mestre em Meio Ambiente, pela Universidade de Pernambuco - UPE.
Currículo Lattes: http://lattes.cnpq.br/9330870812833841
Priscila Barbosa Dantas
Mestrado acadêmico em Ciências Contábeis pela Universidade Federal de Pernambuco (2013), Especialização em Planejamento Tributário (2010) e Graduação em Ciências Contábeis (2007) também pela Universidade Federal de Pernambuco . Atualmente é Coordenadora do Curso de Ciências Contábeis da Faculdade de Ciências Humanas de Olinda - FACHO e Gerente de Gestão Fiscal na Companhia Pernambucana de Saneamento - COMPESA. Leciona também na Faculdades de Ciências Contábeis do Recife - FACCOR e professora convidada da pós graduação da UFPE, FAFIRE e FACIG. É secretária na Câmera Técnica de Contabilidade e Finanças da Associação das Empresas de Saneamento Básico Estaduais (AESBE).
Currículo Lattes: http://lattes.cnpq.br/7605702360556163
Priscila Maria Lapa
Doutora em Ciência Política pela Universidade Federal de Pernambuco (2016), possui graduação em Comunicação Social (Jornalismo) pela Universidade Federal de Pernambuco (2002) e mestrado em Ciência Política pela mesma universidade (2007). Professora na Faculdade de Ciências Humanas de Olinda (FACHO) e Analista Técnica no SEBRAE-PE, atuando na Unidade de Políticas Públicas. Tem experiência como coordenadora de curso de graduação e no ensino superior nos cursos de Direito, Administração, Ciências Contábeis e Comunicação Social . Na Pós-Graduação, já lecionou disciplinas como Metodologia da Ciência; Marketing e Políticas Públicas. Tem experiência na área de Ciência Política, atuando principalmente nos seguintes temas: Eleições; Municípios; Processo Legislativo; Políticas Públicas.
Currículo Lattes: http://lattes.cnpq.br/1215329622937349
Rafael Sampaio Octaviano de Souza
Possui graduação em Ciências Biológicas - Bacharelado pela Universidade Federal de Pernambuco (2002), mestrado em Ciências Biológicas (Botânica) pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (2010), doutorado em História das Ciências e das Técnicas e Epistemologia.
Raphael Moreira dos Santos
Mestre pelo Programa de Pós-Graduação em Administração pela UFPE (PROPAD) da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE). Possui MBA em gestão de negócios e pós-graduação em gestão de equipes pela UNICAP - Universidade Católica de Pernambuco. Pesquisador integrante de equipe do projeto Compreensão de Significados Culturais do Trabalho dos Atores Inseridos em Espaços de Coworking (Propad UFPE). Atua como consultor nas áreas de gestão empresarial e gestão da inovação, além de professor em cursos de graduação e pós-graduação.
Currículo Lattes: http://lattes.cnpq.br/6234983860163009
Renata Porto Chaves
Possui graduação em Administração de Empresas pela Universidade Católica de Pernambuco (2008) e mestrado em Administração e Desenvolvimento Rural pela Universidade Federal Rural de Pernambuco (2011). Atualmente é professora do Centro Universitário Maurício de Nassau, professora executora do ensino a distância. do GRUPO SER EDUCACIONAL, professora da Faculdade de Ciências Humanas de Olinda e responsável técnica - INSTITUIÇÃO SUSTENTE. Tem experiência na área de Administração, com ênfase em Administração de Empresas, atuando principalmente nos seguintes temas: mensuração de desempenho, gestão agroindustrial, supply chain performance, performance measurement e cadeias de suprimento.
Currículo Lattes: http://lattes.cnpq.br/4456041005733343
Renata Soriano de Souza Tavares
Mestra em Letras pela Universidade Federal de Pernambuco-UFPE (2010), especialista em Literatura Brasileira pela Faculdade Frassinetti do Recife- FAFIRE (2006), graduada em licenciatura em Letras pela Faculdade Frassinetti do Recife- FAFIRE (2004). Atua na área de Letras, principalmente nos seguintes temas: Literatura Brasileira, Teoria da Literatura e Língua portuguesa
Currículo Lattes: http://lattes.cnpq.br/1748422629242249
Roberto José da Silva
Possui graduação em Psicologia pela Faculdade de Ciências Humanas Esuda (1985), graduação em licenciatura em Filosofia pela Universidade Federal de Pernambuco (1997) e mestrado em Filosofia pela Universidade Federal de Pernambuco (2002). Atualmente é Professor Assistente da Universidade de Pernambuco (UPE). Professor Assistente da Faculdade de Ciências Humanas (FACHO) e Professor Assistente da Universidade Salgado de Oliveira (UNIVERSO). Tem experiência na área de Filosofia, Ética, Educação e Psicologia com ênfase em FILOSOFIA GERAL, atuando principalmente nos seguintes temas: Filosofia, Ética, Psicologia e Educação.
Currículo Lattes: http://lattes.cnpq.br/2782356204470622
Suenya Talita de Almeida
Possui bacharelado Em Direito pela Universidade Católica de Pernambuco (2007) e mestrado (2009) e doutorado (2013) em Direito pela Universidade Federal de Pernambuco. Foi professora substituta da UFPE - Universidade Federal de Pernambuco. Atualmente é professora convidada do Instituto Brasileiro de Estudos (IBEST), Focca - Faculdade de Olinda, atuando principalmente nos seguintes temas: deliquência juvenil, controle social, poder, direitos humanos e conflito. Leciona Direito Administrativo e Direito Tributário na Faculdade de Ciências Humanas de Olinda (FACHO).
Currículo Lattes: http://lattes.cnpq.br/3713037670371367
Notícias
MEI ou SuperSimples: qual regime é mais indicado para o seu negócio?
UOL - 01/10/2015
Entenda as principais diferenças entre o MEI e o Simples Nacional e saiba qual deles é ideal para o seu negócio
Para quem quer começar um pequeno ou regularizar a situação do seu negócio, dois regimes tributários para pessoa jurídica são apontados corriqueiramente como as principais portas de entrada para a atividade empresarial: o MEI (Micro Empreendedor Individual) e o SuperSimples, sistema simplificado para micro e pequenas empresas.
Eleger o mais indicado para o ritmo financeiro de uma empresa depende das características de cada negócio. O segredo para identificar qual seria o mais vantajoso em cada caso é montar um plano de negócio consolidando perspectivas e, sobretudo, avaliar três elementos importantes: a previsão para a receita bruta, a quantidade de funcionários e de sócios, conforme aponta Silvo Vucinic, consultor do Sebrae-SP (Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas de São Paulo).
MEI
“Se for o caso de um empresário individual que receba até R$ 60 mil, o MEI é uma ótima opção. É a porta de entrada para a atividade empresarial formalizada, com registro grátis e que pode ser feito de uma maneira muito simples pela internet”, aponta o consultor.
De acordo com o Portal do Empreendedor, plataforma do governo na internet, onde o registro pode ser realizado, o Microempreendedor Individual é a pessoa que trabalha por conta própria e que se legaliza como pequeno empresário. Para ser um MEI, é necessário faturar R$ 5.000 por mês (ou R$ 60 mil) por ano, não ter participação em outra empresa como sócio ou titular e checar se a atividade desenvolvida está dentro das permitidas pelo programa.
Entre as vantagens deste regime, Silvio Vucinic destaca a facilidade para a adesão e o custo muito reduzido para o enquadramento, já que o registro é gratuito e há uma série de isenções fiscais, além de não ser necessário contratar os serviços de um profissional de contabilidade – o que nos demais casos do SuperSimples é obrigatório. “O MEI paga um valor fixo por mês bastante reduzido, que é basicamente o ISS e ICMS mais uma contribuição com a própria previdência”, frisa.
Segundo a legislação vigente, o MEI é, na verdade, enquadrado no Simples Nacional, mas fica isento de uma série de tributos federais (Imposto de Renda, PIS, Cofins, IPI e CSLL). Assim, o microempreendedor paga apenas o valor fixo mensal de R$ 40,40, no caso de comércio ou indústria; R$ 44,40 para prestação de serviços ou R$ 45,40 no caso de comércio e serviços.
Vantagens e limites
Com as contribuições junto a previdência pelo MEI, o empresário individual tem acesso a benefícios como auxílio-maternidade, auxílio-doença, aposentadoria, entre outros. Além disso, a formalização no CNPJ (Cadastro Nacional de Pessoas Jurídicas) facilita a abertura de conta bancária, concessão de empréstimos e a emissão de notas fiscais.
O microempreendedor também pode ter um empregado contratado.
Apesar das vantagens, o enquadramento tem uma série de limitações: a empresa não pode ter sócios, ter participação em outra empresa e nem estourar a receita bruta anual de R$ 60 mil.
“Se no plano de negócio já há uma previsão de receita bruta maior ou se o negócio já está funcionando e a receita é maior, não é o caso do MEI. Além disso, o empresário individual precisa ponderar no seu planejamento que não poderá ter sócio, nem mais de um funcionário, nem mesmo abrir uma filial”, diz o consultor do Sebrae.
Nesses casos, segundo ele, o SuperSimples talvez seja uma alternativa melhor, aponta o especialista.
Simples Nacional
O Simples Nacional, também conhecido como Supersimples, é um regime compartilhado de tributação aplicável às micro empresas, aquelas com receita bruta até R$ 360 mil por ano, e empresas de pequeno porte, com faturamento entre R$ 360 mil e R$ 3,6 milhões.
O programa unifica o pagamento de oito tributos cobrados pela União, Estados e Municípios das micro e pequenas empresas.
“O Simples Nacional é um sistema unificado, em que o empresário paga vários impostos juntos, numa única vez e, muitas vezes, com isenções ou reduções. Nesse caso, o empreendedor pode ter sócios e participar de outras empresas. Além disso, quase não tem restrição de atividades que podem ser enquadradas nesse regime - o critério do limite para a receita é praticamente o único. Mas, é preciso ter contabilidade”, conta Vucinic.
Diferente do MEI, a tributação, nesse caso, varia de acordo com a atividade desenvolvida e a receita obtida com o negócio.
É necessário verificar a faixa de receita bruta da empresa nos últimos 12 meses para saber o percentual que deverá ser pago de impostos, utilizando a tabela do Simples Nacional, com diferentes alíquotas para a indústria, comércio e serviços que geralmente vão de 6% a 22% do faturamento em média.
O especialista avalia que na maioria dos casos o Simples aparece como mais vantajoso para empresas com receita entre R$ 60 mil e R$ 3,6 milhões, mas alerta que é importante conhecer outras opções e avaliar em cada caso.
“Vale notar que o imposto no Simples incide na receita e não no lucro. Dependendo das despesas, por exemplo, vale ver se compensa outros modelos de tributação sobre o lucro.”
O consultor orienta o empreendedor a procurar um contador ou do sistema Sebrae pode ser um bom caminho para montar o plano de negócios e escolher o regime de tributação compatível mais vantajoso para sua atividade.